Mensagem de Pessach – A Festa da Liberdade

SAIAMOS DOS TERRITÓRIOS, VOLTEMOS PARA NÓS

Mensagem de Pessach – A Festa da Liberdade


Em 27 de março, celebramos a primeira noite de nossa antiga festa de libertação nacional. A cada ano, recordamos a história do Êxodo, para nos relembrar que, uma vez,  fomos escravos. Esta, no coração de nossa religião e de nossa identidade nacional é a mensagem da Liberdade. Este episódio tem sido, através da História uma inspiração para todos os povos oprimidos e escravizados. É uma trágica ironia que possamos estar agora na posição de ocupantes e opressores.

Condenamos o uso do terrorismo pelos grupos extremistas palestinos. Entretanto, este terror não pode nos cegar para os fatos mais profundos provocados pela ocupação israelense e pelo presente comportamento nos territórios palestinos. É pelo reconhecimento destes fatos, que vozes se tem levantado em Israel para assinalar que os fundamentos morais do Estado Judeus estão sendo destruídos pela ocupação.


 “Se desejamos algum futuro, precisamos reconhecer o fato de que a ocupação mina e corrompe as fundações de Israel como Estado e como Sociedade. Devemos levar a ocupação a um fim e retornar a negociações, para salvar o Estado. Este é o imperativo do momento, caso queiramos acabar com a guerra e voltar a nós mesmos.”




O PAZ AGORA pede ao governo israelense que :

a)       anuncie sua intenção de terminar a ocupação.

b)       declare seu desejo de conduzir negociações com os palestinos.

c)        tome certos passos unilaterais imediatamente, incluindo o desmantelamento dos assentamentos em Gaza e no coração da população palestina da Cisjordânia.


A traição, pelo governo israelense, das fundações morais do Estado Judeu afeta todo o povo judeu. Quando suprimimos as aspirações do povo palestino por justiça, paz, liberdade, dignidade, equidade e auto-determinação, estamos renegando nossas próprias auto-imagem e herança como Nação. Para salvar tanto o Estado Judeu como o espírito do Povo Judeu, temos todos o dever de nos manifestar contra a ocupação.

Nós, judeus que vivemos no Reino Unido, endossamos o chamado PAZ AGORA e da Coalizão da Paz ao governo israelense, para tomar os passos iniciais acima enunciados.

Declaramos, também, nosso apoio àqueles em Israel que se mantém leais ao verdadeiro significado do Estado Judeu e do Povo Judeu. E que estão reafirmando a antiga mensagem de Pessach.


Publicado no Jewish Chronicle, Londres, em 29/3/2002 pelo  Peace Now UK – Amigos do Paz Agora no Reino Unido

Comentários estão fechados.