Cisjordânia tem novos assentamentos ilegais e estradas exclusivas enquanto a Guerra em Gaza ceifa vidas

22.11.2023

Nesta quinta-feira, dezenas de voluntários do PAZ AGORA vieram ao Kibutz Be’eri, praticamente destruído no ataque terrorista do Hamas em 7/10.

Os ativistas participaram de um mutirão para colheita de frutas, devolvendo vida ao Kibutz, simbolizando a reconstrução do país.

Cultivamos a esperança, a solidariedade e a paz de que todos tanto precisamos.

Desde o início da guerra que começou após o massacre do Hamas em 7 de outubro, temos testemunhado um aumento sem precedentes na construção ilegal por colonos em toda a Cisjordânia. 

Só nas últimas seis semanas, documentamos o estabelecimento de pelo menos quatro novos postos avançados e a criação de nada menos que nove novas estradas não autorizadas, muitas delas conduzindo a postos avançados ilegais.

A construção ilegal na Cisjordânia ocorre durante todo o ano. Contudo, em muitos casos, durante tempos de guerra e operações militares, observamos um aumento notável no número de outposts (postos avançados) estabelecidos no terreno. Por exemplo, durante a operação Guardião das Muralhas (maio de 2021), o posto avançado de Evyatar foi estabelecido nas terras das aldeias palestinas de Yatma e Beita. A Administração Civil [órgão militar encarregado de controlar os territórios ocupados], que coíbe minimamente a construção ilegal dos colonos durante os tempos normais, está operando com capacidades limitadas. Na prática, isto permitiu que a construção dos colonos prosseguisse quase sem impedimentos.

Durante o conflito atual, há um aumento sem precedentes na expansão de estradas e caminhos ilegais construídos pelos colonos, algo que não vimos desde a Segunda Intifada. A par da construção ilegal, há numerosos casos de impedimento de acesso de palestinos às suas terras na Área C e a tomada de controle de pelo menos um poço.

Mapa de assentamentos e estradas novos criados durante a guerra em Gaza

Estradas

A Equipe de Observação de Assentamentos do PAZ AGORA documentou pelo menos 9 novas estradas não autorizadas, que foram pavimentadas desde o início da guerra. Cada uma dessas estradas se estende por centenas de metros, até vários quilômetros. Muitas vezes, a construção de uma nova estrada facilita a tomada de uma área significativa, dificultando ou impedindo os palestinos de acessar as suas terras perto da estrada. 

Estas novas estradas proporcionam acesso conveniente desde as principais auto-estradas ou povoações até postos avançados recentemente estabelecidos e áreas agrícolas utilizadas pelos colonos. Algumas destas estradas foram construídas em terras palestinas privadas. 

Durante a guerra, algumas das estradas pavimentadas foram asfaltadas, permitindo um deslocamento tranquilo e com o mínimo de obstáculos. Em alguns casos, a construção inicial da estrada foi facilitada com recurso a equipamento mecânico pesado. Em pelo menos um caso, foi pavimentada uma estrada dentro de uma reserva natural declarada.

Lista de novas estradas (exclusivas para colonos):

  1. Posto Avançado Sneh Yaakov/Givaat Ronen próximo à vila de Burin – Estrada não autorizada nas terras da vila de Burin.
  2. Assentamento Peduel, nas terras de Kufr ad – Dik – Longa estrada não autorizada ao sul do assentamento e a oeste em direção à aldeia de Kufr ad – Dik . A estrada leva a um novo posto avançado.
  3. Reserva Natural Nahal Kana – Nova brecha na estrada do posto avançado Alonei Shilo em direção ao assentamento Immanuel. Toda a estrada passa pelo território da Reserva Natural Nahal Kana. A estrada foi inicialmente violada em 2018 e o PAZ AGORA apresentou uma queixa à polícia relativamente aos trabalhos em curso.
  4. Postos Avançados de Shiló – Foi estabelecida uma estrada que liga os postos avançados de Esh Kodesh ao leste, provavelmente servindo como acesso às terras agrícolas pertencentes aos assentamentos.
  5. Postos Avançados de Shilo – Uma estrada ao longo da Estrada Alon (Rota 458) do leste em direção aos Postos Avançados de Shilo foi estabelecida.

