David Grossman | Israel está num pesadelo. Quem seremos quando ressuscitarmos das cinzas?

Só podemos imaginar a magnitude do medo e do ódio que agora virão à tona

[ por David Grossman | 12|10|2023 | Financial Times |
traduzido da versão em inglês de Jessica Cohen pelo PAZ AGORA|BR www.pazagora.org ]>

Cerca de 1.000 mortos, mais de 3.000 feridos, dezenas de pessoas feitas reféns. Cada sobrevivente é uma história milagrosa de desenvoltura e bravura. Incontáveis ​​milagres, inúmeros atos de heroísmo e sacrifício de soldados e civis. Eu olho para o rosto das pessoas e vejo o choque. Dormência. Nossos corações estão sobrecarregados por um fardo constante. Repetidamente dizemos um ao outro: é um pesadelo. Um pesadelo sem comparação. Não há palavras para descrevê-lo. Não há palavras para contê-lo.

Também vejo um profundo sentimento de traição. A traição dos cidadãos pelo seu governo – pelo primeiro-ministro e pela sua coligação destrutiva. Uma traição a tudo o que consideramos precioso como cidadãos e, em particular, como cidadãos deste Estado . Uma traição à sua ideia formativa e vinculativa. Do depósito mais precioso de todos – o Lar Nacional do povo judeu – que foi entregue aos seus líderes para salvaguardar, e que eles deveriam ter tratado com reverência. Mas em vez disso, o que vimos? O que nos acostumamos a ver, como se fosse inevitável?

O que temos visto é o abandono total do Estado em favor de agendas mesquinhas e gananciosas e de políticas cínicas, tacanhas e delirantes. O que está a acontecer agora é o preço concreto que Israel está pagando por ter sido seduzido durante anos por uma liderança corrupta que o levou de mal a pior; que corroeu as suas instituições de direito e justiça, as suas forças armadas, o seu sistema educativo; que estava disposto a colocá-lo em perigo existencial para manter o seu primeiro-ministro fora da prisão.

Pense agora no que colaboramos durante anos. Pense em toda a energia, pensamento e dinheiro que desperdiçamos assistindo Netanyahu e sua família representarem seus dramas ao estilo Ceaușescu. Pense nas ilusões grotescas que eles produziram aos nossos olhos incrédulos. Nos últimos nove meses, milhões de israelenses saíram às ruas todas as semanas para protestar contra o governo e o homem que o lidera. Foi um movimento de enorme significado, uma tentativa de colocar Israel de volta no rumo, de volta à noção elevada que está nas raízes da sua existência: criar um lar para o povo judeu. E não qualquer casa.

Milhões de israelenses queriam construir um Estado liberal, democrático e amante da paz, que respeitasse a fé de todas as pessoas. Mas em vez de ouvir o que o movimento de protesto tinha para oferecer, Netanyahu optou por desacreditá-lo, retratá-lo como traidor, incitar contra ele, aprofundar o ódio entre os seus ativistas. No entanto, ele aproveitou todas as oportunidades para declarar quão poderoso era Israel, quão determinado e, acima de tudo, quão bem preparado estava para enfrentar qualquer ameaça.

Diga isso aos pais enlouquecidos de dor, ao bebê jogado na beira da estrada. Diga isso aos reféns. Diga isso para as pessoas que votaram em você. Diga isso às 80 brechas na cerca fronteiriça mais avançada do mundo.

Mas não se engane e não se confunda: com toda a fúria contra Netanyahu, o seu povo e as suas políticas, o horror destes últimos dias não foi causado por Israel. Foi efetuado pelo Hamas A ocupação é um crime, mas atirar em centenas de civis – crianças e pais, idosos e doentes a sangue frio – é um crime pior. Mesmo na hierarquia do mal, existe uma “classificação”. Existe uma escala de severidade que o bom senso e os instintos naturais podem identificar. E quando vemos os campos de extermínio do local do festival de música, quando vemos terroristas do Hamas em motocicletas perseguindo jovens festeiros, alguns dos quais ainda dançam sem perceber o que está acontecendo. . .

