Colonos israelenses violentos lembram a KKK



Colonos mascarados arremessam pedras próximo ao cruzamento de Tapuach, 2013

[ por Michael Sfard | Haaretz | 10|02|2022 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR – www.pazagora.org ]

No final de junho de 2018, Yousef Azzeh, um palestino do bairro de Tel Rumeida, em Hebron, saiu para sua sessão diária de treinamento. Azzeh, que tinha 22 anos na época, era considerado um dos jogadores promissores de futebol na Palestina e até jogou na seleção juvenil nacional. Em partidas internacionais, usava o número 18 em sua camisa.

Como não há instalações de treinamento para palestinos na Hebron ocupada, Azzeh fazia seu treino diário de duas horas na rua. As práticas incluíam correr com pesos presos aos braços e pernas, uma série de exercícios de musculação, flexões abdominais e, em seguida, sprints sem pesos.

Soldados israelenses postados em Hebron conheciam o jogador de futebol de Tel Rumeida, e alguns deles, ele me disse, o encorajavam enquanto treinava. No entanto, a tentativa de criar normalidade no lugar mais anormal do mundo estava fadada ao fracasso e, naquele dia de verão, a sessão de treinamento deu errado. Um grupo de jovens judeus do assentamento na cidade apareceu, e enquanto Azzeh corria do outro lado da rua, eles gritavam maldições para ele e pegaram seus pesos, que ele havia deixado no chão, e os jogaram em uma lixeira.

Percebendo o que estava acontecendo, Azzeh gritou para eles devolverem sua propriedade e chamou um soldado próximo para intervir. Em segundos, o evento se intensificou. Um dos colonos gritou para Azzeh que a rua pertence aos judeus e que ele deveria ir e fazer seu treinamento em outro lugar. Alguém jogou uma pedra, que o atingiu e o feriu no tornozelo. Um terceiro colono o acertou com spray de pimenta. O pai deste último, ouvindo os gritos da rua, correu para o local, engatilhou seu rifle e apontou para Azzeh. Uma mulher palestina que tentou documentar o evento foi espancada e seu celular foi esmagado; um dos jovens judeus tirou o hijab da sua cabeça.

Um ano depois daquele evento, eu estava sentado em um café de Tel Aviv, revirando os rascunhos de apelações que meu estagiário havia escrito contra decisões tomadas pela polícia da Cisjordânia (chamada de Samaria e Judéia pelos direitistas). Como consultor jurídico da organização israelense de direitos humanos Yesh Din [Existe Justiça], meu escritório de advocacia representou, por muitos anos, palestinos que foram prejudicados pela violência dos colonos, como um serviço que a organização presta às vítimas de tais abusos.

O jovem Yousef Azzeh. Sua família é uma das corajosas que, apesar das dificuldades, tem permanecido em sua casa em Tel Rumeida, Hebron. Crédito: Yesh Din

Lidamos com muitas centenas de casos ao longo dos anos. As estatísticas relacionadas ao tratamento pela polícia de queixas de palestinos são deprimentes. Ao longo de uma década e meia, consistentemente a cada ano, 92% das queixas foram encerradas sem qualquer acusação. Em oito dos 10 casos, o encerramento foi realizado em circunstâncias que atestam uma falha investigativa.

As falhas dizem respeito ao trabalho básico da polícia: não pegar provas de testemunhas oculares nem obter seus depoimentos, aceitar álibis dos suspeitos sem verificar, falha crônica na busca em casas dos suspeitos, desinclinação para fazer o menor esforço para localizar suspeitos, mesmo quando a identificação de detalhes existe, documentação descuidada da cena e total ausência de relações de policiais intervenientes. Não é preciso ser um Sherlock Holmes para entender a importância de tais ações investigativas.

Nos casos em que uma investigação suplementar ainda é potencialmente possível, entramos com um recurso, na esperança de que alguém no sistema de aplicação da lei realmente se importe. Em sua linguagem legalista, geralmente seca, as centenas de apelos que apresentamos ao longo dos anos são um arquivo enfurecedor de violência humilhante e racismo brutal que encontram um muro de indiferença sistêmica por parte das autoridades. E agora, em Tel Aviv, a dissonância entre o conteúdo dos apelos que eu estava lendo, e a atmosfera alegre e moderna no café não poderia ser  mais extrema.

