Jordânia aos EUA: Apóiem um Estado Palestino

629yb

AMÃ, 11 de abril: O Rei Abdulah da Jordânia enviou no domingo uma mensagem ao presidente George W. Bush instando a ele que trabalhe por uma “resolução do Conselho de Segurança da ONU” que endosse sua visão para o estabelecimento de um estado independente palestino ao lado de Israel, conforme declaração oficial.

O monarca reafirmou o ponto de vista de seu país com relação a retirada unilateral da Faixa de Gaza, planejada por Israel, dizendo que tal retirada “deve ser parte do roadmap, e não um substituto para este”.

O rei expressou preocupações na semana passada, de que o “plano de desligamento” do primeiro-ministro Ariel Sharon na Faixa de Gaza pudesse ser “uma mera tática para transferir colonos daquele território para a Cisjordânia”.

O roadmap, que foi preparado pelo “Quarteto” (E.U., União Européia, Rússia e ONU) há 15 meses, objetiva entre outras coisas a criação de um estado palestino antes do final de 2005.

Os jordanianos também temem que o muro de separação, em construção por Israel dentro dos territórios palestinos, possa virtualmente excluir a criação de um estado palestino e provoque uma nova onda de emigração palestina para a Jordânia, desestabilizando a segurança nacional do reino.

O plano de retirada israelense de Gaza e a controversa cerca de separação deverão ser os principais temas das conversas do Rei Abdulah com o presidente americano durante a visita do monarca aos E.U., a segunda em seis meses. “O rei também expressou esperança, em sua carta ao presidente Bush, de que a comunidade internacional crie um plano para oferecer todo tipo de auxílio aos palestinos para ajuda-loa na reconstrução de suas instituições”, segundo declarações oficiais.


[ fonte: http://Dawn.com – 12/04/04  – traduzido pela Lista PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.