Standing Together (Estamos Juntos) | Assista – Conheça


Assista AQUI uma conversa entre Shlomo Skutzky (J-AmLat) e dois líderes do Standing Together (Dani Filc, israelense-argentino e Sali Abed israelense-palestina).

O diálogo está publicado em espanhol e foi gravado em 12|06|2021


DEVEMOS ESCOLHER SER PARCEIROS

Se queremos construir um futuro aqui na região, sem medo, um futuro de segurança, liberdade e paz, precisamos criar uma verdadeira parceria árabe-judia aqui [em Israel], não só de palavras, mas de ação. Esta não é apenas a coisa certa a fazer, mas também a coisa justa.

Hoje, é da maior importância para nós dizer, inequivocamente que todo dano a pessas inocentes é completamente ilegítimo. As cenas às quais assistimos em várias partes do país, o prejuízo a civis, sinagogas e propriedades, e as gangues de gente se organizando com o objetivo de”se vingar”, ameaçando e ferindo pessoas – são ilegítimos. Não podemos aceitar ou tolerar a violências cometida por judeus contra árabes, nem de árabes contr judeus. Já vimos isto antes, já conhecemos. Qualquer situação na qual um de nós, árabe ou judeu. teme pela sua vida em casa ou nas ruas, é insuportável, e não podemos nos permitir ser arrastados para isso.

Na última década vemos repetidas vezes uma série de demagogos que construíram sua base de poder, influência, riqueza e movimentos políticos nos separando, nos dividindo e tentando nos conquistar.

Chegou o momento de dizermos NÃO. Benjamin Netanyahu, e os ministros do seu governo, assim como Betzael Smotrich e Itamar Ben-Gvir, fizeram e continuam fazendo tudo que podem para aumentar o fogo e a tensão que vemos agora. Mesmo agora, no alto desta tensão horrível, eles tentam aumentar o poder das chamas, sem se preocupar com as vidas que serão perdidas e alto preço que infligirão sobre todos nós.

Os bombardeios em Gaza, as violentas escaladas em Jerusalém, o que vimos em Lod, tudo isto poderia ter sido evitado. Nenhum desses terríveis eventos deveria ter acontecido. Todos eles prejudicam e desfiguram a possivilidade de todos nós vivermos juntos uma vida plena com segurança.

Assim, este momento presente é um teste para a vasta maioria dos árabes e judeus que vivem aqui juntos em paz, segurança e igualdade: nós precisamos escolher  estarmos juntos [to stand together ].

​Nas últimas semanas. vimos a Polícia de Israel promover atos severos de violência sob ordens do governo. Estes são o mesmo governo e força policial que ignoraram os tumultos provocados por grupos criminosos na sociedade árabe por anos e abandonou a segurança pessoal devida a essas comunidades. Em vez de mandar policiais para bater e perseguir cidadãos árabes, é necessário que o governo utilize a força policial para se comunicar com a liderança da população árabe e criar e implementar planos de combate à violência, crime, abuso sexual e a proliferação de armas ilegais.

Encontramo-nos em dias difíceis. Ao mesmo tempo, porém, dia como esses não nos devem desviar de nossa visão de vivermos juntos em segurança, paz e igualdade. Pelo contrário, dias assim devem enfatizar o quanto vale batalhar por esta visão. Existe uma vasta maioria de judeus e árabes neste país que acredita nisto, e esta maioria precisa fazer sua voz ser ouvida. Juntos, construiremos um lugar para todos nós.

Standing Together  [‘Estamos juntos’] é um movimento de base popular em Israel. Nós organizamos judeus e árabes, local e nacionalmente, em torno de campanhas pela paz, igualdade e justiça social, de forma a juntar forças e transformar a sociedade israelense.

Organizamos uma ampla gama de pessoas de todo o país, em torno de temas que nos pressionam a todos. Reconhecemos a interconexão entre lutas que incluem as crescentes disparidades sociais e econômicas na sociedade israelense, a continuada ocupação dos territórios palestinos, atentados às liberdades democráticas e dificuldades enfrentadas por minorias como os cidadãos árabes-palestinos de Israel, a comunidade, mulheres e imigrantes. Nossas análises abrangem estas questões: sabemos que não podemos abordar um desses desafios sem equacionar os outros.

[ fonte: www.standing-together.org/english | traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]


 

PETIÇÃO PÚBLICA

O que vem acontecendo por duas semanas no Vilarejo Beta, ao Sul de Nablus, é um crime de assentamento apoiado pelo  Estado. Una-se à demanda pública para prender imediatamente os colonos de #Eviatar.

Nas últimas semanas, num ritmo vertiginoso, um posto avançado (outpost) ilegal surgiu nas terras do vilarejo palestino de Beta, ao sul de Nablus.

O « outpost » já tem um nome – “Eviatar”. Foram pavimentadas estradas, prédios foram construídos e cerca de 50 famílias já se mudaram para lá. Tudo rapidamente, e sob os olhos do governo.

Contra isto, palestinos da área saíram para protestar. Nesses protestos, 3 jovens palestinos foram baleados e mortos por soldados. O último deles foi morto na noite passada. Seu nome é Ahmed Bani-Shamsa, 16 anos.

É ultrajante ver a opressão violenta e especialmente dura exercida pelos soldados nas manifestações em Beta. Da mesma maneira, é também ultrajante ver aqueles soldados ajudando os colonos na criação de um cerco e até ajudando a carregar materiais de construção e mantimentos.

Somos contra Eviatar, contra qualquer fábrica de assentamentos, contra a Ocupação . Somos a favor de paz e justiça. Continuaremos a estar e lutar juntos, árabes e judeus, israelenses e palestinos, homens e mulheres. E sabemos que no fim venceremos.

-” Una-se à petição pública para deter os colonos de Eviatar imediatamente: https://omdi.me/3xp47K7

#SaveBeita

Stanging Together

Comentários estão fechados.