Enquanto o mundo focaliza Gaza, colonos na Cisjordânia anunciam nova ‘NAQBA’!

Depois de um ataque aos seus olivais por colonos israelenses, palestinos da cidade de Deir Istiya, na Cisjordânia, encontraram panfletos debaixo de pára-brisas alertando-os para fugirem para a Jordânia ou serem removidos à força.

[ por Hagar Shezaf | 27/10/2023 | Haaretz | traduzido pelo PAZ AGORA|BR www.pazagora.org ]

Em meio ao aumento da violência na Cisjordânia, tendo como pano de fundo a guerra de Gaza, moradores da vila palestina de Deir Istiya, que retornavam da colheita de azeitonas na sexta-feira, encontraram folhetos enfiados sob os limpadores de pára-brisa de seus carros, ameaçando expulsá-los à força de suas terras.

Intitulados “Vocês queriam a guerra, esperem pela grande Nakba “, os panfletos em língua árabe eram dirigidos aos “inimigos do povo judeu” e alertavam os palestinos de que era “sua última chance de fugir para a Jordânia de forma ordenada antes de nós “os expulsarmos à força de nossas terras santas que nos foram legadas por Deus.”

Os panfletos foram encontrados em carros perto do cruzamento de Yakir, em terras agrícolas palestinas ao norte do assentamento israelense de Ariel , disse o chefe do conselho de Deir Istiya, Firas Diab. Mais cedo naquele dia, os colonos entraram nos olivais da aldeia e atiraram pedras nos agricultores. Nos últimos dias, localizações e fotografias dos olivais palestinos, bem como as épocas de colheita, foram publicadas nos grupos de WhatsApp dos colonos.

O panfleto também dizia: “A organização assassina, semelhante ao ISIS e demoníaca do Hamas, que quer destruir este país, cometeu o seu maior erro na história ao declarar guerra e massacrar crianças e idosos… Vocês queriam uma Nakba como em 1948 e nós despejaremos sobre vocês uma grande catástrofe em breve.”

Os palestinos usam o termo “Nakba”, que significa “desastre”, para se referir ao estabelecimento do Estado de Israel e à perda das suas terras ancestrais [na Guerra de 1947/1948].

EDITORIAL HAARETZ 15/10/2023 |

Colonos tentam arrastar Israel para Guerra na Cisjordânia

Enquanto os israelenses monitorizam de perto o risco de abertura de uma frente norte na guerra, há aqueles que encorajam deliberadamente a abertura de uma frente oriental. Não há outra forma de o dizer: os colonos também estão tentando arrastar Israel para uma guerra na Cisjordânia.

O número de ataques contra palestinos por parte de colonos na Cisjordânia aumentou desde o início da guerra na Faixa de Gaza. Seis palestinos foram mortos em dois incidentes na semana passada na aldeia de Qusra ; segundo moradores, cinco foram mortos a tiros por colonos.

De acordo com uma investigação do EDI, uma força militar ouviu tiros e correu para o local com uma equipe de resposta de um assentamento próximo. Os soldados afirmam que atiraram em direção a um campo aberto, não à aldeia, mas os mortos foram baleados dentro da aldeia. 

Nos dias anteriores ao incidente, em anúncios publicados em grupos de WhatsApp, os colonos dirigiram-se aos moradores com a mensagem: “Não temos linhas vermelhas. Vamos puni-lo para fazer de você um exemplo. Nós vamos emboscar você!”

Além disso, um colono foi filmado disparando contra um homem palestino à queima-roupa em Al-Tuwani, uma aldeia nas colinas de South Hebron. Um vídeo distribuído pelo B’Tselem mostrou o colono se aproximando, empurrando e depois atirando no homem, na presença de um soldado israelense. O exército confiscou a arma e o agressor foi interrogado pela polícia, mas na semana passada o EDI disse que forneceria cerca de 1.000 armas adicionais às equipes de segurança dos assentamentos.

Após os ataques, o porta-voz do EDI, Daniel Hagari, exortou os colonos a não “interferirem nos esforços antiterroristas” e disse que a responsabilidade pela segurança de Israel é “somente do exército”. Isso está longe de ser suficiente. Há membros do gabinete cuja lealdade é acima de tudo para com o empreendimento de colonização.

