Bernardo Sorj: ‘Em que mundo vivemos?’ + Demétrio Magnoli + Pérsio Arida + Sérgio Fausto

ASSISTA O DEBATE AQUI

No livro Em que mundo vivemos?Bernardo Sorj analisa as relações complexas entre capitalismo e democracia. Ambos se encontram em constante transformação, gerando conflitos econômicos, políticos e culturais.

O livro reconstrói a história dessas relações de conflito e complementaridade e põe em foco o momento atual, caracterizado pela crise da democracia liberal e pela emergência de movimentos e governos autoritários. O autor analisa as causas de fundo desses dois fenômenos, que se manifestam na desqualificação das elites intelectuais e do saber científico e na perda de confiança nas instituições democráticas e nos partidos políticos e são potencializados pela “revolução” das mídias sociais.

Capitalismo e democracia revolucionam constantemente os sistemas produtivos e sociais, exigindo periodicamente a renovação dos arranjos políticos que organizam as demandas e asseguram a coesão social.   Quando prevalecem soluções virtuosas, perseveram novos patamares civilizatórios de convivência pacífica e melhoria da qualidade de vida. Quando se estabelece a polarização destrutiva, cresce o risco de desestabilização da democracia e de instalação de regimes autoritários.

Num ambiente marcado pela idealização do passado e pela descrença no futuro, Sorj nos desafia a pensar sobre projetos coletivos que, renovando a democracia e reformando o capitalismo, impulsionem a humanidade para novos avanços civilizatórios.

Para discutir o livro com o autor, convidamos dois reconhecidos intelectuais, o jornalista Demétrio Magnoli, doutor em Geografia Humana pela USP, e autor de vários livros sobre história e relações internacionais; e o economista Pérsio Arida, doutor em economia pelo MIT, ex-presidente do Banco Central, professor e pesquisador no Brasil e no exterior, e autor de vários textos sobre a história do pensamento econômico.

ASSISTA O DEBATE AQUI

Capítulos

  1. Os conflitos do capitalismo democrático
  2. Do liberalismo econômico ao Estado de bem-estar
  3. Remercantilização: a contrarreforma neoliberal
  4. Os conflitos culturais das democracias capitalistas
  5. As contradições das democracias capitalistas
  6. A ascensão da direita autoritária
  7. A sociedade da des(informação) e a crise da verdade
  8. A diluição das fronteiras dos subsistemas sociais
  9. A convivência democrática como “politeísmo” de valores
  10. Conclusões

LA VERSIÓN EN ESPAÑOL ESTARÁ DISPONIBLE EN EL SITIO DE PLATAFORMA DEMOCRÁTICA EN AGOSTO

Dr. Bernardo Sorj

www.bernardosorj.com

CONVIDADOS
BERNARDO SORJ
Sociólogo, é diretor do Centro Edelstein de Políticas Sociais e da Plataforma Democrática. Ph.D. em Sociologia pela Universidade de Manchester (Reino Unido), foi professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e é autor de 28 livros e mais de cem artigos.
DEMÉTRIO MAGNOLI
Sociólogo, é colunista dos jornais Folha de S. Paulo e O Globo. É comentarista internacional do Jornal das Dez e do Em Pauta, na Globo News.
PERSIO ARIDA
Ph.D. em Economia pelo Massachusetts Institute of Technology (EUA), foi presidente do Banco Central do Brasil (1993-94) e do BNDES (1995) e um dos idealizadores do Plano Real.

Comentários estão fechados.