KKL – Keren Kaiemet LeIsrael quer financiar oficialmente a Ocupação

KKL – Keren Kaiemet LeIsrael  pretende operar oficialmente para Expandir Assentamentos na Cisjordânia

O diretório do KKL – Fundo Nacional Judeu deve reunir-se no domingo para discutir uma proposta que lhe permitiria comprar terras na Cisjordânia para expansão potencial de assentamentos.

Conforme a proposta, cujos detalhes foram primeiro publicados no site Walla news, o KKL iria adquirir terras privadas, com prioridade para terras dentro de assentamentos. terras onde a construção pareça oferecer alguns obstáculos e terras adjacentes a assentamentos existentes que podem ser usadas para sua expansão.

O KKL, organização fundada em 1901 para adquirir e desenvolver terras no pré-Estado de Israel para uso de judeus, vem operando não-oficialmente na Cisjordânia por anos, mas o fez usando uma subsidiária.

A proposta da organização prioriza terras no bloco de assentamentos Gush Etzion, no Vale do Jordão, entorno de Jerusalém, região de Biniamin (norte de Jerusalém), Colinas ao Sul de Hebron e áreas adjacentes à fronteira prpe-1967. A proposta não indica intenção de compra nas áreas de Nablus e Jenin.

A proposta afirma que o KKL continuará com o florestamento de áreas abertas na Cisjordânia “de forma a sustentar a terra”, em coordenação com a Administração Civil [órgão de controle do exército israelense sobre a Cisjordânia], o “órgão administrativo do governo na Cisjordânia”.

Ela adota a opinião legal redigida para o KKL em setembro de 2019 pelo Juiz Yosef Alon, que declara que o KKL pode comprar terras na Cisjordânia com a “intenção de assentar judeus”.

A proposta foi entregue aos membros do diretório num disco rígido, sob pedido de sigilo.

O representante do partido de esquerda Meretz na mesa de diretores, Ran Treinin, disse que esta era “uma proposta terrível introduzida num tempo terrível”, acrescentando que ele irá se opor na próxima reunião da diretoria.

Bezalel Smotrich, chefe do partido pró-colonos de extrema-direita Religioso Sionista , elogiou a proposta e disse que sua implementação estaria entre as demandas do partido durante negociações de coalizão. “Finalmente, o KKL está se aproximando do seu papel histórico – redimir terras na Terra de Israel com o propósito de lá assentar judeus”.

O KKL disse em resposta a este artigo que “vem operando há anos, e ainda o faz, numa maneira transparente, em todas partes da Terra de Israel, incluindo Judéia e Samária (nomes bíblicos da Cisjordânia -NT). A reunião agendada para o próximo domingo discutira e aprovará princípios de ação baseados numa minuta legal que foi requerida e recebida pela mesa de diretores anteriores, Neste momento, não existe intenção de desenvolver qualquer área nova na Judéia e Samária”.

[ Hagar Shezaf | Haaretz | 11|02|2021  | traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Nota da Tradução: Esta semana, a Corte Penal Internacional (ICC) de Haia determinou que tem jurisdição sobre a situação na Palestina e que este território  abarca a Faixa de Gaza e Cisjordânia, incluindo Jerusalém Oriental. Esta decisão abre caminho para processos penais contra israelenses e palestinos, por suspeitas de terem cometido crimes de guerra nesses territórios.

Vale destacar que o ICC  tipificou especificamente como crime de guerra a construção de assentamentos civis israelenses nos territórios ocupados. [  ler detalhes ]

 

 

 

 

 

Comentários estão fechados.