“OUR BOYS” , Bibi Netanyahu e a Deterioração da Democracia de Israel   

 

OUR BOYS - O Assassinato foi só o Começo

OUR BOYS – O Assassinato foi só o Começo…

Our Boys” é uma série israelense (distribuída pela HBO) baseada em acontecimentos verídicos ocorrido no verão de 2014, antes da guerra entre Israel e Gaza: o sequestro e assassinato de 3 jovens israelenses na Cisjordânia e o sequestro e assassinato de um jovem palestino em Jerusalém.

A série focaliza principalmente a investigação do Serviço Secreto (Shin Bet) contra os suspeitos (judeus ultranacionalistas, ultrarreligiosos e antissistema) do assassinato do jovem palestino Abu Judeir de 16 anos.

Os primeiros 4 capítulos já foram transmitidos pela cadeia HBO e a série até aqui parece espetacular. Mostra uma complexidade em geral pouco conhecida fora de Israel. Analisa com coragem as duas partes de um conflito que leva décadas provocando demasiadas feridas.

Mas Bibi Netanyahu não pensa o mesmo. Em sua página de Facebook criticou a série, que chamou de  antissemita e pediu o boicote do canal israelense que a transmite. Uma loucura, por vérios motivos.

Primeiro, porque a série é ótima;

Segundo, porque ao tachá-la de antissemita banaliza o verdadeiro antissemitismo, que existe;

E, terceiro, porque o primeiro-ministro de um país democrático não pode atacar de maneira pública uma cadeia de TV quando não gosta do conteúdo de um  programa.

Este ataque de Bibi é parte de una campanha orquestrada pelo Escritório do Primeiro Ministro, na qual participa todo o sistema oficialista de Hasbará [explicação, propaganda] , incluído seu filho Yair Netanyahu desde sua conta pessoal no Twitter.

Consiste em tachar de esquerdistas, traidores e desleais (termos que utilizam como sinônimos) a todos os que critiquem Bibi Netanyahu, especialmente os meios de comunicação e seus periodistas. Como se Bibi fosse o Estado.

O desespero de Bibi se deve ao seu envolvimento em várias causas judiciais por corrupção, fraude e abuso de confiança. E a mídia, como é natural num país livre, informam sobre isso diariamente.

As diatribes de Bibi contra os jornalistas são constantes. A última vítima é Guy Peleg, repórter israelense do canal 12, casualmente (ou não) o mesmo que transmite a série “Our Boys”. Bibi acusou pessoalmente  Peleg de propagar fake news sobre suas causas judiciais.

O resultado desta incitação à violência foi um avalanche de ameaças anônimas de morte que obrigaram o canal 12 a contratar escoltas para proteger  Guy Peleg. A cruzada de Bibi contra os meios de comunicação põe em perigo o futuro da democracia israelense.

Porque a liberdade de expressão e informação é um dos  pilares de qualquer sociedade democrática, indispensável para a formação da opinião pública. Que o primeiro ministro de Israel peça o boicote de um canal de TV não tem precedentes e é  gravíssimo.

Recomendo que todos vejamos a série “Our Boys”. Porque é ótima. Porque mostra as complexidades do conflito de maneira humana. E, acima de tudo porque Bibi não gosta.

[ por Ariel Kanievsky (twitter 30|08|19 J-Amlat) – traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.