Peres em Davos: "O Estado Palestino já existe"

No Fórum Econômico Mundial, o presidente israelense e o primeiro-ministro palestino discutem formas de destravar o processo de paz. Peres insta a comunidade internacional a conter a influência destrutiva do Irã no O. Médio.

Os palestinos já criaram de fato um Estado, quando as negociações de paz ainda caminhavam, disse hoje o presidente de Israel, Shimon Peres, no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suiça.

Durante uma discussão sobre as chances de paz no Oriente Médio, Peres elogiou o presidente palestino Mahmoud Abbas e seu primeiro-minstro Salam Fayyad por seus esforços para construção do Estado, incluindo o estabelecimento de uma força militar independente.

Peres disse no painel, que incluiu Fayyad, que a construção do Estado é possível sem negociações. Referindo-se ao Irã, instou a Europa a impor sanções mais duras para frear o programa nuclear daquele país, acrescentando que a comunidade internacional precisa por fim à influência iraniana no Oriente Médio.

Disse ainda que o Irã transformou Gaza numa base para ataques de foguetes contra Israel e que o Hezbollah, que é apoiado por Teerã, quase levou o Líbano à destruição.

Primeiro-ministro palestino e Presidente de Israel dialogam em Davos, Suiça

Primeiro-ministro palestino e Presidente de Israel dialogam em Davos

Peres falou que o Irã é o único país no mundo que prega abertamente a destruição de outro país – Israel. Tamb[em instou a comunidade internacional a estimular os iranianos a derrubar o regime do presidente Mahmoud Ahmadinejad.

Conforme o presidente, Israel tem o dever histórico de fazer a paz com os palestinos, da acordo com o que ele referiu como a tradição judaica que não permite a judeus que dominem outro povo. A solução, disse, é dois Estados para dois Povos.

Fayyad disse durante o debate que tanto a construção do Estado quanto as negociações são igualmente importantes. “O processo político desde os Acordos de Oslo não foi suficientemente focado”, disse, acrescentando que a comunidade internacional deve intervir no processo –  “Olhe para nós, estamos lutando simplesmente para sentar (na mesa de negociações). É hora de reconhecermos que o processo fracassou”.

Peres discordou, dizendo que o processo deve se focalizar em conversações diretas entre Israel e os palestinos e que o conflito israelense-palestino não é uma questão global.

Ontem, o negociador de Israel  Yitzhak Molcho e seu interlocutor palestino Saeb Erekat reuniram-se em Amã, Jordânia, pela quinta vez. Representantes palestinos disseram que as conversas preliminares não renderam resultados.

[ publicado no YNet em 26/01/2012 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.