AMANHÃ: EVACUAR ‘Evyatar’ AGORA!

EVACUAR O ASSENTAMENTO ‘Evyatar’ AGORA!

UNA-SE A NÓS NA LUTA PELA PAZ |


MARCHA 6ª FEIRA 18|02  10h

[ publicado pelo Movimento PAZ AGORA e Haaretz | traduzido e editado pelos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA ]

EVACUAR EVYATAR E + 138 OUTPOSTS
O estabelecimento de um novo assentamento ilegal nas profundezas da Cisjordânia é um fardo para a segurança.
E uma ameaça às chances de paz.

Nesta 6ª feira marcharemos, junto com muitas outras organizações e centenas de ativistas, contra a iminente “legalização” de Evyatar
.
Venha! Encontro no Cruzamento de Tapuach às 9h30
Precisa de transporte? – Inscreva-se aqui!
Haverá ônibus para a manifestação, de todos os cantos do país.
Você não pode ir? Mande uma doação para o PAZ AGORA >  – DOE AQUI!
Join and share this event – Here!
Não há justificativa para criar um novo assentamento na Cisjordânia, que seria um fardo para a segurança, um explosivo político e um prêmio para os fora da lei.

O punhado de colonos que estabeleceu o outpost ilegal em Evyatar o fez ilegalmente, com o objetivo de arrastar Israel para aprofundar a ocupação e impedir seu fim. E levam um risco diário aos soldados do EDI e a uma séria escalada da violência na região.

O governo precisa ter bom senso e acabar com essa loucura.

Israel não pode ser arrastado por uma pequena minoria de extrema-direita.

Amanhã, às 10h, uma ampla coalizão de esquerda e centenas de ativistas irá se manifestar frente ao outpost ilegal de “Evyatar”

“Evyatar” foi criado sem aprovação ou autorização do governo, sobre terras pertencentes aos vilarejos palestinos de Yatma e Beita. Sob pressão de movimentos extremistas de direita, o posto avançado ilegal rapidamente se tornaria mais um assentamento isolado e perigoso nas profundezas da Cisjordânia. A ação é totalmente oposta à posição do EDI e de muitos membros do governo.

Exigimos que o Ministro da Defesa Benny Gantz e o governo de Israel cessem a usurpação de terras e evacue esse outpost ilegal.

Atarot_Plan_...

Este protesto em “Evyatar”, que segue o evento de 2 semanas atrás em Burin, é parte de uma série de protestos organizados por uma ampla coalizão de organizações, com os objetivos principais de combater a violência dos colonos e impedir a emergência da mais outposts ilegais.

Organizadores: PAZ AGORA [SHALOM ACHSHAV]; Mechazkim; COMBATENTES PELA PAZ; Breaking the Silence; Rabinos pelos Direitos Humanos; Mães Contra Violência; Looking at the Occupation in the Eyes; e outras ONGs e ativistas que não estão dispostos a deixar que os interesses dos cidadãos israelenses sejam ameaçados pelas ilegalidades de um grupo de extremistas de direita.

Presenças confirmadas:
Yair Golan, vice-ministro da Economia e Indústria, general da reserva;
Ayman Odeh, deputado da Lista Conjunta;
Gaby Lasky, deputada do Meretz e advogada de Direitos Humanos.
Centenas devem marchar contra a atitude do governo de “legalizar” assentamentos e violar o princípio de status quo que o condicionou.


Join us at Tapuch Junction, 09:30 AM. 

++ sobre Eviatar

HAARETZ | EVACUAR EVIATAR, SEM CONCESSÕES

Os colonos do outpost ilegal Eviatar concordaram em aceitar a oferta para evacuar o local, a eles proposta por representantes do governo. Suas altezas reais, senhores ladrões de terras, que criminosamente tomaram propriedades palestinas e sem um pingo de vergonha  erigiram uma comunidade ilegal, dignaram-se a concordar com o “compromisso” formulado pelo novo governo israelense especialmente para eles.

Como em Eviatar, uma série de assentamentos se originaram de um compromisso entre os colonos e o governo, ou com uma instituição militar, com a ‘yeshivá hesder’ (misto de estudos religiosos e serviço militar) que ali se projeta.

Tsahal Diz que Eviatar é Ilegal | 1º Teste de Bennett

Recrutas ajudam colonos a montar casas ilegais em Eviatar

Após recusa de Benny Gantz de acatar ordem de Netanyahu para não evacuar o outpost, o Comandante Central do exército rejeitou um apelo dos moradores de Evyatar contra sua expulsão do assentamento da Cisjordânia.

Este será o primeiro grande teste para o novo primeiro-ministro Bennett, que já foi chefe do Conselho dos Assentamentos da Judéia e Samária. Será que ele ficará ao lado da Lei, contra a Ocupação?

Lapid adverte: aprovar outpost ilegal Evyatar abalará relações internacionais de Israel

Autoridades diplomáticas de Israel estimam que a “legalização” do outpost Evyiatar levará a uma escalada nas atividades de deslegitimação contra Israel.

Meretz e Avodá repudiaram a medida, ameaçando romper a coalizão de governo

Evacuar Todos Postos Avançados Ilegais AGORA!

Se o governo de mudança quer manter o caráter do Estado de Israel como judeu e democrático, ele tem uma missão suprema – evacuar todos os postos avançados. AGORA!

“O outpost [Eviatar] será evacuado”, disse Yair Lapid. “Ele é ilegal. Não é questão de direita ou esquerda. É uma ordem do exército e da Administração Civil.”

Outpost Evyatar | Gantz rejeita ordem de Netanyahu

No apagar das luzes do governo de Netanyahu, Gantz ‘descobre’ que tem autoridade para autorizar ou não a construção de assentamentos nos territórios ocupados…
– Gantz a Netanyahu: “Você não tem autoridade quanto a ordens de evacuação”.

O objetivo dos colonos de Evyatar, que já tem 40 edificações, é evitar qualquer contiguidade entre 3 vilarejos palestinos em cujas terras estão construindo.

Read more about the Evyatar illegal outpost

Comentários estão fechados.