Entre os rascunhos dos recursos que apareciam na tela do meu laptop estava o do encerramento da queixa de Yousef Azzeh. Normalmente, os policiais que chegaram ao local prenderam Azzeh, não seus agressores. Ele foi interrogado por suspeita de agredir os colonos – que não foram questionados. Sua queixa sobre a violência que sofrera e o roubo de seus pesos foi totalmente ignorada. Ao ler o arquivo – incluindo o depoimento do “suspeito”, a declaração do soldado, que com rara honestidade afirmou que os israelenses haviam fomentado a provocação e instigado a violência, e o relato do policial que chegou ao local e viu que Azzeh tinha sido realmente ferido na perna (embora a fotografia que ele tirou estivesse misteriosamente faltando do arquivo) – eu tinha uma sensação crescente de que eu já tinha ouvido este nome: ‘Yousef Azzeh’. Que não foi a primeira vez que o representei. Yousef Azzeh, Yousef Azzeh – claro!

O pequeno Yousef. Seu nome emergiu das células na parte de trás do meu cérebro, cortou as centenas de palestinos cujas histórias eu tinha encontrado ao longo dos anos, e posicionou-se na vanguarda da minha consciência. Lembrei-me: Yesh Din e eu tínhamos lidado com um caso que o envolveu, 14 anos antes.

Hisham Azzeh abriu a porta com um sorriso largo. Surpreendeu-me como alguém na situação dele ainda poderia estar sorrindo. De longe, a casa da família Azzeh, empoleirada na encosta de uma colina, parecia muito bonita. Uma casa de pedra destacada situada em um jardim, num projeto com que muitas residências de Jerusalém e Hebron são abençoadas. Mas de perto, a severidade se instala.

A videira que cerca a casa como uma cerca parecia seca e sem vida. Levei um minuto para entender a razão disso: alguém tinha serrado todos os troncos que a conectavam à terra. Ela pairava no ar ao redor da casa como uma presença fantasmagórica. Acima do jardim, entre a encosta do morro e o telhado da casa, a família havia estendido um lençol plástico que bloqueava o céu. No lençol, havia pilhas de lixo e fraldas usadas, que, segundo Hisham, tinham sido jogadas lá por seus colonos-vizinhos que moravam no topo da colina. A folha de plástico tinha como objetivo evitar que o lixo pousasse no jardim.

Oliveiras vandalizadas, perto de Nablus, em 2013. Ao longo de uma década e meia, 92% das queixas dos palestinos foram encerradas sem qualquer acusação da polícia. Crédito: AFP

O próprio Hisham é deficiente. Um braço está paralisado, resultado de um evento que ocorreu após o massacre perpetrado por Baruch Goldstein contra os devotos muçulmanos na Tumba dos Patriarcas na cidade, em 1994. Alguns dias após o incidente, soldados detiveram Hisham aleatoriamente na rua e ordenaram que ele subisse em um poste de eletricidade e removesse uma bandeira da OLP que havia sido pendurada lá por jovens locais. Ele foi eletrocutado, e desde então seu braço está pendurado mancando ao seu lado. Como ele trabalhava como alfaiate, também perdeu seu sustento.

Agora, mais de uma década depois, Hisham nos levou para a sala de estar, onde Yousef, seu filho de 9 anos, estava esperando. O motivo da nossa visita foi que uma mulher que morava em uma das casas móveis no assentamento com vista para eles em Tel Rumeida atacou Yousef e quebrou-lhe os dentes.Com a ajuda da Yesh Din, a família apresentou uma queixa à polícia de Israel. Naquela ocasião, a polícia realmente emitiu uma acusação, mas seus erros investigativos (embora não soubéssemos na época) levariam à absolvição do suspeito. “A indecisão e as dificuldades”, escreveu o juiz do Tribunal do Magistrado de Jerusalém que ouviu o caso, “poderiam ter sido evitadas se a polícia tivesse operado da maneira padrão e tivesse conduzido arquivos de identificação, ao vivo ou por fotografias, próximas ao evento”.