Não sei se os agentes do Hamas deveriam ser chamados de “animais”, mas sem dúvida perderam a sua humanidade. Passamos por essas noites e dias como sonâmbulos. Tentando resistir à tentação de assistir aos clipes horríveis e ouvir os rumores. Sentir o medo infiltrar-se entre aqueles que, pela primeira vez em 50 anos – desde a guerra do Yom Kippur – estão a experimentar a terrível perspectiva de derrota.

Quem seremos quando ressuscitarmos das cinzas e reentrarmos em nossas vidas? Quando sentimos visceralmente a dor das palavras do autor Haim Gouri, escritas durante a guerra árabe-israelense de 1948: “Quão numerosos são aqueles que não estão mais conosco”. Quem seremos e que tipo de seres humanos seremos depois de ver o que vimos? Por onde começaremos depois da destruição e perda de tantas coisas em que acreditávamos e em que confiávamos?

Se me permitem arriscar um palpite: Israel depois da guerra será muito mais direitista, militante e racista. A guerra que lhe foi imposta terá cimentado os mais extremos e odiosos estereótipos e preconceitos que enquadram – e continuarão a enquadrar de forma ainda mais robusta – a identidade israelense. E essa identidade irá de agora em diante incorporar também o trauma de outubro de 2023, bem como a polarização, a ruptura interna.

Será possível que o que foi perdido — ou suspenso indefinidamente — no dia 7 de outubro tenha sido a minúscula oportunidade para um verdadeiro diálogo, para a verdadeira aceitação de cada nação da existência do outro?

E o que dizem agora aqueles que brandiram a noção absurda de um “Estado binacional”? Israel e a Palestina, duas nações distorcidas e corrompidas por uma guerra sem fim, não podem sequer ser primos um do outro – alguém ainda acredita que podem ser gémeos siameses?

Muitos anos sem guerra terão de passar antes que a aceitação e a cura possam ser sequer consideradas. Entretanto, só podemos imaginar a magnitude do medo e do ódio que agora irão vir à tona. Espero, rezo, que haja palestinos na Cisjordânia que, apesar do seu ódio a Israel – o seu Ocupante – se distanciem, seja através de ações ou de palavras, daquilo que os seus compatriotas fizeram.

Como israelense, não tenho o direito de pregar para eles ou lhes dizer o que fazer. Mas, como ser humano, tenho o direito – e a obrigação – de exigir deles uma conduta humana e moral.

No final do mês passado, os líderes dos Estados Unidos, de Israel e da Arábia Saudita falaram com entusiasmo de um acordo de paz entre Israel e os sauditas, que se basearia nos acordos de normalização de Israel com Marrocos e os Emirados Árabes Unidos. Os palestinos quase não estão presentes nestes acordos.

Netanyahu, arrogante e exalando autoconfiança, conseguiu – nas suas palavras – cortar a ligação entre o problema palestino e as relações de Israel com os estados árabes. O acordo israelo-saudita não é alheio aos acontecimentos do “Sábado Negro” entre Gaza e Israel. A paz que teria criado seria uma paz dos ricos. É uma tentativa de ignorar o cerne do conflito. Estes últimos dias provaram que é impossível começar a resolver a tragédia do Médio Oriente sem oferecer uma solução que alivie o sofrimento dos palestinos.

Seremos capazes de nos livrar das fórmulas desgastadas e compreender que o que aconteceu aqui é imenso e terrível demais para ser visto através de paradigmas obsoletos? Mesmo a conduta de Israel e os seus crimes nos Territórios Ocupados durante 56 anos não podem justificar ou suavizar o que foi exposto: a profundidade do ódio contra Israel, a dolorosa compreensão de que nós, israelenses, teremos sempre de viver aqui em estado de alerta elevado e em constante preparação para a guerra. . Num esforço incessante para ser Atenas e Esparta ao mesmo tempo. E uma dúvida fundamental de que algum dia seremos capazes de levar uma vida normal e livre, livre de ameaças e ansiedades. Uma vida estável e segura. Uma vida em um lar.


DAVID GROSSMAN, veterano ativista do Movimento PAZ AGORA, é escritor israelense de fama internacional, autor de ‘ More Than I Love My Life’ e vencedor do Prêmio Internacional Man Booker 2017 e do Prêmio Israel 2018.

Comentários estão fechados.