HAARETZ: A polícia politizada de Ben-Gvir serve a um governo podre | Ministro Smotrich é Criminoso de Guerra

[ Editorial HAARETZ | 02|03|2023 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]>

Massas de israelenses tomaram as ruas de Tel Aviv, Jerusalém e outros lugares do país nesta quarta-feira, para protestar contra as ações do governo. Os manifestantes o faziam, enquanto a coalizão opressiva liderada por Benjamin Netanyahu demonstrava o significado do termo “tirania da maioria“.

A coalizão obteve a aprovação preliminar do Knesset para um projeto de lei que torna quase impossível declarar Netanyahu inapto para o cargo e fortalecendo a sua posição, acima da Lei. Também aprovou a votação inicial de um projeto de lei para instituir a pena de morte para terroristas árabes, o que tornaria a discriminação entre sangue judeu e sangue árabe a lei da terra. Além disso, os deputados do Comitê de Constituição aprovaram outro extrato das leis do regime golpista: praticamente erradica o poder da Suprema Corte de Justiça de anular leis inconstitucionais e permite que o Knesset anule as decisões da Suprema Corte.


Polícia e Sangue na Rua

O ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir, aproveitou a oportunidade para ordenar que a polícia adote uma linha mais dura contra os manifestantes. Aparentemente, ele acha que o trabalho do governo é inflamar os espíritos e não de acalmá-los. Ben-Gvir continuou chamando os manifestantes de “anarquistas”, afirmou que eles “cruzaram todas as fronteiras” e exigiu que a polícia “use todos os meios à sua disposição”.

Que um criminoso condenado, um ultranacionalista racista, cujo herói é o assassino em massa Baruch Goldstein se atreva a chamar as multidões que lutam pelos restos da dignidade de Israel de “anarquistas”, e ordene que sejam tratadas com mais violência, é uma vergonha e uma praga sobre a imagem do Estado.

Como esperado, essa desgraça foi apoiada pelo primeiro-ministro, Netanyahu. “O direito de manifestação não é o direito à anarquia“, disse o homem cujo governo está pulverizando o sistema democrático israelense, e que até tomou a liberdade de legislar Leis Básicas quase constitucionais destinadas a beneficiar os réus criminais e criminosos condenados em seu governo, começando por ele mesmo.

A polícia entendeu a mensagem, armou-se de granadas de efeito moral e atirou-as contra os manifestantes. Fizeram isso, mesmo tendo sido instruídos a usar tal medida apenas em casos de violência grave contra a polícia – o que não aconteceu. Junto com granadas de atordoamento, a polícia usou canhões de água, pela primeira vez desde o início dos protestos E realizou prisões forçadas. O resultado do seu comportamento agressivo foi 11 pessoas feridas, uma delas necessitando de cirurgia, bem como 39 pessoas presas, apenas na área de Tel Aviv.

Este não é o comportamento de uma força policial que deseje preservar a lei e a ordem. Esta é a conduta de uma força politizada que se propõe a realizar uma missão politizada para as necessidades políticas de seus mestres, Netanyahu e Ben-Gvir. Este governo podre deve entender que a violência só vai estimular o movimento de protesto e fortalecê-lo. O público não vai ficar parado enquanto o Estado em que vive e os valores em que acredita estão sendo pisoteados.

<[ Editorial HAARETZ | 02|03|2023 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]>

[ Editorial HAARETZ | 02|03|2023 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]>

Editorial | Bezalel Smotrich: Um Ministro Criminoso de Guerra

O ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, que também é ministro do Ministério da Defesa, se opõe à privatização de Crimes de Guerra.

Comentando sobre o pogrom que centenas de colonos, pelo menos alguns deles seus apoiadores, realizaram na cidade palestina de Hawara nesta semana, ele disse que o crime de guerra de acabar com a aldeia deve ser cometido – mas apenas pelo Estado, não através da terceirização.



Aqui está a teoria moral doentia do ministro: “Deus proíba que isso seja feito por particulares”, disse ele repreendendo. E então declarou explicitamente: “Eu acho que a aldeia de Hawara deve ser exterminada, mas eu acho que o Estado de Israel deve fazê-lo.”

No dia seguinte a seus comentários assustadores terem sido relatados, e depois que o Departamento de Estado dos EUA os chamou de “repugnantes e repulsivos“, Smotrich correu para “alterá-los”.

“Para que não haja qualquer dúvida, eu não quis dizer que devemos acabar com a aldeia de Hawara, mas apenas que devemos tomar medidas focadas contra os terroristas”, disse ele, contorcendo-se em vão.

Por que “para que não haja dúvida”? As observações de Smotrich não deixaram qualquer dúvida. Foi explícito, decisivo e inequívoco; ele chegou a ser filmado e transmitido dizendo-os.

Outro membro de seu partido racista e ultranacionalista, Tzvika Foghel, descreveu os tumultos em Hawara como “a dissuasão mais poderosa desde a Operação Escudo Defensivo” em 2002, e admitiu que gostaria de ver “Hawara queimada e fechada“. Devido a essas observações, a procuradora-geral Gali Baharav-Miara determinou uma investigação criminal contra ele.

Netanyahu compara manifestantes de Tel Aviv aos colonos que invadiram a cidade da Cisjordânia
A Cisjordânia está em erupção. O alto escalão de Israel finalmente vê o que está escrito nos muros.

Mas Smotrich é um ministro sênior que está pedindo a destruição de uma cidade e de todos os seus habitantes, uma punição coletiva imposta a milhares de pessoas, a grande maioria delas inocentes de qualquer crime. Smotrich quer que Israel tenha o seu próprio My Lai, a aldeia vietnamita onde soldados americanos massacraram os moradores e incendiaram as casas.

Este deveria ter sido o canto do cisne da sua carreira política. No dia seguinte a essas observações, o primeiro-ministro deveria tê-lo expulsado do gabinete em desgraça. O fato de Smotrich estar permanecendo em ambas as suas posições, como se nada tivesse acontecido mostra que o governo está apoiando seus comentários. Esta é a verdadeira mensagem que está sendo enviada tanto para os colonos infratores quanto para os soldados israelenses.

Smotrich deve se tornar um pária condenado. Os Estados Unidos, que ficaram chocados com suas palavras, deveriam impedi-lo de entrar em seu território. E qualquer governo que apoie o Direito Internacional deve boicotá-lo. É assim que alguém suspeito de crimes de guerra deve ser tratado, até que seja levado perante o Tribunal Penal Internacional em Haia.

<[ Editorial HAARETZ | 02|03|2023 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]




Learn more and sign the petition here: https://peacenow.org/entry.php?id=41311#.Y__B_7TMI-Q

Comentários estão fechados.