Quatorze anos se passaram, o pequeno Yousef havia se tornado um jogador no time de futebol palestino, e ainda tomava golpes de colonos, ignorados pelas autoridades israelenses.

Estilo KKK

As ofensas cometidas por cidadãos israelenses contra palestinos e suas propriedades na Cisjordânia – que recentemente ganhou manchetes em Israel apenas por causa de ataques que também foram direcionados a ativistas judeus-israelenses de direitos humanos que vieram ajudar os palestinos– não são apenas um fenômeno criminoso. Eles estão repletos de implicações estratégicas e efetivamente constituem uma ferramenta que beneficia Israel, pois trazem mudanças politicamente significativas e unilaterais, destinadas a consolidar seu governo no território conquistado em 1967. Crimes de colonos estão sendo cometidos todos os dias, em toda a Cisjordânia, e sistematicamente expulsam os palestinos de seu ambiente vivo. Esquadrões de colonos tomam terra à força, arrancando bosques, batendo em agricultores palestinos e aterrorizando comunidades inteiras. Nas áreas que invadem, os colonos constroem ou plantam ilegalmente e criam uma presença criminosa permanente. Esse fenômeno ocorre principalmente em áreas rurais, mas também em Hebron e Jerusalém.

Um observador pode demarcar as linhas de presença dos colonos com base nas áreas construídas dos assentamentos, ou nas estradas vicinais que os cercam – mas este seria um quadro parcial e enganoso. Para entender a realidade territorial, é necessário falar com os agricultores palestinos. Eles apontarão para o horizonte e dirão que se cruzarem esse wadi [leito de rio seco] ou ultrapassarem aquela grande árvore – em uma área à qual tiveram acesso – correm o risco de serem atacados por colonos.

As verdadeiras linhas de fronteira, você aprenderá, são invisíveis. Elas são as linhas de violência em constante mudança que estão pressionando os palestinos em enclaves cada vez mais encolhidos. O terreno que foi a arena de batalha de ontem é apreendido hoje, e amanhã o terreno adjacente, que fica mais perto das casas da vila, se tornará a nova cena de luta.

Os dados compilados pela Yesh Din, durante os 17 anos de atividade da organização, apontam para um processo tão consistente quanto angustiante: do movimento da esfera central da violência nas áreas abertas para as aldeias palestinas, e nos últimos anos até mesmo para casas individuais, onde gangues de colonos realizam incursões na calada da noite, atacando no estilo Ku Klux Klan.

Eles atiram pedras, quebram janelas e ateiam fogo. Dos quase 1.500 casos com que lidamos ao longo desses anos, quase metade envolveu crimes de danos à propriedade, um terço foram crimes de violência e quase todos os demais, 12%, consistiam em tomada de terras. E estas são apenas as queixas que chegaram à Yesh Din. Há, sem dúvida, milhares de casos que não chegaram até nós.

Vergonhosamente, a atitude das autoridades israelenses – todas as autoridades, sob todos os governos – em relação a essa criminalidade racista e ideológica é puramente instrumental. Algo como a atitude do governo israelense em relação ao NSO e seu software de vigilância Pegasus, que, de acordo com investigações jornalísticas, tem sido vendido para déspotas e ditaduras em todo o mundo, que os usaram em suas guerras contra jornalistas e ativistas dissidentes de direitos humanos.  Como acontece com a Pegasus, os governos de Israel às vezes colaboram com a criminalidade dos colonos e permitem isso, seja por uma piscadela e um aceno, ou ignorando-a e, às vezes, se os danos nas relações públicas forem difíceis de conter, derramam lágrimas de crocodilo, emitem condenações e prometem lidar com o assunto.

Eu olho para esses jovens que são envenenados com racismo e ódio, e vejo todos os antissemitas que perseguiram seus antepassados e os meus, através de gerações.

Na verdade, a evidência de como o governo israelense apoia a criminalidade dos colonos é extensa e inequívoca. Uma lista parcial inclui uma política de fechamento de áreas em que haja “atrito” (um termo noticioso para ataques violentos por colonos a agricultores palestinos), com o resultado de que os bandidos nos assentamentos conseguem o que querem, e a capacidade dos palestinos de trabalhar suas terras é restrita ou negada completamente.

