Assista | GERSHON BASKIN | entrevistado por Marcelo Lins e Sérgio Fausto

Em 20|11, o pacifista israelense  GERSHON BASKIN  foi tele-entrevistado no Instituto FHC, como fruto da articulação da ativista da J-AMLAT e empreendedora Sheila Mann (COM.POT– Peace on the Table) e apoio do IBI. 


O diálogo  (em inglês), artigos traduzidos pelo PAZ AGORA|BR e dados do livro mais  recente de Baskin, autobiográfico, seguem abaixo.

Marcelo Lins entrevistou GERSHON BASKIN
Sérgio Fausto (IFHC)
moderou o evento

versão original em inglês


O Entrevistador Marcelo Lins é jornalista, apresentador, entrevistador, comentarista, repórter especial e editor de programas internacionais da Globonews, com fluência em francês, inglês, espanhol e italiano.

Entrevista do pacifista israelense GERSHON BASKIN

Neste webinar, um dos mais renomados ativistas pela paz e intelectual público de Israel, assessor de diversos primeiros-ministros de seu país e interlocutor reconhecido por líderes palestinos, será entrevistado por um dos jornalistas brasileiros que melhor conhecem o Oriente Médio. A conversa abordará as consequências do acordo de paz entre Israel e Emirados Árabes, o presente e o futuro das relações israelo-palestinas 27 anos depois dos Acordos de Oslo.

Seria factível retomar o sonho de criação de um Estado Palestino que coexista pacificamente com Israel? Em caso positivo, quais os passos a dar? Em caso negativo, quais as alternativas e os impactos para a paz, o desenvolvimento e a democracia naquela região?

GERSHON BASKIN tem um longo histórico de diálogo com os palestinos, desde a criação do IPCRI (Israel Palestine Center for Research and Information) – importante ‘think tank‘ de estudos e projetos conjuntos que co-dirigiu com diversos intelectuais palestinos, como Hanna Siniora (editor-chefe do jornal Jerusalem Times); fundador e líder da organização Israel-Palestine Creative Regional Initiatives; empreendedor político e social, focado em projetos de energia renovável no Oriente Médio, possui PhD em assuntos internacionais pela University of Greenwich. Assessor dos primeiros-ministros Menachem Begin z’l, Yitzhak Rabin z’l e Ehud Barak, foi responsável pela mediação para libertação do soldado israelense Gilad Shalit após 5 anos e 4 meses de sequestro pelo Hamas.


+++ Artigos de Gershon Baskin > LEIA AQUI em português


Livro “Em Busca da Paz em Israel e Palestina”

(a publicação em português está programada para  fev/2021)

A memória de Gershon Baskin, de 38 anos de intensa busca pela paz, se inicia com a infância em Long Island e uma viagem de bar-mitzva a Israel com a família.

Mais tarde, foi morar num kibutz, quando anunciou aos pais sua decisão de fazer aliá, emigrar para Israel. Eles o persuadiram a voltar para estudar na New York University e finalmente emigrou. Em Israel, passou dois anos marcantes vivendo com árabes do vilarejo de Kufr Qara.

Apesar da atmosfera de medo, Baskin descobriu que conseguia conversar tanto com judeus quanto com palestinos. E que muito poucos estavam engajados em esforços para entendimento mútuo. Por sua iniciativa, o Ministério da Educação e o gabinete do primeiro-ministro direitista Menachem Begin criaram o Instituto de Educação para Coexistência Árabe-Judaica, sob direção do próprio Baskin. Oito anos mais tarde, ele fundou e co-dirigiu o único think-and-do tank conjunto israelense-palestino para políticas públicas no mundo, o Israel/Palestine Center for Research and Information (IPCRI). Por décadas, continuou a cruzar fronteiras, frequentemente com uma  kaffiyeh (lenço típico árabe) no seu painel, para proteger seu carro em bairros palestinos,  O controle de passaporte nos aeropostos tornou-se kafkiano, pois agentes israelenses rotineiramente o tomavam por uma ameaça de segurança.

Durante os muitos ciclos de negociações de paz, Baskin serviu tanto como agitador externo pela paz ou como assessor  dentro de conversações secretas – por exemplo, durante o mandato de Yitzhak Rabin e durante a iniciativa movida pelo Secretário de Estado John Kerry. Baskin termina o livro com sua própria proposta, que inclui o estabelecimento de um programa de Educação para a Paz e Ministérios da Paz em nível de gabinete nos dois países, de forma a forjar uma Cultura de Paz.

APOIO E DIVULGAÇÃO



Detalhes em espanhol

Diálogo entre el periodista brasileño Marcelo Lins y el pacifista israelí GERSHON BASKIN

En este webinar, uno de los intelectuales públicos y activistas por la paz más reconocidos de Israel, asesor de varios primeros ministros de su país y un interlocutor respectado por los líderes palestinos, será entrevistado por uno de los periodistas brasileños que mejor conoce Oriente Medio. La conversación abordará las consecuencias de los acuerdo de paz entre Israel y los Países Árabes del Golfo, el presente y el futuro de las relaciones Israel-Palestina, 27 años después de los Acuerdos de Oslo.

¿Será posible retomar el sueño de crear un estado palestino que conviva pacíficamente con Israel? Si es así, ¿qué pasos deben tomarse? De no ser así, ¿cuáles son las alternativas y los impactos para la paz, el desarrollo y la democracia en esa región?

MARCELO LINS, egresado de la Pontificia Universidad Catolica de Rio de Janeiro, es comentarista internacional de Globo News, jornalista, apresentador, entrevistador, editor de programas internacionales de Globonews/Brasil, fluente en frances, ingles, español y italiano.

GERSHON BASKIN tiene una larga historia de diálogo con los palestinos, desde la creación del IPCRI (Centro de Investigación e Información de Israel y Palestina), un importante grupo de expertos para estudios y proyectos conjuntos que codirigió con varios intelectuales palestinos, como Hanna Siniora (editor en jefe del periódico Jerusalem Times); fundador y líder de la organización Iniciativas Regionales Creativas Israel-Palestina; emprendedor político y social, centrado en proyectos de energías renovables en Oriente Medio, es doctor en asuntos internacionales por la Universidad de Greenwich. Asesor de los primeros ministros Yitzhak Rabin z’l y Ehud Barak, fue responsable de la mediación para la liberación del soldado israelí Gilad Shalit después de cinco años y cuatro meses de secuestro por parte de Hamas.

 

Comentários estão fechados.