28|5 – 5ªf | ISRAEL e JORDÂNIA – PAZ ou ANEXAÇÃO?

> Assista à íntegra da entrevista do primeiro Embaixador da Jordânia em 26|05|2020 ao J Street.

ISRAEL e JORDÂNIA - PAZ ou ANEXAÇÃO?

ISRAEL e JORDÂNIA – PAZ ou ANEXAÇÃO?

> Ao final, cerimônia de assinatura o Tratado de Paz em 1994

Enquanto o novo governo de Israel ameaça anexar unilateralmente o Vale do Jordão e outras partes da Cisjordânia no 1º de julho, o Rei Abdullah II da Jordânia adverte que tal ato “levará a um conflito massivo com a Jordânia”.

O Tratado de Israel com a Jordânia, já com 25 anos, tem sido um tremendo ganho para a segurança de Israel, permitindo a cooperação de segurança entre os dois países, que essencialmente transformou a Jordânia num buffer de segurança, protegendo Israel de ameaças provenientes do Leste.

Autoridades jordanianas deixaram claro que vêem uma anexação unilateral israelense como uma violação do tratado de paz. O Rei Abdullah declarou que a Jordânia está “considerando todas opções” com relação ao tratado, caso Israel avance a anexação.

O Dr. Marwan Muasher – que foi o primeiro Embaixador da Jordânia em Israel e subsequentemente embaixador da Jordânia nos Estados Unidos, Ministro do Exterior e vice-Primeiro Ministro – dialoga com a Dra. Debra Shushan, Diretora do J Street para Assuntos Governamentais, para discutir as consequências de uma anexação para a estabilidade interna da Jordânia, para o seu relacionamento com Israel e para o Oriente Médio como um todo.

[ por J Street | traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Assinatura do Tratado de Paz em 1994 por
Rabin z’l, Hussein z’l e Clinton.

Palavras a serem lembradas e honradas…

 

Comentários estão fechados.