Em seguida, há a prática generalizada e bem documentada dos soldados das Forças de Defesa de Israel assistindo parados as ilegalidades dos colonos, violando assim a sua clara obrigação legal de proteger aqueles sob ataque e de prender os agressores.

A prática tem suas raízes em cima, com oficiais do EDI, que podem não ter medo do Irã, mas urinam em suas calças com a idéia de que os líderes dos colonos exerçam sua influência política para prejudicar suas perspectivas de promoção. Comandantes de brigada me disseram pessoalmente que instruem suas tropas a deixar os colonos para a polícia, mesmo sabendo que quando a polícia chegar, o crime já terá sido cometido e os criminosos terão fugido.

Outro exemplo de colaboração governamental com os colonos é a legalização retroativa das construções ilegais maciças pelos colonos, incluindo a desapropriação de terras para esse fim (por meio de um procedimento denominado, eufemisticamente, de “declaração de terra do Estado”).

Nos últimos anos, o exército, agindo a mando do escalão político, “kasherizou” [regularizou retroativamente] dezenas de postos avançados e bairros de colonos, todos eles construídos sem licença de construção e contrariando os planos mestres em vigor.

A mensagem clara que isso envia aos colonos é que a lei que limita a aquisição de terras e a construção sobre elas destina-se aos palestinos, não a eles. E que se os colonos construírem, receberão legitimidade retroativa, mesmo sem licenças; ninguém agirá para removê-los. E o exército irá protegê-los e permitirá sua presença ilegal no local.

Outro elemento é a aceitação do baixo nível profissional das agências de aplicação da lei, que deveriam lutar contra a criminalidade dos colonos – na verdade, a polícia da Cisjordânia é um tipo de espantalho sem vida, uma força de papelão destinada apenas a sair em fotos. Além disso, os postos avançados [outposts] e as fazendas judaicas das quais emanam os piores pogroms contra as comunidades palestinas recebem apoio político e financiamento público.

É assim que a sinergia no trabalho da desapropriação e judaização da Cisjordânia é alcançada: o governo de Israel faz o que pode de forma ordenada, oficial e aberta dentro das limitações diplomáticas e políticas que enfrenta, e os colonos sem lei preenchem as lacunas.

Como uma família criminosa cujos chefes preservam uma fachada respeitável enquanto seus soldados saqueiam e ferem aqueles que estão no seu caminho. A criminalidade dos colonos impede o acesso e o uso de terras pelos palestinos, e em certas regiões estão produzindo uma tranquila transferência populacional – de famílias que se mudam para outros locais em busca de um sustento alternativo ou de uma vida mais segura – e, assim, desocupam terras que o governo, por sua vez, aloca para serem colonizadas por judeus.

Automóvel palestino vandalizado em Hebron, 2021.

Veja, por exemplo, o caso do posto avançado de Evyatar. Em maio de 2021, várias famílias de colonos invadiram terras que pertencem municipalmente ao vilarejo palestino de Beita. Construíram novas estradas, instalaram infraestrutura e trouxeram casas móveis. Todas as suas ações, até a última delas, eram ilegais e não tinham as licenças necessárias. (Todos os assentamentos são ilegais sob o direito internacional, mas este também é ilegal em termos da lei israelense.) Nove aldeões de Beita foram mortos até o momento pelo exército durante as manifestações semanais montadas pelos habitantes de Beita contra o estabelecimento do posto avançado.

Em 2 de julho de 2021, os moradores do posto saíram, de acordo com a promessa do ministro da Defesa de examinar o status da terra; se não fosse propriedade privada dos palestinos, uma yeshivá seria estabelecida no local, que no futuro se tornaria um assentamento civil. Recentemente, no entanto, o ex-procurador-geral, Avichai Mendelblit, aprovou um plano para declarar terras estatais no local e planejar um assentamento lá – fazendo assim uma piada do Estado de Direito e, sobretudo, mostrando que o governo e os infratores são parceiros no crime. Quando o plano for implementado, será criada a continuidade física entre uma série de assentamentos na área, em meio à descontinuidade topográfica entre Beita e suas duas aldeias mais próximas, Yitma e Kablan [e a cidade palestina de Naplus]..

