ELAD: Uma Máquina de Expulsar Palestinos da Jerusalém Oriental

 

ELAD: Uma Máquina de Colonização Ilegal Alimentada por um Oligarca

VEJA AQUI original em inglês

Cena do curta da BBC: Hagit Ofran do PAZ AGORA aponta os assentamentos ilegais (em vermelho) no bairro árabe de Silwan. Assista a partir de 3 :18 

A Elad, uma associação de colonos que trabalha explicitamente para mudar a demografia de Jerusalém Oriental, por anos levantou vastas somas de doações privadas ocultas para despejar “legalmente” palestinos de suas casas próximas à Cidade Velha.

Quem eram esses doadores, muitas vezes nos perguntamos, para este esforço perverso que não serve a nenhum interesse de segurança israelense e torna as chances de resolver o conflito ainda mais remotas?

Revelou-se que era Roman Abramovich, dono do clube de futebol Chelsea, cidadão naturalizado israelense e oligarca russo.

Como o PAZ AGORA documentou detalhadamente, a Elad usou este projeto como parte de um empreendimento de assentamento, envolvendo o despejo, de várias formas, de famílias palestinas de suas casas no bairro de Silwan e instalando nelas colonos israelenses – estratégia corroborada no curta da BBC. Um dos últimos episódios, o caso da família Sumarin, será debatido na Suprema Corte, após ser rejeitado nas instâncias inferiores seu apelo por manter sua casa e evitar que seja tomada pela Himanuta, subsidiária do KKL-Fundo Nacional Judeu. E entregue, em seguida, à Elad, que está, como revelado pela BBC, bancando a ação judicial.

Num relatório recente, Hagit Ofran, Co-diretora da Equipe de Monitoramento de Assentamentos do PAZ AGORA, lançou luzes sobre os  obscuros mecanismos legais utilizados pela Elad e Himanuta para despejar palestinos.

As notícias sobre o envolvimento de Abramovich ressaltam a injustiça que os palestinos enfrentam pelas mãos desses grupos de colonos.  AS ONGs que tentam proteger essas famílias são deslegitimadas e seus trabalhos são descartados por receberem fundos de agências de ajuda de países europeus democráticos, enquanto grupos de colonos nadam em fortunas de dinheiro ilegal de empresas de fachada no Caribe. E o KKL está lucrando nisso.

Não podemos forçar Abramovich a cessar seus aportes ou o KKL a deixar de acobertar a Elad em sua campanha de colonização, mas podemos fazê-los se preocuparem pela sua reputação. O PAZ AGORA vem conduzindo uma campanha em Israel para condenar Abramovich por seu desvio de fundos. E quanto ao KKL, você pode ajudar na campanha da Coalizão Sumarin “JNF Don’t Uproot” espalhando o fato do seu envolvimento nesta atividade inescrupulosa e, caso tenha acesso, pressionando dirigentes dessa organização. Para posts na mídia social, use os hashtags #JNFdontuproot e #ChelseaFC (o time de futebol que Abramovich controla).

 

[ publicado pelo PAZ AGORA em 24|09|2020 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

 

 

 

 

Comentários estão fechados.