Não é só Ben-Gvir

ATENÇÃO! A DEMOCRACIA EM ISRAEL DEPENDE DE CADA VOTO !

 

.Extrema Direita disputa governo de Israel

O deputado de extrema-direita israelense Itamar Ben-Gvir, chefe do partido Otzmá Iehudit [‘Poder Judeu’] visita o mercado Hatikva de Tel Aviv em campanha para a 5ª eleição de Israel em cinco anos

[ Editorial do Haaretz  |  28|10|2020  | traduzido por Moisés Storch para os

Amigos Brasileiros do PAZ AGORA  |  www.pazagora.org ]

Haaretz.

A ascensão meteórica do deputado Itamar Ben-Gvir e seu partido, Otzmá Yehudit [‘Poder Judeu’], provocou medo pelo futuro nos círculos progressistas, tanto em Israel quanto no exterior. E quando o devotado discípulo de Meir Kahane [ rabino supremacista que pregava a expulsão dos árabes de Israel e que fundou o partido racista Kach, posteriormente proscrito – NT ]  ameaça tornar-se a terceira força mais forte no parlamento de Israel, há razões para se preocupar.
 

A legitimação de Ben-Gvir na mídia e na opinião pública, bem como o entusiasmo que ele gera entre muitos jovens, são presságios malignos.

Mas isso não é tudo – o perigo à espreita vai muito além disso. O kahanismo já se espalhou muito além dos limites de Otzmá Yehudit e do partido com o qual formou uma cédula conjunta, o ‘Sionismo Religioso’ – atingiu toda a ala direita, liderada pelo Likud de Benjamin Netanyahu. Às vezes parece que todos os deputados do Likud são Ben-Gvir. Enquanto Ben-Gvir e seu parceiro na chapa conjunta, o deputado Bezalel Smotrich, disseminam sua doutrina racista, juntamente com o plano de Smotrich de destruir o sistema de Justiça, nenhuma oposição ou mesmo reserva sobre seus planos foi ouvida do Likud ou qualquer outro partido direitista.

O silêncio do Likud ressoou amplamente, assim como o silêncio do seu líder. Depois que Netanyahu prometeu que Ben-Gvir e Smotrich serão ministros em seu próximo governo, em oposição diametral ao que prometera (em relação a Ben-Gvir) antes da última eleição, o branqueamento avançou mais um passo com o silêncio estrondoso sobre as ideias que eles apresentaram. Alguém deve perguntar a Netanyahu: O que mudou em Ben-Gvir que era desqualificado para servir em seu gabinete antes da última eleição, mas agora está qualificado? O silêncio de Netanyahu e do resto das primeiras fileiras do Likud indica que eles concordam com Ben-Gvir? Não há como interpretar o silêncio deles a não ser como consentimento. Em outras palavras, o próprio Likud está gradualmente se tornando um partido kahanista. Não é apenas abraçar os kahanistas para formar um governo. Está indo ainda mais longe, abraçando as suas ideias.

-> ++

Esta é uma nova situação moral e política para Israel. O kahanismo não só foi legitimado, como está se espalhando para o centro do mapa político. Depois de Ben-Gvir, Smotrich e sua turma terem servido como ministros seniores em um governo do Likud, a verdadeira revolução poderá ser completa – racismo aberto, ultranacionalismo, chauvinismo, xenofobia, ódio a qualquer um diferente, imposição do direito religioso [uma sharia judaica? -NT] e a destruição do sistema legal [fim das instituições democráticas -NT] terão se tornado todos pilares do governo de Israel.

Nenhuma notícia poderia ser mais ameaçadora do que isso.

[ Editorial do Haaretz  |  28|10|2020  | traduzido por Moisés Storch para os

Amigos Brasileiros do PAZ AGORA  |  www.pazagora.org ]

 

Comentários estão fechados.