‘Oneg Shabat’ [‘comemoração de shabat’]

Há lugares na Cisjordânia onde os ataques dos colonos contra seus vizinhos se tornaram um passatempo local. Há lugares de onde clipes de violência de colonos entram no meu celular todos os sábados. Na verdade, a impressão é que há assentamentos onde a tradição é que, após os serviços matinais do Shabat, os observantes da seção masculina se propõem a cumprir a “mitzvá” [mandamento] de atirar pedras contra os palestinos da aldeia vizinha. Grupo após grupo de pessoas que possuem cidadania israelense, gozam de direitos civis associados a serem cidadãos, exercem poder político e têm um exército que os salvaguarda e apoia, embarcam em uma missão para roubar o cordeiro proverbial do pobre homem (como segundo II Samuel 12): causar estragos no sustento escasso dos homens e mulheres de uma comunidade, a quem por cinco décadas e meia tem sido negados os direitos civis, que não votam e não podem ser eleitos, e que não têm representação em nenhum dos centros de poder onde seu destino é decidido. Pessoas cuja segurança pessoal depende da prontidão de soldados e policiais, irmãos e irmãs dos pogromistas, para defendê-los contra aqueles para quem o hooliganismo racista é uma comemoração do Shabat.

Todo ativista de direitos humanos na Cisjordânia sabe que, além dos fins de semana, as férias escolares também são tempos maduros para problemas. Para alguns jovens colonos, arrancar oliveiras e roubar plantações de agricultores palestinos é o equivalente ao que assistir ao YouTube e enviar clipes para o TikTok são para adolescentes em lugares mais sadios.

Eu olho para esses jovens, envenenados por racismo e ódio, e para alguns de seus anciãos, que são seus mentores espirituais e implantam neles noções tóxicas de supremacia judaica, e enxergo todos os antissemitas que perseguiram seus antepassados e os meus através de gerações.

Há momentos em que seus rostos são trocados nos olhos da minha mente pelos rostos daqueles que expulsaram os judeus da Espanha, dos autores dos pogroms nas estepes da Rússia e da Ucrânia, das tochas de sinagogas em dezenas de outros lugares ao redor do mundo ao longo de centenas de anos.

Como produzimos entre nós as réplicas de nossos perseguidores? O que aconteceu conosco que, depois que fomos libertados de nossos opressores, hoje estamos fazendo aos outros o que odiamos? E como é que este novo antissemitismo goza do apoio e apoio do governo do Estado judeu?

De acordo com os termos do acordo do Protocolo Hebron de1997, Hebron é uma cidade dividida. A seção em que os assentamentos judeus estão situados, com 34.000 palestinos e cerca de 800 israelenses, está sob controle total israelense. A violência dos colonos e o apoio do EDI ao seu controle da área é uma das razões para a migração negativa dos palestinos desta parte da cidade, particularmente das ruas adjacentes aos assentamentos. A família Azzeh é uma das famílias corajosas que, apesar da dificuldade, permaneceram em sua casa em Tel Rumeida.

O recurso que solicitamos para Yousef trouxe a reabertura da investigação do ataque a ele enquanto estava treinando, mas o arquivo foi encerrado novamente, recentemente, sob a alegação de “perpetrador desconhecido”. Depois de anos de tratamento médico, Hisham ainda não está trabalhando. Yousef tornou-se o principal provedor da família e, como tal, teve que aposentar a camisa 18 e desistir do seu sonho de vida de jogar pela seleção palestina.

[ por Michael Sfard | Haaretz | 10|02|2022 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR – www.pazagora.org ]

++ Michael Sfard: Contra Despejos em Jerusalém Oriental
PAZ AGORA na SUPREMA CORTE por SILWAN
Como se diz “Ku Klux Klan” em Hebraico?
Lei de Expropriação de terras privadas foi derrubada
O governo de Israel ignora ordens da Justiça

Comentários estão fechados.