Jerusalém: entre uma Capital em Conflito Eterno e a Capital de Dois Estados em Paz

A construção de um novo bairro judeu em Jerusalém Oriental, agora em stand-by, mostra as prioridades distorcidas dos planejadores estatais, que estão menos preocupados em servir os residentes do que em alterar o equilíbrio demográfico de Israel.

A área ao redor do Posto de Controle de Qalandiya, no norte de Jerusalém, pode muito bem ser o lugar mais feio da cidade. É uma mistura de enormes paredes de concreto, torres de observação, postos de guarda, cercas, câmeras e quantidades inacreditáveis de lixo empilhadas em todos os lugares.

O posto de controle e o aeroporto de Atarot, abandonados nas proximidades, estão no coração de um setor palestino da cidade, cercado pelos bairros de Beit Hanina, A-Ram, Kafr Aqab e Qalandiya. O aeroporto fica a apenas 4 km do centro de Ramallah e 9 km do centro de Jerusalém.

Mas nada disso foi mencionado na segunda-feira, na longa sessão do Comitê Regional e Planejamento e Construção. dedicada a construir um novo bairro judeu no aeroporto abandonado. A discussão, como é típico em tais reuniões, estava saturada de detalhes arquitetônicos – trilhas para bicicletas, áreas verdes e sistemas de transportes.

Entre tantos detalhes, o principal foi perdido – a construção de um grande bairro judeu no outro lado da Linha Verde, em território que nem um único país, além de Israel, reconhece como território soberano israelense.

Esta reunião simbolizou os fracassos do planejamento de uma Jerusalém unida desde 1967. Os tomadores de decisão não vêem a cidade como um lugar onde o planejamento e a construção devam beneficiar os moradores locais, mas como um tabuleiro de xadrez geopolítico onde a construção é essencial para criar tampões entre dois bairros palestinos, preservar uma maioria judaica ou frustrar planos diplomáticos para dividir a cidade. Eles também trabalham para impedir a criação de novos bairros palestinos.

O resultado, que não surpreende, é uma cidade enorme e incontrolável, com enormes lacunas entre suas partes leste e oeste.

Alguém que busque mais provas da cegueira de Israel em relação à quase metade dos moradores da cidade , pode encontrá-las na decisão tomada no final da reunião: adiar a aprovação do plano enquanto um estudo de impacto ambiental é feito. No entanto, ninguém nunca pensara em realizar um estudo ou fazer qualquer coisa para abordar os riscos ambientais da área para o bem de seus atuais habitantes, as dezenas de milhares de residentes palestinos, a maioria dos quais são cidadãos israelenses ou residentes permanentes.

Autoridades dos ministérios da proteção ambiental e da saúde foram os que exigiram o estudo. Possivelmente porque ambos os ministérios são liderados por membros do partido de esquerda Meretz.

Mas outra possibilidade, não menos razoável é que o escritório do Primeiro-Mministro trabalhou por trás dos panos para adiar o plano e evitar detonar uma mina terrestre diplomática com a administração Biden. Neste momento, Israel precisa guardar seu capital diplomático em Washington para questões mais importantes.

Por outro lado, o Comitê de Planejamento rejeitou uma proposta do Ministro da Cooperação Regional Esawi Freige para acabar com o Plano e, em vez disso, considerar a reabertura do aeroporto como um empreendimento conjunto israelo-palestino. Freige falou do aeroporto como um ativo estratégico nacional que também oferece uma oportunidade para os palestinos.

As instituições de planejamento e documentos de planejamento do Estado observam uma espécie de código comportamental. Por exemplo, é impossível explicitamente afirmar para qual comunidade um bairro é destinado: árabe ou judeu, ultra-ortodoxo ou secular. Mas não é preciso ser um detetive nem um arquiteto para adivinhar razoavelmente para qual comunidade o plano é destinado, com base nos documentos e discussões.

As instituições e documentos de planejamento do Estado observam uma espécie de código comportamental. Por exemplo, é impossível afirmar explicitamente para qual comunidade um bairro é destinado: árabe ou judeu, ultra-ortodoxo ou secular. Mas não é preciso ser um detetive nem um arquiteto para adivinhar razoavelmente para qual comunidade o plano é destinado, com base nos documentos e discussões.

Para Atarot, a resposta é óbvia. Os planejadores, sob ordens do Comitê de Planejamento municipal de Jerusalém, prepararam um esboço para a construção de prédios com não mais do que nove andares, com varandas onde as pessoas podem construir sukot. Eles destinaram lotes para sinagogas e mikves e até mesmo para geradores, no caso de a comunidade querer se desconectar da rede elétrica no Shabat – prática encontrada apenas entre os ultra-ortodoxos.

Quando alguns membros do Comitê apontaram que judeus seculares também sofrem de escassez de moradias, o vice-prefeito Yaakov Halperin, do partido ultra-ortodoxo Agudat Yisrael, respondeu: “Ultra-ortodoxo ou não ultra-ortodoxo, o importante é que seja judeu”. Essa pode ser uma maneira grosseira – alguns diriam racista – de colocá-lo, mas resume com precisão tanto a discussão quanto os documentos de Planejamento.

Comentários estão fechados.