A Água é Vital para Todos

combatants for peace

A água é vital para todas formas conhecidas de vida. Sem ela, nenhuma forma de vida que conhecemos pode existir.

Por causa disso, as políticas de Israel para fornecimento de água na Área C são nada menos que desumanas, proibitivas para a existência de pessoas.

Enquanto colonos judeus estão conectados à avançada infraestrutura de água de Israel e gozam de água corrente sem limite, os civis palestinos na mesma área precisam em sua maioria trazer suas próprias soluções. Mas não podem realmente fazê-lo, porque estão sob domínio militar israelense.

Todo assentamento judeu na Área C está conectado à rede de água corrente de forma que as pessoas que decidem viver ali não precisam se preocupar com falta dágua. Mas para os palestinos, a realidade é completamente diferente. Só alguns dos vilarejos e cidades palestinos estão conectados à rede de água corrente. Mas a infraestrutura é controlada por Israel, e eles não recebem uma alocação suficiente de água.

Muitos vilarejos da Área C não tem conexão com a rede de suprimento de água. A autoridades israelenses, junt com colonos judeus, sistematicamente tomam o controle sobre os recursos naturais de água dos palestinos e fecham ou destroem poços, fontes usados por eles. Como parte do processo de Israel deslocar palestinos de terras da Cisjordania, Israel prejudiva os suprimentos de água dos palestinos,

No Acordo de Oslo, foi decidido que os palestinos receberiam 20% da água do Aquífero da Montanha – a maior reserva de Água em Israel e Palestina. Na realidade, por causa das restrições israelenses, eles recebem um pouco mais da metade que lhes caberia. Para suplementar suas necessidades, eles têm que comprar mais água de Israel. Há três problemas com este sistema:

Primeiro> dinheiro : a Autoridade Nacional Palestina está pagando, pela água que compra, muito mais do que o custo de produzi-la.

Segundo> acessibilidade: as aldeias palestinas conectadas à rede israelense de abastecimento hídrico estão recebendo água de fontes localizadas dentro de assentamentos judeus, que não tomam muito cuidado. Canos estão vazando e boa parte da água é desperdiçada.

Terceiro> volume: como as autoridades israelenses controlam a água, os palestinos muitas vezes não recebem nem o que lhes é prometido. Especialmente durante os verões quentes , quando a demanda á alta, Israel enviará mais água aos assentamentos (ilegais) às expensas do fornecimento aos vilarejos palestinos. A política de Israel é desumana e racista.

Os palestinos são discriminados, mesmo quando se trata do recurso mais essencial para humanos – a água. Seja para beber, manter a higiene, agricultura ou qualquer outra razão – a água é essencial. As autoridades israelenses devem acabar com sua política de privar os palestinos de água.

*Compartilhe este post e una-se à luta para acabar com a ‘desidratação’ dos palestinos por autoridades israelenses.

[ por Combatants for Peace | Haaretz | 07|10|2021 ]

Comentários estão fechados.