Nova estrada ao norte do assentamento Negohot

Novos Outposts (postos avançados ilegais)

Desde o início da guerra contra o Hamas, a Equipe de Observação dos Assentamentos do PAZ AGORA documentou pelo menos quatro novos postos avançados de assentamentos. Além disso, pelo menos um posto avançado adicional, que no passado tinha sido construído e evacuado, foi novamente reconstruído.

Lista de postos avançados:

  1. Ao sul do assentamento Peduel.
  2. Nas proximidades dos assentamentos Shilo, a oeste do assentamento Avichai, e nas terras da aldeia de Turmus Ayya, novas caravanas foram implantadas.
  3. Perto do posto avançado de Asa’el, no sul das Colinas de Hebron, uma pérgola/tenda foi erguida, e a área é agora habitada por colonos.
  4. Adjacente ao posto avançado de Asa’el, algumas centenas de metros a oeste, foi estabelecido outro posto avançado, incluindo uma estrutura móvel e uma tenda.

Além disso, poucos dias após o início da guerra, os colonos restabeleceram o posto avançado de Sde Yonatan nas terras de Deir Dibwan. Sde Yonatan foi estabelecido e demolido várias vezes nos últimos dois anos. Ao norte do assentamento de Ngohot, os colonos continuaram a expandir o posto avançado estabelecido nas terras de Beit Awwa em julho passado.

Posto avançado a oeste do assentamento Avichai e nas terras da vila de Turmus Ayya.

Construção com Planejamento e Aprovação

Além da expansão ilegal da construção por colonos, foi pavimentada uma estrada do posto avançado de Emmanuel em direção à estrada Nahal Kana (Rota 248), com autorização oficial.

Da mesma forma, devido à pressão do Ministro dos Transportes, as obras na Estrada Circular de Huwara continuaram durante a guerra, e foi pavimentada no domingo, 12 de novembro de 2023. A construção da estrada custou 350 milhões de shekels e levou à expropriação de 406 dunams de terras palestinas privadas.

Apreensão de uma Fonte de Água

Durante a guerra, temos conhecimento de pelo menos um caso de colonos que tomaram o controle da nascente de Ein Silon, localizada numa das estradas a sul, da aldeia de Qusra até à Auto-estrada 60. A estrada não é utilizada há muitos anos e está bloqueada para tráfego palestino. Desde o final de outubro, colonos da região de Shilo chegam quase diariamente à fonte. Em pelo menos um caso, foi documentado que colonos vandalizaram a estrutura da nascente.

Bloqueio do tráfego palestino nas estradas principais e no fluxo de água

Como parte da luta pelo controle da área C, desde o início da guerra os colonos têm realizado protestos e bloqueado estradas nos casos em que o exército permite a movimentação palestina nas principais rotas. Além disso, foram documentados dezenas de casos de impedimento à colheita das azeitonas por palestinos, principalmente em áreas adjacentes às margens das estradas. A luta contra a colheita da azeitona ganhou apoio dos apelos do Ministro Smotrich e do deputado Zvi Sukkot. No início do conflito, os colonos colocaram bandeiras israelenses entre as estradas principais e as estradas que ligam às aldeias palestinas como símbolo de autoridade. Os palestinos estão hesitantes em remover as bandeiras e elas permanecem no local há muitas semanas.


PAZ AGORAEmbora a atenção interna e internacional esteja voltada para a guerra, a Cisjordânia tornou-se um cenário de tomada de controle sem precedentes pelos colonos na Área C.

Os colonos estão criando novos postos avançados e abrindo estradas em proporções não documentadas desde a Segunda Intifada. Simultaneamente, impedem os palestinos de viajar nas estradas principais. Ao longo do último mês e meio, juntamente com a violência dos colonos , esta atividade transformou a Área C numa zona quase totalmente controlada pelos colonos. 

Se Israel não agir e não aplicar a lei, no rescaldo da guerra de Gaza, poderemos acordar para a anexação de fato da Área C na Cisjordânia, perpetrada pelos próprios colonos.”

Comentários estão fechados.