A eleição de amanhã é para julgar os crimes de Netanyahu.

Supressão de eleitores. Incitação ao ódio. Eternizar a Ocupação. Cuspir nos judeus americanos. Louvar Donald Trump e a extrema direita israelense: A lista de acusações é longa. Os israelenses finalmente convocarão Netanyahu para o julgamento?

O crimes mais sérios de Benjamin Netanyahu foram cometidos à luz do sol, mas nunca serão julgados por uma Corte Judicial.


Escolha entre Ética e Moderação ou Imoralidade, Racismo e Ódio

[ por Bradley Burston | Haaretz | 31|10|2022 | traduzido por Moisés Storch parao PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]

Com relação à lide entre os cidadãos da Terra Santa vs. Netanyahu, uma palavra antes que você prepare seu voto para o veredito:

Membros do júri, como sabe, estão sendo convidados a tomar uma decisão, não sobre as acusações pelas quais o réu foi formalmente indiciado, mas para crimes mais graves – aqueles pelos quais ele nunca será julgado.

As ofensas foram cometidas em plena luz do dia, para todos nós vermos, e para que seus partidários exaltassem, mentissem ou se desculpassem.

Eles incluem, mas não se limitam, aos seguintes crimes:

1. Racismo, supressão de eleitores e incitação ao ódio. Demonização e deslegitimação e aplicação de padrões duplos a minorias, migrantes e qualquer cidadão que não vote em um dos partidos sob sua bandeira.

2. Revogação de fato da Declaração de Independência de Israel por meio da promulgação da Lei de Estado-Nação [Nation-State Law]. Assim fazendo, traindo a confiança e o extraordinário sacrifício de drusos, beduínos e muitos outros cidadãos não judeus de Israel.

3. Eternizando a Ocupação militar de Israel na Cisjordânia, fomentando um vasto projeto de assentamento expressamente projetado para inviabilizar qualquer implementação de uma Solução de Dois Estados. Consagrando dois sistemas de direito totalmente separados na Cisjordânia, o primeiro concedendo direitos, privilégios e proteções totalmente exclusivos aos judeus israelenses que vivem lá, o segundo retirando quase todos os direitos, privilégios e proteções dos palestinos da região – o que levando diretamente à caracterização da ocupação israelense como apartheid.

4. Desviando enormes somas das necessidades dos empobrecidos, das necessidades dos sobreviventes do Holocausto, dos orçamentos da educação pública, saúde, bem-estar social e infraestrutura, para subsidiar fortemente um estilo de vida suburbano para assentamentos da Cisjordânia, independentemente da legalidade ou ilegalidade de sua fundação, apropriação de terras e construção.

Proteger os assentamentos também colocou um fardo esmagador sobre as tropas, que devem renunciar ao treinamento e lidar com encargos psicológicos para sustentar o enorme número de tropas destacadas para manter a Ocupação.

5. Destruir a relação de Israel com os judeus americanos [e a Diáspora progressista – NT] e causar talvez danos irreparáveis ao princípio do apoio bipartidário dos EUA a Israel, negando e denegrindo os direitos e a legitimidade dos majoritários judeus reformistas, conservadores e outros não ortodoxos – anulando compromissos acordados sobre conversão e o Muro das Lamentações – e mostrando favoritismo gritante pelo Partido Republicano de Donald Trump enquanto depreciava o Partido Democrata, e, por extensão, a clara maioria dos judeus americanos que classifica como anti-Israel.

6. Rendendo-se à pressão de aliados políticos, em particular rabinos haredim [ultraortodoxos] influentes, sobre o conselho de especialistas em saúde pública e segurança, notadamente na administração da política de Covid e controle de multidão na peregrinação ao Monte Meron, ambos os quais levaram a um grande número de mortes trágicas e totalmente evitáveis.

7. Pessoalmente normalizando e introduzindo nos corredores do governo grande parte da pior escória que a direita israelense já produziu, desde os fascistas da organização Im Tirtzu até os insurrectos internos de Itamar Ben-Gvir e Betzalel Smotrich. Onde seu Likud se esquivou e baniu o falecido rabino Meir Kahane, Netanyahu, por conta própria, adulado e kasherizado, fez campanha para os herdeiros diretos [racistas supremacistas] de Kahane. Como se a vida do ex-primeiro-ministro dependesse disso.

8. Forçar uma absurda série de eleições gerais a um grande custo financeiro, tanto para o tesouro quanto para a tomada de decisões governamentais e tudo para forjar uma coalizão disposta a promulgar leis que o deixariam fora do arcabouço legal. O resultado: Israel não tem mais eleições gerais – Netanyahu transformou todas as eleições em uma eleição intermediária.

Membro do júri, na [eleição de amanhã, terça-feira, quando o veredicto no caso de Benjamin Netanyahu será decidido, você não está sendo solicitado a punir o homem por seus crimes.

Você está sendo convidado apenas para votar de tal forma que ele não seja recompensado por eles.

[ por Bradley Burston | Haaretz | 31|10|2022 | traduzido por Moisés Storch parao PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]

Fique atualizado sobre esta eleição crítica [fonte: Haaretz em inglês]

Comentários estão fechados.