O ‘gap’ entre os jovens palestinos e os seus pais: Tecno, Festas e a Ocupação:

No livro ‘Not Here, Not There’ [Nem lá, nem Aqui], o autor Michael Milshtein descreve os dilemas dos jovens palestinos.

[ por Sheren Falah Saab | Haaretz | 12|06|22 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]

Em dezembro de 2020, centenas de jovens palestinos participaram de uma festa tecno no local de oração de Nabi Musa, perto de Jericó, com o DJ de Ramallah, Sama Abdul Hadi, como estrela do show. O bar ostentava uma grande variedade de bebidas alcoólicas e os festeiros dançavam como se não houvesse amanhã.

Tal atmosfera liberada no que alguns acreditam ser a tumba do profeta Moisés era sentida como se pudesse estar acontecendo em qualquer lugar do mundo – um evento que gera a sensação de êxtase e de fronteiras sendo violadas.

Não durou muito tempo. Os moradores locais ficaram furiosos com a festa que acontecia em seu quintal. Os foliões masculinos e femininos foram violentamente expulsos do local e o equipamento destruído.

A história da festa em Nabi Musa também não terminou depois que os festeiros foram despejados. Abdul Hadi, o DJ palestino mais bem sucedido do mundo, foi detido por várias semanas sob suspeita de ter prejudicado a santidade do local com suas ações. Dezenas de milhares de árabes nas redes sociais exigiram sua libertação.

Ao mesmo tempo, a mídia palestina publicou op-eds e comentários focando onde tudo tinha dado errado com esses jovens millennials e Generation Zers. Após pressão de organizações palestinas de direitos humanos, a Autoridade Palestina foi finalmente forçada a libertar Abdul Hadi (seu pai relatou que pagou cerca de US $ 3.500 para sua libertação sob fiança).

“Essa história reflete a lacuna cultural entre jovens palestinos e a geração mais velha”, diz Michael Milshtein, 49, pesquisador sênior e chefe do fórum de estudos palestinos no Centro Moshe Dayan de Estudos do Oriente Médio e África da Universidade de Tel Aviv e do Instituto de Política e Estratégia da Universidade Reichman de Herzliya.

Ele examinou essa lacuna – e a complexidade geral da vida em áreas controladas pelo Autoridade Palestina – em seu livro recentemente publicado em hebraico “Nem Aqui, Nem Ali: Um Retrato da Geração Mais Jovem Palestina“.

“Essa tensão tem se tornado cada vez mais óbvia nos últimos anos, devido à influência das mídias sociais. Esses jovens são a quarta geração do Nakba, mas é impossível esquecer que cresceram em uma era de mudança, cheia de turbulências domésticas e externas – como é típico dos membros do Gen. Y e do Gen. Z em todo o mundo”, diz Milshtein.

Ele diz que uma nova geração de palestinos está dividida entre o legado da luta nacional e a resistência à Ocupação israelense, por um lado, e as aspirações e esperanças que são comuns aos jovens em todos os lugares, mas que não fazem parte da narrativa oficial palestina.

“Sim, há uma Ocupação aqui e é muito opressivo. Mas há outras coisas importantes para nós, como jovens.”

Rowan, 26 anos, Ramallah

“Os jovens palestinos que nasceram a partir de 2000 vivem em um mundo muito híbrido”, explica. “Eles cresceram na era dos Acordos de Oslo, em que a AP era um fato consumado. Não estão familiarizados com os dias em que Israel estava na Muqata [sede da AP] em Ramallah ou Saraiya em Gaza [um local que já serviu como instalação prisional]. Eles só conhecem o governo do AP. Ao mesmo tempo, a educação que recebem os empurra para o ethos da Ocupação e a obrigação de lutar contra a força de Ocupação, para que eles vivam com esse sentimento de obrigação por se sacrificar.

Influência israelense indecente

O cotidiano dos jovens palestinos está entrelaçado com a ocupação e a necessidade de se opor a ela. Muitas vezes, eventos culturais e de entretenimento geram raiva entre palestinos conservadores, cujo objetivo é a oposição perpétua e que vêem fenômenos como música eletrônica e arte secular, que acontecem em todo o mundo, como uma influência israelense indecente.

Em julho passado, um festival de dança moderna foi realizado em Ramallah, para marcar o 100º aniversário da criação do município. O evento recebeu fortes críticas dentro do establishment palestino, principalmente do Hamas, que acusou os organizadores do festival e os moradores de Ramallah em geral de se permitirem acreditar que estão vivendo em uma situação normal enquanto o resto do povo palestino – especialmente na Faixa de Gaza – continua a ser mobilizado para o conflito em curso contra Israel.

Rowan, 26, criador de conteúdo e designer gráfico de Ramallah, está familiarizado com esses dilemas. “Para os jovens palestinos, a situação é particularmente difícil. Nasci nos Estados Unidos e tenho cidadania americana, mas meus pais decidiram voltar para a Palestina. Às vezes considero ir embora. Não é uma situação ideal que nossas vidas inteiras estejam centradas em torno da Ocupação.

