PAZ AGORA – HOJE !

Os defensores da paz em Israel não seremos silenciados!

Nós, defensores da paz em Israel, não seremos silenciados!

O movimento PAZ AGORA [ SHALOM ACHSHAV ] foi fundado há 40 anos em Israel.

348 oficiais de reerva assinaram uma carta aberta, instando o então primeiro-ministro Begin a preferir a paz em vez da Grande Terra de Israel; a preferir a vida humana em lugar da terra.

Este importante movimento tem um lugar aquecido no meu coração. Quando jovem, fui a manifestações do PAZ AGORA nos anos ’80. Na década seguinte, ocupei sua Secretaria Geral por seis anos.

Logo após seu nascimento, o movimento levou às ruas dezenas de milhares de ativistas pela paz, que não deixaram de atuar até a assinatura o acordo de paz com o Egito.

As manifestações voltaram às ruas em 1982 para deter a guerra “sem escolha” no Líbano.

PAZ AGORA

PAZ AGORA

Voltaram após a primeira intifada para demandar Dois Estados – Israel e Palestina. Bradaram em bom som na grande manifestação de 1998: “Bibi vá para casa”.

O custo em sangue do conflito é grande demais e muita gente caiu na batalha pela paz. Incluindo o ativista Emil Grunzweig, assassinado por uma granada lançada sobre manifestantes do PAZ AGORA em Jerusalém, durante uma passeata que se seguiu aos eventos de Sabra e Shatila.

Devemos muito àqueles 348 oficiais e a todos ativistas do PAZ AGORA ao longo de todos esses anos.

Em 2018, o PAZ AGORA continua seu trabalho vital e importante, em encontros por todo o país, em manifestações e em excursões para a Cisjordânia, de forma a manter a consciência de que a Solução de Dois Estados é a solução para o conflito israelense-palestino.

Ainda hoje, mais do que nunca, a PAZ é preferível do que o Grande Israel propagado pelos ultranacionalistas.

MOSSI RAZ

 

Mossi Raz é dirigente da The World Union of Meretz.

 

[ traduzido por Moisés Storch , coordenador do Brazilian Friends of PEACE NOW – Amigos Brasileiros do PAZ AGORA em 05|03|2018 ]

 

Comentários estão fechados.