Boletim PAZ AGORA | fev 2024

DENUNCIE A VIOLÊNCIA DOS COLONOS


tradução: Amigos Brasileiros do PAZ AGORA
www.pazagora.org

Frontreport2023
UM ANO BOM PARA OS ASSENTAMENTOS; UM ANO RUIM PARA ISRAEL…
EQUIPE DE MONITORAMENTO DE ASSENTAMENTOS DO PAZ AGORA
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES EM 2023

 
O ano de 2023 na Cisjordânia foi um dos mais desafiadores para as perspectivas de uma solução política baseada em Dois Estados entre Israel e os palestinos. No entanto, para o empreendimento de assentamento, foi provavelmente o melhor ano desde os Acordos de Oslo.

A formação do governo de Netanyahu em dezembro de 2022 criou condições sem precedentes para a expansão dos assentamentos, incluindo a promoção de um número recorde de planos de construção, aplicação mínima da lei contra a atividade de colonos ilegais, orçamentos substanciais e, mais significativamente, apoio político quase incondicional aos colonos, mesmo em casos envolvendo violência contra palestinos.  

Principais Descobertas: Estabelecimento de novos postos avançados e deslocamento de comunidades palestinas :

– Um número recorde de 26 novos postos avançados foram estabelecidos durante 2023, enquanto 21 comunidades palestinas foram deslocadas à força de suas casas.

Avanço dos planos de construção
– Um número recorde de 12.349 unidades habitacionais foram promovidas em assentamentos na Cisjordânia (Jerusalém Oriental excluída). A legalização de 15 postos ilegais avançou.

Mudanças estruturais e administrativas para a anexação dos Territórios Ocupados.

Desenvolvimento e promoção de estradas – Alocação de aproximadamente 3 bilhões de Shekels para estradas em assentamentos, constituindo cerca de 20% do investimento total em estradas israelenses.

O ano de 2023 provou ser o pior para Israel, mas o melhor para o empreendimento de assentamentos.

O relatório sobre a atividade de assentamentos em 2023 revela uma realidade perturbadora: o firme compromisso do atual governo com os assentamentos ocorre às custas da segurança, da diplomacia e da economia de Israel.

Sob o governo de Netanyahu, testemunhamos um apoio sem precedentes a assentamentos, aplicação mínima da lei e apoio político incondicional, mesmo em casos envolvendo violência contra palestinos.

Este foco estreito representa um prejuízo significativo para os interesses de segurança de Israel. Este governo, o pior da nossa história, representa uma ameaça para todos na região.
Leia o relatório COMPLETO aqui
emil_0
Esta semana, recordamos o 41º aniversário do assassinato de Emil Grunzweig por um terrorista judeu de extrema direita durante uma manifestação da PAZ AGORA em Jerusalém.
Emil foi assassinado porque era um ativista da paz. Os responsáveis pelo incitamento que levou ao seu assassinato estão agora no poder.

Continuaremos a recordá-lo e a marchar – pela paz, pela justiça e por um futuro melhor para israelenses e palestinos – sem medo e com coragem. Isso é o que Emil faria; é o legado dele, e é a nossa luta. 41 anos depois, ainda exigimos PAZ – AGORA!
Essa guerra não vai trazer segurança. Precisamos parar a guerra, trazer de volta os reféns, derrubar este governo e buscar uma solução política. Este é o único caminho a seguir.   PAZ AGORA!
only_a_polit...

Comentários estão fechados.