PAZ AGORA – A Paz falsa de Trump e a Verdadeira Paz

COMUNICADO PAZ AGORA

A Paz Falsa de Trump e a Verdadeira Paz

PN - TRILING

PAZ AGORA

Logo haverá uma torrente de comentários sobre a #FalsaPaz do governo Trump.

Da experiência passada já sabemos que existem princípios claros, baseados nos limites [red lines] das partes para um acordo político que resolva o conflito israelense-palestino.

Como saberemos se o Plano Trump é uma proposta genuína e não um truque eleitoreiro que apenas minará a região e deteriorará a situação de segurança?

Porque não existe acordo de paz sem:

1-Negociações Bilaterais

  1. Negociações Bilaterais

Um acordo que garanta o futuro e a segurança de Israel, dos palestinos e de toda região só poderá ser alcançado através de um processo de negociação direta e acordo entre ambas as partes – Israel e Palestina.

 

 

 

 

 

Fronteiras Defensáveis 2- Fronteiras viáveis e defensáveis:

Estabelecimento de um Estado Palestino baseado nas fronteiras anteriores à Guerra de 1967, com pequenas trocas de terras e uma passagem segura entre a Faixa de Gaza e a Cisjordânia.

Israel terá uma fronteira permanente e segura e executará uma retirada coordenada da  Cisjordânia após ter recebido garantias de de segurança firmadas e um papel no monitoramento continuado de segurança.

 

Jerusalém - Capital de 2 Estados

  1. Duas Capitais para Dois Povos em Jerusalém:

Ambos os povos, judeus e palestinos, têm aspirações nacionais e religiosas em Jerusalém. Com a correta coordenação e tecnologia, ambas as nações podem gozar de capitais em Jerusalém, sem uma divisão da cidade como o muro de Berlim.

 

 

 

 

Solução Acordada para Refugiados

  1. Uma solução acordada para a questão dos Refugiados Palestinos:

O tema dos refugiados palestinos só será resolvido por um acordo entre Israel e os palestinos. Refugiados e seus descendentes poderá voltar pa um novo Estado da Palestina estabelecido na Cisjordânia e Faixa de Gaza, entre um conjunto de outras opções incluindo um montante negociado (pequeno) a ser absorvido por Israel.

Só um acordo que incorpore todas estas condições básicas trará um autêntico fim do conflito e atenderá às mútuas aspirações das partes, a segurança de Israel e a estabilidade da região.

[ tradução e apoio do PAZ AGORA|BR – www.pazagora.org ]

Comentários estão fechados.