“Sim, há uma Ocupação aqui e é muito opressiva”, continua Rowan. “E é verdade que não posso visitar Al Quds [Jerusalém] sempre que quero, e vejo como minhas amigas têm dificuldade em deixar Ramallah e se desenvolver. Mas há outras coisas importantes para nós, quando jovens. A sensação é que quanto mais avançamos, caminhamos para ter, digamos, um festival ou uma festa, que causa uma grande comoção e então tudo fica paralisado – vamos 10 passos para trás.”

Os jovens não têm esperança nem confiança na geração mais velha – certamente não na AP. Porque os adultos, nossos pais, viram tanta morte e destruição.

[Nadal, 24 anos, Jenin.]

Abdul Ghani Salameh escreveu que, no sistema palestino, duas sociedades existem uma ao lado da outra. Um deles é oficial e é baseado nas instituições da AP, da Organização de Libertação da Palestina e dos sindicatos. A outra é a geração mais jovem, que está focada na vida cotidiana e cujas vidas existem em uma espécie de vácuo, sem qualquer liderança ou direção clara.

Milshtein diz que é esperado que os jovens palestinos reconheçam que a situação em que vivem é “anormal” e se dediquem à luta. “Qualquer expressão de um estilo de vida rotineiro é vista como fraqueza mental, uma espécie de hedonismo e uma preferência pelo ‘aqui e agora’ acima da adesão aos objetivos coletivos e ideológicos.”

Saja, 21, que estuda literatura inglesa na Universidade Árabe-Americana de Jenin, diz que “é impossível se separar da Ocupação – mesmo que você queira fazê-lo. É como uma sombra que paira sobre cada um de nós. Mesmo agora, quando sou estudante, não sei como meu futuro ficará sob a Ocupação.

“A verdade? Não me vejo preocupado só com isso. Nossas vidas como palestinos são vidas de Ocupação, e isso acaba com o desejo de viver uma vida comum – as pessoas estão sempre sob pressão. Às vezes, quando tenho que ir à universidade, há um posto de controle e eles verificam meu carro. E isso é frustrante. Por que? O que eu fiz?

Há uma expressão popular entre os jovens palestinos: “Badna Naish” (“Quero Viver”), que expressa a tensão entre o compromisso com a luta e o desejo de se concentrar no aqui e agora. É suficiente caminhar pelas ruas de Jenin para reconhecer a dissonância em que os jovens palestinos vivem. Juntamente com as construções ao estilo americano e os sinais do consumismo ocidental no centro da cidade, quanto mais você se afasta para os becos mais distantes, especialmente no campo de refugiados, você vê grafites de shahids (mártires/terroristas suicidas) nas paredes e citações de coisas que eles disseram. Como resultado, as crianças brincando nas ruas vêem um lembrete diário permanente do heroísmo do shahid.

Nadal, 24, trabalha no Jenin’s Freedom Theater, que foi criado pelo ator Juliano Mer Khamis (que foi assassinado por um pistoleiro mascarado em abril de 2011). “Poucas pessoas no campo de refugiados de Jenin falam objetivamente sobre judeus, e isso é compreensível – afinal, a Ocupação é vivenciada aqui diariamente: a entrada de forças militares nas aldeias palestinas ao redor da cidade, os fechamentos, as demolições de casas, os atiradores nos telhados, os jipes do exército ocupante. Tudo é tangível até para as crianças que não testemunharam o Nakba. O teatro é o único lugar que os distancia um pouco da realidade dessa cultura. Mas mesmo isso é por pouco tempo. Os jovens perderam a esperança; este campo de refugiados é como viver no escuro. Não há realmente nenhum futuro no horizonte.

Mas o que está acontecendo na Cisjordânia não alivia a frustração de Nadal e outros como ele. “Os jovens não têm esperança nem confiança na geração mais velha – certamente não na AP. Porque os adultos, nossos pais, viram tanta morte e destruição, a maioria deles se recusam a participar do que estamos tentando fazer no teatro e nem sequer apoiá-lo. Eles não nos ajudam. eles são indiferentes. Com a geração mais jovem, espero construir um tipo diferente de resistência e estabelecer uma nova identidade que corresponda à necessidade tanto de viver com dignidade quanto de receber direitos básicos.”

As tentativas dos jovens de retratar um quadro mais complexo da vida palestina geralmente não são bem recebidas. O romancista Abbad Yahya experimentou em primeira mão o que acontece quando você tenta cruzar uma linha determinada pela geração mais velha, que ainda controla a narrativa oficial.

Em 2017 publicou o romance “Crime em Ramallah“, que foi extraordinariamente franco ao lidar com questões sociais, e incluiu descrições do consumo de álcool, cultura LGBTQ e relações sexuais entre jovens solteiros. O romance causou indignação pública e política, e até levou a uma ordem de detenção contra Yahya enquanto ele estava no exterior. Ele recebeu ameaças de morte e cópias de seus romances foram removidas de lojas e bibliotecas. Foi forçado a fugir da Cisjordânia e agora vive no Catar.

