PELA DEMOCRACIA! FASCISMO NÃO!

Israel’s Judicial Crisis – Democracy at Risk? המשבר החוקתי בישראל – דמוקרטיה בסיכון

סרטון ללא זכויות יוצרים שמסביר את המשבר החוקתי בישראל עם תוספת כתוביות בעברית לסרטון יש חלק נוסף שלא צורף תורגם, שמסביר את השיטת בחירות בישראל הסרטון ללא זכויות יוצרים, ניתן להוריד ולעשות בו כל שימוש Israel’s judicial reform threatens its democracy, Join us as we delve into the current political crisis in Israel, where the government’s push for judicial reform has sparked controversy and raised concerns about the country’s democratic foundations.

ENTENDA O GOLPE – POR QUE OS ISRAELENSES ESTÃO SAINDO PARA PROTESTAR

Discurso de TZIPI LIVNI para multidão em
TEL AVIV 

[ 11|02|2023  | traduzido pelos
Amigos Brasileiros do PAZ AGORA | www.pazagora.org }

Vocês não têm ideia de como é emocionante vê-lo aqui todos os sábados à noite e em todo o país. E em todo o mundo, lutando pelo nosso país!

Abrimos esta noite com um minuto de silêncio. Antes de sair de casa, soube do menino que morreu de seus ferimentos no atentado de ontem. Meu coração se partiu. Tenho certeza de que é assim que todo israelense se sente, mas não podemos simplesmente lamentar nossos mortos – não temos outra escolha. Porque na próxima semana, o governo continuará a galopar e votar no Knesset os projetos de lei para destruir a democracia israelense. E nossa luta contra eles deve se intensificar, porque não haverá justiça a partir disso.

O terremoto que ameaça devastar a nossa casa não é um flagelo da natureza; é criado pelo homem e liderado por Netanyahu. Um réu tentando escapar do julgamento, seus cúmplices Levin e Rothman motivados por messianismo, vingança e ódio. Juntos a eles, 64 pessoas que estão prestes a quebrar a promessa de lealdade que juraram ao Estado de Israel.

E nós lhes dizemos: por essa quebra de confiança vocês estão sendo julgados aqui. E não por um juiz que você nomearia em um combo político para escapar da punição. Vocês serão condenados como os destruidores da vida em comum que foi tecida aqui pela força de construção e da defesa.  E  vocês terão a responsabilidade direta pela destruição do Templo, como os últimos perpetradores da História judaica.

E nosso papel, nosso papel histórico como cidadãos de Israel no inverno de 2023, é lutar e proteger deles o nosso país – não é por causa das ofensas antes das eleições que estamos aqui, não é por causa dos resultados eleitorais que levamos às ruas. Estamos aqui por causa do que eles vêm fazendo desde que foram eleitos em seis semanas de intoxicação; intoxicados pelo poder, querem aprovar leis pessoais para a derrubada de decisões judiciais, a tomada por órgãos de defesa por políticos, dos tribunais e da Procuradoria do Estado. Perseguição de funcionários públicos, legislação religiosa fundamentalista, cada dia com suas loucuras.

E nós dizemos: BASTA! CHEGA!

… texto continua após o vídeo >

Essa loucura tem um nome – não são apenas indícios, é real: É FASCISMO!

Não existe governança; só promiscuidade; não há reparação, apenas destruição total; do nada vieram e nada serão.

Dissidentes, vocês nos chamam? Com muita honra!

Uma bandeira negra paira sobre esta legislatura, e nós temos orgulho de nos opor a um regime que é estranho aos valores de um Israel democrático e judeu.

Não ficaremos em silêncio quando V. Exa., com base na regra do medo, como nos regimes mais sombrios, destrói nossa democracia. Não tivermos medo, mesmo quando os apelos para colocar opositores na cadeia já foram ouvidos.

Vocês são aqueles que estão tentando nos silenciar, porque vocês têm M-E-D-O. Vocês, o governo israelense, têm medo da verdade. Vocês sabem que nós somos a verdadeira voz de Israel, que estava aqui antes de vocês e estará depois de vocês. Somos o carro cheio de Israel, cheio de valores, cheio de conhecimento, cheio de “amor ao próximo”.

