Gantz, Agora é sua Chance!

Na semana passada, o ministro da Defesa Benny Gantz se reuniu em sua casa com o presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e anunciou vários gestos modestos – o mais importante foi a concessão de status de residência aos gazanos que vivem na Cisjordânia. No momento, Israel está autorizado a expulsar gazanos que vivem na Cisjordânia há muitos anos de volta a Gaza, e de fato o faz de vez em quando.

[ por Zehava Galon | Haaretz | 03|01|2022 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Este passo de Gantz constitui uma fissura na política de separar a Faixa de Gaza da Cisjordânia, que era a principal política do ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em relação aos palestinos. Mas não é o suficiente .

Eu critiquei duramente Gantz nestas páginas quando ele se juntou a Netanyahu, apesar das promessas eleitorais em contrário, e também quando declarou que seis organizações palestinas de direitos humanos são organizações terroristas.

Mas pequenos problemas podem ser superados. Há um grande campo em Israel que quer acabar com a Ocupação, e é cético, mas apesar de seu crescente desespero este campo ainda acredita que o caminho correto para a igualdade e a liberdade é a Solução de Dois Estados.

E você, Gantz, veja os relatórios e os sinais: a população palestina está fervendo, e como seu gabinete vazou, estamos à beira de uma terceira Intifada. E parece que este governo não está planejando avançar em nenhum processo diplomático.

Mas, se você não pode mudar as coisas, pelo menos tente manter a situação atual – e dessa forma talvez o próximo governo seja capaz de promover um verdadeiro processo de paz. Isso exigirá mais coragem e determinação, mas na semana passada você demonstrou que tem ambos.

.Abbas e Ganz conversaram sobre medidas para construir a confiança

Para manter a Solução de Dois Estados viva, você deve tomar várias medidas: Trate da violência de colonos com mão de ferro. Muitas vezes os soldados do Exército de Defesa de Israel têm ficado de lado ou mesmo participado ativamente dessa violência. Você deve declarar que o espírito do comandante mudou, e que o EDI não vai mais protestar fracamente, que “Violência contra as forças de segurança é um comportamento criminoso” – vá prender os criminosos e exigir que eles sejam processados. Deixe claro aos seus soldados que eles podem deter os colonos, e que o exército tem a obrigação de proteger os palestinos e suas propriedades.

Remova o ninho de víboras do outpost de Homesh, que como todos os outros postos avançados é uma posição terrorista contra os palestinos. Desmantele Kumi Ori, o posto avançado dos extremistas de Yitzhar – o único assentamento que “votou” contra entregar os colonos que atacam soldados do EDI, desmantele o posto avançado de Evyatar, que até hoje matou oito palestinos. Se você quiser evitar uma Intifada, há necessidade de ação.

Apóie ações diplomáticas, como a abertura do Consulado dos EUA em Jerusalém Oriental e o retorno do embaixador palestino aos Estados Unidos. Talvez vários de seus parceiros de gabinete se irritem com isso, mas eles não podem fazer nada. Eles não podem fazer isso sem você, e eles não estão interessados em uma nova eleição do Knesset.

Todos nós estremecemos com a ideia de um governo dirigido por Netanyahu, com os deputados de extrema-direita Bezalel Smotrich e Itamar Ben-Gvir do Partido Religioso Sionista. Aproveite essa brecha na linha deles.

Benny, você recentemente chefiou uma facção do Knesset com 33 a 35 lugares. Essa situação aparentemente não se repetirá, mas você tem a chance de se reabilitar nos anais da História. Agarre esta chance! Não haverá outra.

[ por Zehava Galon | Haaretz | 03|01|2022 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.