NYT: Netanyahu está isolando Israel

 

“Netanyahu está embaraçando Obama?”

Na seção de editoriais de ontem, o New York Times acusa o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de torpedear os esforços de paz e de isolar Israel. O jornal é veemente contra uma imagem do presidente americano Barack Obama como hostil e menciona o apoio firme de Obama a Israel em questões de segurança.

“Seu apoio (de Obama) a Israel jamais vacilou. Mas, tememos que Benjamin Netanyahu… leia as próximas eleições como uma outra razão para ignorar o conselho do presidente e recusar qualquer compromisso com os palestinos, não importando o quanto seja essencial para a própria segurança de Israel”.

Benjamin Netanyahu

Benjamin Netanyahu

“O Sr. Netanyahu deveria estar preocupado por seu país estar mais isolado agora do que quando assumiu seu governo. Esse isolamento irá se aprofundar enquanto as negociações continuarem num impasse. Nenhum voto em New York tornaria isso menos verdadeiro – nem menos perigoso para Israel.”

O artigo é mais critico a Netanyahu, por ser “o mais intratável…sobre a…construção de assentamentos…”. E vai mais fundo. Acusa Netanyahu de buscar embaraçar Obama, “sendo ovacionado por congressistas republicanos”. Define os atos de Netanyahu como um “comportamento surpreendente por parte de um aliado, tão próximo, que não serve aos interesses do seu próprio país”.

Barack Obama

Barack Obama

O presidente Obama é várias vezes defendido no artigo, que comenta: “O Sr. Obama repetidamente afirmou apoio a Israel e o fez com ações… Teve muito mais sucesso que George W. Bush ao impor duras sanções sobre o Irã…   A cooperação em segurança é forte, incluindo o apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento rápido de um sistema israelense de defesa contra mísseis”.

“O governo [Obama] pressionou o Egito na semana passada para proteger diplomatas de Israel no Cairo e negociou um acordo para aliviar as tensões com a Turquia…” diz o jornal.

[ Publicado pelo YNet em 15/09/2011 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.