Esses e os seus parceiros na coligação governamental encorajaram a criminalidade e o roubo de terras e apoiaram a violência dos colonos. O governo e o homem que o liderava, Benjamin Netanyahu, abandonaram as comunidades fronteiriças de Gaza e deixaram-nas indefesas, pois o EDI concentrou-se em dar segurança para todos os caprichos dos colonos da Cisjordânia, fosse a sucá do deputado do ‘sionismo religioso’ Tzvi Yedidia ou aos colonos que queriam rezar no Túmulo de José. ou no Monte Ebal. Quando as pessoas perguntam onde estava o EDI, parte da resposta é: nos territórios Ocupados.

Através do seu domínio sobre o governo, o empreendimento de Anexação e apartheid permite aos colonos criar provocações e incitar a guerra também na Cisjordânia. Para detê-los, enviar o porta-voz do EDI não é suficiente. O primeiro-ministro deve comparecer pessoalmente e ordenar que parem de pôr em perigo a segurança de Israel.

É difícil acreditar que Netanyahu irá expulsar o ‘Sionismo Religioso’ do governo, uma vez que está preocupado com a sua sobrevivência política. Mas se ele permitir que a violência dos colonos continue, o que levará à abertura de outra frente, ele será responsável por outro fracasso na sua série de fracassos desastrosos.

EDI arma milícias de colonos na Cisjordânia

Os recrutas deverão passar por um treinamento básico acelerado durante três semanas, após as quais serão armados e estacionados nos assentamentos. O programa está aberto a civis com idades entre 27 e 50 anos, que não serviram no exército israelense.

[ por Hagar Shezaf | 02/11/2023 | Haaretz | traduzido pelo PAZ AGORA|BR www.pazagora.org ]

O Exército de Defesa de Israel pretende recrutar colonos que não cumpriram o serviço militar e colocá-los como milicianos de defesa regional na sua área de residência.

Foi solicitado aos candidatos que preenchessem um formulário para indicar, entre outras coisas, a sua filiação religiosa entre ultraortodoxa , nacional-religiosa, nacional ultraortodoxa , religiosa ou outra.

Apenas os assentamentos ultraortodoxos da Cisjordânia estão incluídos na lista de localidades que os candidatos irão proteger. Os assentamentos são Ibei Hanachal, Ma’ale Amos, Emmanuel, Beitar Ilit, Modi’in Ilit e Tel Zion.

Um site designado afirma que a candidatura será avaliada de acordo com “vários critérios”, mas não especifica o que esses critérios incluem. Uma pessoa que ligou para o exército para perguntar sobre o programa foi informada de que o treinamento básico começaria em duas semanas e que receberia o soldo de um soldado regular e, depois disso, o salário de um reservista.

Quando o interessado perguntou se a ficha criminal impediria seu alistamento, o representante militar perguntou se essa ficha criminal era “algo como a juventude das colinas”, referindo-se aos colonos radicais, muitas vezes violentos, de postos avançados ilegais . Ele pediu para não dar mais detalhes. Foi-lhe também dito que poderia ocupar o cargo numa comunidade que não era o seu local de residência, mas que o exército não lhe forneceria alojamento.

Outra pessoa que perguntou sobre o programa e disse ao representante militar que havia sido um jovem das colinas , foi questionada se tinha antecedentes criminais. Quando respondeu afirmativamente, foi-lhe dito que, em alguns casos, o exército “ignoraria o assunto se ele estivesse falando sério. Depende”, e foi orientado a se cadastrar para que sua candidatura pudesse ser examinada.

No início desta semana, o exército suspendeu um reservista após violar vários procedimentos militares. O soldado, comandante de companhia de uma unidade de defesa regional no Bloco Etzion , disparou contra um palestino que violava as regras de combate e bloqueou o tráfego palestino em frente à entrada do assentamento Ma’ale Amos, contrariando as ordens do comandante de sua brigada.

Bloqueou estradas para o tráfego palestino, juntamente com colonos civis, não impediu a construção de estradas não autorizadas em torno de assentamentos e realizou incursões não autorizadas durante o serviço. O comandante da companhia foi suspenso, mas não demitido do cargo.

Desde o início da guerra em Gaza, o  EDI distribuiram cerca de 8.000 armas a ‘esquadrões de defesa’ de assentamentos e batalhões de defesa regionais na Cisjordânia.