O ‘catch-22’ [dilema insolúvel] da Educação

Em seu livro, Milshtein destaca a revolução educacional entre os jovens palestinos – algo que só intensifica sua frustração. Quase 17% dos palestinos na Cisjordânia têm um diploma de bacharel ou superior, mas a capacidade da economia palestina de absorvê-los é extremamente limitada. “Isso cria problemas porque essas pessoas educadas não são absorvidas”, diz ele. “Há muitas pessoas educadas que estão desempregadas: elas se sentam em casa ou trabalham na construção em Israel, e é claro que estão frustradas.”

A falta de esperança de um futuro melhor não se limita ao campo de refugiados em Jenin, que nos últimos anos se tornou um ponto focal do terror anti-Israel. Omar, 23, morador de Nablus, está estudando engenharia de conteúdo na Universidade Birzeit e admite que não sabe o que o futuro lhe reserva.

“Em conversas com palestinos mais velhos, eles disseram:

‘Não temos controle sobre a geração mais jovem, mal os entendemos.'”

Dr. Michael Milshtein

“Quando concluir meus estudos, não terei posição garantida para trabalhar”, diz. “Nablus não é Tel Aviv ou Nova York. Eu realmente espero ser capaz de encontrar a minha saída, para trabalhar no exterior. Aqui, não há futuro. Às vezes tenho medo de dizer para alguém que não estou interessado em resistir à Ocupação; É um beco sem saída complicado, sem saída. Eu quero uma vida diferente, e tenho o direito de sonhar e desejá-la.

Em sua tese de doutorado, Milshtein examinou como a memória do Nakba – quando mais de 700.000 árabes fugiram ou foram expulsos de suas casas durante a Guerra da Independência israelense de 1947-49 – foi preservada até hoje entre os palestinos. “O Nakba é o código mais básico, o DNA do pensamento palestino. A memória do Nakba nunca foi apagada. De 1948 até hoje ainda existe – em livros, poesia, teatro, do piso do Knesset”, diz.

“Por outro lado, a narrativa do Nakba tornou-se monolítica: uma espécie de tabu, uma única história que não é tocada. Há poucos historiadores palestinos que também estão dispostos a examinar a narrativa do Nakba de uma perspectiva crítica. Nas minhas visitas aos Territórios, em conversas com palestinos mais velhos, eles sempre me apontavam para a geração mais jovem. Eles me disseram mais de uma vez que é uma geração diferente, dizendo: ‘Eles são muito diferentes de nós. Não temos controle sobre a geração mais jovem, mal os entendemos.”

A maioria dos ataques terroristas e a luta contra a Ocupação estão sendo realizados por jovens.

“Verdade, é verdade. Muitos dos que estão na vanguarda do conflito e da luta contra a Ocupação são membros da geração mais jovem, e os terroristas também são jovens. Na verdade, esses são os mesmos jovens que conhecemos pela primeira vez durante a chamada Intifada das facas em 2015. Então eles tentavam matar usando facas, e agora eles estão fazendo isso com armas automáticas. Vem em ondas. Não havia razão para os recentes ataques em Tel Aviv e Bnei Brak. [O bairro de Jerusalém Oriental de] Sheikh Jarrah está calmo, nem há nada em Gaza. É uma questão de incitação e ondas de ataques.

Há causas profundas que você menciona no livro, como a situação econômica, a frustração de pessoas educadas que permanecem sem emprego, algumas das quais são atraídas pelas mensagens incitadoras e se juntam aos grupos terroristas. A punição coletiva de Israel não necessariamente fornece uma solução para esses jovens.

“Concordo que a solução para os jovens não pode ser apenas relacionada à segurança. Há melhor inteligência e assassinatos, mas para drenar todo o pântano, temos que examinar a questão dos jovens palestinos de forma mais holística. No livro, cito pesquisas de opinião pública que perguntam à geração mais jovem: qual é a melhor maneira de avançar na questão palestina? A maioria diz que temos que desenvolver a sociedade, e apenas alguns dizem que a maneira de fazer isso é através de ataques terroristas ou jihad.”

No entanto, parece que estamos no meio de uma nova onda de terror.

“É importante entender que não é apenas a história dos foguetes, ou de quando a próxima intifada entrará em erupção. É importante para nós em Israel realmente conhecer a geração palestina mais jovem. Junto com a AP, Israel tem que concentrar recursos, lançar cursos de capacitação profissional, enviar palestinos para trabalhar no Estado do Golfo – este é o grupo mais problemático e temos que nos concentrar nisso. Os palestinos também sabem disso, mas a solução é extremamente limitada em escopo.”

[ por Sheren Falah Saab | Haaretz | 12|06|22 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]

Comentários estão fechados.