DECLARAÇÃO do J-STREET sobre o Relatório da ANISTIA INTERNACIONAL denominado “O Apartheid de Israel Contra Palestinos”

[ publicado em 01|02|2022 pela J-Street – jstreet.org | tradução e endosso dos
Amigos Brasileiros do PAZ AGORA ]

A divulgação do novo relatório da Anistia Internacional sobre os direitos humanos em Israel e o território que ocupa chama a atenção para a injustiça da ocupação de Israel e a ilegalidade do aprofundamento da anexação de fato do território que ocupa desde 1967. A negação contínua dos direitos e liberdades fundamentais a milhões de palestinos em território ocupado vai contra os valores sobre os quais Israel foi fundado e mina sua segurança e posição internacional.

A J Street não endossa as conclusões ou as recomendações do relatório, nem usamos a palavra “apartheid” para descrever a situação no terreno. Ao mesmo tempo, exortamos Israel e seus amigos ao redor do mundo a não usarem questões com o relatório como desculpa para evitar lidar com as realidades cotidianas e diárias da ocupação e da catástrofe moral e estratégica que esta representa para israelenses e palestinos.

Os partidários de Israel que despejam tempo, energia e recursos para atacar ativistas anti-ocupação e organizações de direitos humanos estão falhando em lidar com a ameaça real ao futuro de Israel representada pela ocupação interminável. Aqueles que nivelam falsas acusações de antissemitismo contra tais ativistas e especialistas fazem um novo desserviço à luta crítica contra o flagelo real do antissemitismo.

A J Street acredita que o Estado de Israel como pátria nacional democrática para o povo judeu é historicamente justo e necessário. A ocupação de 55 anos de territórios por Israel e a anexação ilegal e gradual de fato desse território, através da expansão implacável do assentamento é contra os próprios interesses de Israel e uma violação dos valores fundamentais judaicos e democráticos.

A J Street pretende concentrar sua energia em trabalhar na direção de uma resolução política para o conflito e o fim da ocupação, que acreditamos ser a única maneira de proporcionar um futuro melhor para israelenses e palestinos.

[ publicado em 01|02|2022 pela J-Street – jstreet.org | tradução e endosso dos
Amigos Brasileiros do PAZ AGORA ]

Comentários estão fechados.