Givat HaMatós – 1.257 casas em assentamento que impedirá contiguidade da Cisjordâniae

Licitação em Givat Hamatós para 1.257 casas ameaça acordo de Paz

A construção em  Givat Hamatós irá dificultar severamente a perspectiva de uma Solução de Dois Estados  porque  irá praticamente bloquear a possibilidade de contiguidade territorial entre Jerusalém Oriental e Belém – a principal área metropolitana palestina – e evitará qe o bairro palestino de Beit Safafa se conecte com um futuro Estado Palestino.

A ação de hoje representa  a última progressão desde  fevereiro de 2020, quando foi publicada uma licitação para 1.077 unidades  das 2.610 que compunham o Plano T de  Givat HaMatós. Desde então, 180 unidader foram acrescidas à licitação. O significado da publicação do ” Tender Booklet” é que agora a licitação está aberta para lances e empreiteiros podem apresentar suas propostas para ganhar o direito de construir unidades em  Givat Hamatós. O prazo final para apresentação de propostas é 18|01|2021, 3 dias antes da mudança do governo americano.

PAZ AGORA:  “Este é um grande golpe nos prospectos para a paz e a possibilidade de uma Solução de Dois Estados. O governo Netanyahu-Gantz foi estabelecido para combater o coronavirus, mas em vez disso está se aproveitando das últimas semanas da administração  Trump para criar fatos consumados  que serão muito difíceis de desfazer para alcançar a paz. Esta licitação ainda pode ser detida. Esperamos que aqueles neste governo que ainda tem algum senso de responsabilidade pelo nosso futuro farão o que puderem para cancelar a licitação, antes que os lances sejam apresentados”.

Outra mudança que foi feita na licitação foram os termos de como as unidades serão vendidas ao público. A publicação original era de  “Mechir Lamishtaken” (“Preço ao Morador”) e agora existe um novo tipo chamado  “Mechir Mufhat” (“Preço Reduzido”) . Esta alteração é insignificante em termos da construção e implementação da licitação (apenas para a forma de venda aos potenciais compradores). Porém, como o “Preço Reduzido” é um novo tipo de venda, a Autoridade de Terras de Israel  (ILA) ainda precisará assiná-la. A publicação da licitação determina explicitamente: “Observe que a decisão do Conelho da ILA com vistas ao preço reduzido ainda está por ser assinada e assim poderão haver mudanças nas condições da licitação, inclusive seu cancelamento”.  Acreditamos que esta não seja uma alteração relevante em termos de significado político e a implementação da licitação. Entretanto, esta frase na publicação pode facilitar, legalmente, que o ILA cancele a licitação,

No início desta semana, um trabalhador de campo do Ir Amim visitou o local e descobriu que se haviam iniciado trabalhos arqueológicos.  Estas escavações são chamadas de “salvage excavations” e são obrigatórias antes que qualquer construção se inicie em Israel, para assegurar que a futura construção não ameace potenciais descoberas arqueológicas.  Isto significa que o dinheiro para os trabalhos de infraestrutura começaram a fluir e logo poderemos ver os bulldozers começando as obras.

[ Publicado pelo PAZ AGORA em 15|11|2020 – Traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

 

Givat HaMatós está em vermelho; os bairros em azul à direita da Linha Verde são assentamentos israelenses na Cisjordânia.

Givat HaMatós está em vermelho | os bairros em azul à direita da Linha Verde são assentamentos israelenses na Cisjordânia.

PLANO DE GIVAT HAMATÓS – CISJORDÂNIA OCUPADA

Comentários estão fechados.