Nós somos o elo entre Israel e o mundo livre. Nós somos a esperança dos judeus em todo o mundo, a esperança de todos os amantes de Israel. Nosso grito ressoará e será ouvido de um extremo ao outro do mundo. Porque, amigos, porque enquanto a nossa voz é ouvida, todos sabem que a Democracia em Israel não inclinou a cabeça para o carrasco, que há uma verdadeira luta por ela. E por trás do barulho que fazem, eles nos ouvem defendendo o sistema legal mais respeitado do mundo e a única democracia no Oriente Médio.

Vocês sabem, eu admiro a luta das mulheres corajosas no Irã. Elas estão lutando contra a opressão religiosa. Mas também penso em seus pais e nos pais de seus pais que poderiam ter detido a espada da revolução sobre suas cabeças a tempo e hesitaram.

Estamos neste ponto e não devemos hesitar. As regras para restrição de vestimentas já estão aqui – elas só foram adiadas e retornarão, por isso é imperativo lutar.

Esta noite fizemos o momento de silêncio pelos assassinados e não temos outra escolha senão defendermo-nos da legislação antidemocrática, mas por quê? Porque também nesta semana, em vez de administrar a luta contra o terrorismo, o governo está travando a luta contra os próprios cidadãos de Israel?

Por 75 anos, combatentes de todo o país  têm lutado pela existência do Estado. E quando voltamos da batalha, abraçamos a todos como heróis, e agora que o terrorismo está levantando a cabeça novamente, em vez de combatê-lo, o governo está chamando os heróis de Israel de traidores.

Amigos, só há um caminho, um documento que pode deter a loucura e unir o povo. Portanto, em nome de todos aqueles que amam o país e estão ansiosos pelo seu futuro, estamos aqui nesta noite com a nossa proposta. Propomos a promulgação da Lei Básica da Declaração de Independência – como está escrito: “O Estado de Israel é o Estado-nação do povo judeu e terá plena igualdade de direitos para todos os seus cidadãos – independentemente de religião, raça ou sexo, e garantirá a liberdade de religião, consciência, língua, educação e cultura”. Mas, aqueles que votarão nas leis de destruição, eles já se opuseram a colocar a Declaração de Independência no livro de leis do Estado de Israel. Sim, Bibi também.

E eu lhes pergunto e os invoco – assine a Declaração! O que foi bom para Ben Gurion e Begin e todos os líderes de Israel não é bom para você?

Não é bom para eles, porque há uma palavra lá que eles não podem digerir e eles não estão dispostos a aplicar, e essa palavra é IGUALDADE – pela qual estamos lutando agora, esta noite e em todos os lugares.

Aqueles que se opõem à Declaração de Independência depois de todas as guerras, depois das batalhas, depois dos sacrifícios não são sionistas e são responsáveis pela divisão, e pela destruição do Estado que surgiu no espírito da Declaração de 1948.

Porque amigos, sem os valores da Declaração e com todas as leis ao longo do caminho, o sonho das gerações anteriores será selado e pode se tornar o pesadelo das gerações futuras.

Não deixaremos que isso aconteça.

Mas eu não estou apenas com raiva hoje. Também estou esperançosa. Porque diante de todo esse mal, nasceu um campo inteiro que está crescendo. E lutando não apenas contra, mas também por, pelo conteúdo, pelos valores, pela D-E-M-O-C-R-A-C-I-A, pela liberdade e pela nossa identidade como israelenses, que acreditam em um Israel judeu e democrático.

E vocês, vocês são os líderes – todos e cada um de vocês.

Afinal, o que é liderança, senão a coragem pública que vocês estão mostrando. Precisaremos muito dela nos próximos dias e semanas. Em qualquer atividade que fortaleça a luta.

Porque dentro do tempo de trevas, cada um de vocês é a luz, porque a democracia não é apenas o governo da maioria, mas também o governo do bem. E se continuarmos, nos tornaremos mais fortes e os bons também se tornarão a maioria.

Somos amigos, somos os manifestantes nas ruas, nas marchas, os pais na entrada da escola, os reservistas, os médicos, os trabalhadores de alta tecnologia, os assistentes sociais, os estudantes e todos os cidadãos decentes de Israel que acreditam no Estado e saem para lutar por ele.

Sim, cidadãos do inverno de 2023 e também deste noite – a Verdade, a Justiça, a Declaração de Independência, e o Sionismo estão do nosso lado. E não temos outra escolha. A luta é obrigatória e temos de vencer.

Venceremos!

Não esperemos o ano novo.  Na próxima semana em Jerusalém!





Clique aqui para assistir NOA cantando pela Democracia e pela Paz.
no Protesto de Kfar Saba

Comentários estão fechados.