29|11|1947-29|11|2020 | Dia da Partilha da Palestina

 

        

APELO DOS AMIGOS BRASILEIROS DO PAZ AGORA

PELO RECONHECIMENTO IMEDIATO GLOBAL DO ESTADO DA PALESTINA

 29 de novembro 1947-2020

 

PELO RECONHECIMENTO GLOBAL DO ESTADO DA PALESTINA

HOJE, quando o mundo marca o aniversário da adoção pela Assembléia Geral da ONU da Resolução 181, que determina o estabelecimento de Dois Estados – um judeu e outro árabe – sobre o território que constituiu o Mandato da Palestina, o PAZ AGORA|BR está chamando pelo reconhecimento global do Estado da Palestina, sem delongas.

O reconhecimento do Estado da Palestina irá attender o direito de ambas as nações a exercitar a auto-determinação e forjará o caminho para a coexistência, paz, segurança e prosperidade para israelenses e palestinos.

O empreendimento ilegal de assentamento nos territórios ocupados, iniciado após a Guerra de 1967, continua a crescer em ritmo acelerado. Reforçado pelo apoio recebido da administração de Donald Trump e seguindo uma década de domínio de Netanyahu, o escopo do assentamento israelense nas terras palestinas está à beira de tornar impossível uma Solução de Dois Estados.

Os parâmetros acordados internacionalmente para uma solução do conflito Israel-Palestina prevêem um Estado Palestino na Cisjordânia e na Faixa de Gaza, com Jerusalém Oriental como sua capital, mas a possibilidade de estabelecer um Estado da Palestina viável, soberano e independente ao lado do Estado de Israel está se exaurindo.

Declarações de líderes mundiais e entidades globais em apoio à Solução de Dois Estados são insuficientes. Chegou o tempo deles agirem.

Invocamos a comunidade internacional a reconhecer o Estado da Palestina agora, como um prelúdio e não como resultado de negociações. Tal reconhecimento criará maior paridade entre as partes do conflito e renovará a fé do povo palestino na diplomacia como caminho para a Liberdade.

Mais ainda, 73 anos após a aprovação da Resolução 181 e 27 anos após a assinatura dos Acordos de Oslo, o prazo está mais do que superado.

BASTA! O sangue derramado pede URGÊNCIA!

Comentários estão fechados.