Terroristas de Assentamentos judeus atacam palestinos e ativistas de Direitos Humanos na Cisjordânia

[ por PAZ AGORA, Nir Hasson (HAARETZ) e Aaron Boxerman (TOI) | 12|11|2021 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

PAZ AGORA:

” Hoje, colonos atacaram com bastões e pedras ativistas israelenses que vieram ajudar os palestinos durante a colheita de azeitonas, próximo ao assentamento de Bat Ayin. Três ativistas israelenses foram feridos.

Este temporada de colheita assistiu a uma escalada da violência dos colonos. Nós havíamos alertado contra a escalada no fim de semana passada e publicamos uma carta aberta ao Ministro da Defesa, sem nenhum efeito. Esta violência é sancionada pelo Estado.

A negação dos direitos foi normalizada no decorrer de 54 anos de Ocupação.

Exigimos ação agora! “

PAZ AGORA 12|11|21

Rabino Arik Asherman, dos Rabinos por Direitos Humanos, atingido por pedra arremessada por colonos terroristas.

Na cidade de Surif, próxima a Hebron, soldados israelenses estavam protegendo os agricultores, mas saíram ao meio dia, segundo os ativistas. Dezenas de colonos do assentamento ilegal de Bat Ayin desceram aos bosques e atacaram os ativistas e agricultores, que revidaram com pedras.

“No início do dia grandes contingentes militares estavam presentes, mas três horas depois, os soldados desapareceram”, disse o ativista Gil Hammerschlag. “Vimos jovens mascarados nos observando do assentamento, Eles portavam bastões…”

Hammerschlag disse que o Rabino Arik Ascherman, do grupo Rabbis for Human Rights, chamou o exército para intervir, sem consequência. O Rabino foi ferido na cabeça (v. foto) por uma pedra atirada do alto por um colono.

“Eles desceram e começaram a nos atacar”. Vieram brandindo bastões. A ativista Neta Ben Porat foi ferida na cabeça e levada a uma clínica em Surif e depois removida para Jerusalém.

Num momento, chegou um jeep do exército, disse Hammerschlag, acrescentando que os soldados “esperaram dentro do jeep por alguns minutos que os colonos escapassem, e só então saíram do veículo”. Uma semana atrás, Hammerschlag tinha sido atacado no mesmo ponto.

Nesta quarta, dois palestinos foram feridos por armas de fogo e cinco por pedradas, em choques nas Colinas ao sul de Hebron, após o estabelecimento de mais um posto avançado ilegal (outpost) na área.

Ativistas de esquerda que presenciaram os choques disseram que colonos atiraram nos palestinos; soldados israelenses estavam na área intermitentemente, mas não durante os tiros. três carros palestinos tiveram os vidros estilhaçados no incidente.

A estação anual de colheita de azeitonas tem regularmente sido cenário para tensões entre colonos israelenses, palestinos e o exército israelense, Conforme o grupo de Direitos Humanos Yesh Din, desde o início de outubro houve nove ataques violentos de colonos judeus contra palestinos.

“Terroristas judeus estão tentando forçar uma realidade de supremacia judia nos Territórios e não hesitam em agredir um agricultor, um ativista ou uma autoridade”, declarou o diretor dos Rabbis for Human Rights, Avi Dabush.

[ por PAZ AGORA, Nir Hasson (HAARETZ) e Aaron Boxerman (TOI) | 12|11|2021 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.