Além disso, tal como publicado anteriormente no Haaretz, desde o início da guerra, cerca de 1.500 homens ultraortodoxos acima da idade de isenção para o serviço militar (26) apresentaram pedidos para serem alistados na reserva.

Os seus pedidos foram apresentados no âmbito do programa “Fase B”, uma linha designada para homens ultraortodoxos introduzida há dois anos, principalmente para cargos de motoristas nas profissões de saúde e para identificação de falecidos.

“Tendo em conta as circunstâncias atuais, recebemos muitos pedidos de cidadãos que receberam isenção do serviço militar no passado e que desejam ser voluntários no EDI. Durante anos, o EDI tornou possível o alistamento como parte da “Fase B” um processo que inclui recrutamento para treinamento básico, após o qual os voluntários podem se alistar e contribuir para o serviço de reserva ativa.

MEMÓRIA ! EDITORIAL HAARETZ | 20/03/2023

Eles frequentavam os topos das colinas e salas de interrogatório da Cisjordânia. Agora definem a política policial

Itamar Ben-Gvir (centro) e Chanamel Dorfman (à direita) em Tel Aviv no ano passado. 

A ilegalidade do Ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, não tem limites. Depois de tentar assumir o controle da polícia, de repreender agentes policiais superiores e inferiores e de tentar intervir nas operações da polícia, verifica-se agora que nomeou como chefe de gabinete um antigo alvo do serviço de informações de segurança do Shin Bet, que está trabalhando para desmantelar o polícia de dentro.

Chanamel Dorfman é um antigo “jovem das colinas” [ os colonos radicais, muitas vezes violentos, de postos avançados ilegais] que havia sido banido da Cisjordânia pelo chefe do Comando Central do exército e pelo Shin Bet. Ele ficou famoso por ser um dos convidados que dançou com armas e a foto de um bebê palestino assassinado, no casamento da filha do chefe da organização supremacista judaica Lehavá, Benzi Gopstein. Agora esse provocador racista se tornou todo-poderoso no Ministério da Segurança Nacional e na Polícia.

Como chefe de gabinete do ministro, Dorfman repreende, grita e xinga oficiais superiores da polícia, intervém no trabalho da polícia e até recebeu um carro da polícia para viajar. É inconcebível que um ex-‘jovem do alto das colinas’ e antigo alvo da inteligência da polícia e do Shin Bet esteja dando ordens a policiais. No passado, Ben-Gvir e Dorfman circulavam entre os topos das colinas da Cisjordânia, salas de interrogatório e tribunais. Agora, estão nos corredores da política e do poder.

Os resultados deste pesadelo são evidentes no terreno. Houve um aumento acentuado de assassinatos na comunidade árabe , uma falta de planos operativos no Ministério da Segurança Nacional e um caos na polícia.

Na ausência de um adulto responsável, não é surpresa que o Supremo Tribunal, como sempre, se tenha levantado para proteger a polícia da tirania do ministro e do seu braço direito. Numa medida invulgar mas necessária, o juiz Isaac Amit emitiu uma decisão contundente que proíbe Ben-Gvir de intervir nas decisões operacionais dos agentes da polícia.

Isto seguiu-se aos esforços de Ben-Gvir primeiro para forçar o chefe da polícia de Tel Aviv, Ami Eshed, a usar mão de ferro contra os manifestantes em Tel Aviv e depois, depois de Eshed se ter recusado a curvar-se à sua autoridade, para o expulsar . O tribunal fez o que o Comissário da Polícia Kobi Shabtai deveria ter feito – impediu Ben-Gvir e o seu assessor de entrarem nos postos de comando avançados da polícia no auge dos protestos contra a planejada revisão legal do governo. Mas dada a fraqueza de Shabtai e a falta de contenção de Ben-Gvir, o tribunal foi forçado a ajudar a polícia.

A afronta de Dorfman para com os oficiais superiores da polícia e o comissário da polícia já levou um oficial superior a se demitir. A sua conduta, combinada com a falta de contenção de Ben-Gvir e a decisão invulgar do tribunal, fornecem provas adicionais de que o Primeiro-Ministro Benjamin Netanyahu não tem controle sobre o seu governo. Netanyahu não pode impedir Ben-Gvir de enlouquecer.

Comentários estão fechados.