Mensagem do PAZ AGORA aos AMIGOS BRASILEIROS

Tel Aviv, 06 de agosto de 2023

Estimados Amigas e Amigos Brasileiros do PAZ AGORA,

Agradecemos por se reunirem hoje para nos acompanhar, durante este momento tão crucial para a
Historia do nosso país e do nosso povo. Meu nome é Mauricio Lapchik e para mim é uma honra poder enviar-lhes esta mensagem em nome do Shalom AchshavPAZ AGORA.

Durante estes últimos oito meses, nossas vidas deram uma guinada inesperada, não apenas para mim e meus colegas, mas também para milhões de israelenses, verdadeiros patriotas que amam este país.

Em meio a esses tempos desafiadores, algo extraordinário surgiu no coração da sociedade israelense. Um verdadeiro milagre. Uma nova força tomou forma, baseada na Declaração de Independência e enraizada nos ideais de uma sociedade aberta e progressista, que valoriza seus princípios judaicos e democráticos.

A onda massiva de protestos que surgiu em resposta ao recente ataque à democracia israelense e à nossa Suprema Corte, após a formação do governo de extrema direita liderado por Binyamin Netanyahu, não tem precedentes. Todos os sábados à noite, em Tel Aviv, Jerusalém, Haifa e outras cidades de nosso país, centenas de milhares de pessoas se reúnem para deter o golpe judicial proposto por nosso governo e lutar contra o risco de perdermos o pouco que resta de nossas instituições democráticas.

Homens e mulheres, de direita e de esquerda, jovens e velhos, profissionais, artistas, ativistas, médicos, advogados, juízes, se reúnem semana após semana para levantar a voz por uma causa na qual acreditamos profundamente, uma causa que busca preservar nossa democracia.

No entanto, apesar de encontrar força e união neste protesto, há um elefante na sala que não podemos mais ignorar. Seu nome é “a Ocupação“. A Ocupação está na raiz de muitos dos problemas e desafios contra os quais estamos protestando. Alimenta as forças destrutivas e antidemocráticas que agora ameaçam nossa nação. Chegou a hora de reconhecer esta triste realidade, pois somente lutando contra a Ocupação podemos esperar criar um futuro melhor para Israel.

Não é por acaso que Itamar Ben Gvir, Bezalel Smotrich, Simcha Rothman e seus aliados, que moram nos assentamentos, lideram esse golpe judicial. Eles são os aliados naturais daqueles colonos judeus que atacam aldeias palestinas inocentes e que realizam pogroms como os de Huwara, Turmus Ayya e Burqa nas noites de sexta-feira.

O que Yeshayahu Leibowitz alertou, há exatos 30 anos, hoje é uma realidade. Israel caminha para a autodestruição e desmorona sob o peso da Ocupação.

A principal ameaça a Israel não é externa. A principal ameaça é interna. Este governo de extrema direita, radical, fundamentalista e messiânico quer transformar nosso país em uma teocracia judaica, que não teria nada a invejar o Irã.

Se você não acredita em mim, espere alguns anos, e verá. Nosso governo tornou seu objetivo central destruir a própria essência de nosso país, nosso lar, nosso Israel. Este governo é uma vergonha e um perigo não só para Israel, mas também para o povo judeu.

Mas essas forças do mal não serão capazes de destruir o que criamos. Para o povo israelense já está muito claro que esta é a nossa maior ameaça. Chegou a hora de os judeus da diáspora entenderem isso também. Chegou a hora de agir!.



Encontramo-nos numa encruzilhada crítica da nossa História, como país e como povo. O atual governo está promovendo planos de anexação na Cisjordânia, colocando em risco a possibilidade de uma Solução de Dois Estados e perpetuando a Ocupação militar. Se permitirmos que isso aconteça, Israel perderá seu caráter de Estado judeu e democrático e correremos o risco de cair em uma realidade extremamente sombria.

Hoje, quero expressar nossa gratidão às comunidades da diáspora e, nesta ocasião, à comunidade judaica do Brasil e aos Amigos Brasileiros do PAZ AGORA, que nos apoiam nessa luta por justiça, igualdade e paz.

Sua solidariedade nos dá força e nos lembra que não estamos sozinhos em nossa busca por um Israel melhor, que defenda seus valores democráticos e respeite os direitos e a dignidade de todos os seus cidadãos e vizinhos.

Os exorto a continuar a lutar conosco pela democracia e pela paz. Os exorto a não ficar calados, pois chegou o momento de agir. A partir daqui, o SHALOM ACHSHAV trabalha incansavelmente para abordar as causas profundas de nossos desafios mais prementes.

Continuaremos a lutar e trabalhar por um futuro onde israelenses e palestinos possam coexistir em paz e segurança. Juntos, podemos construir um futuro melhor – livre das sombras da Ocupação – e restaurar a verdadeira essência de Israel: uma nação democrática, um lar para o povo judeu e um farol de esperança para todos.

Sejamos uma luz para as nações.


Shalom a todos vocês.



Diretor de Relações Externas e Desenvolvimento

Movimento PAZ AGORA

Comentários estão fechados.