MICHAEL SFARD | Quem seremos depois que a guerra em Gaza terminar?

[ pelo advogado de direitos humanos MICHAEL SFARD | Haaretz] | 25|12|2023 | traduzido pelo PAZ AGORA|BR www.pazagora.org ]


Dois tipos de tristeza preenchem a atmosfera: a que perfura o coração, comprime os canais lacrimais e faz a alma tremer, e a que penetra lentamente, estreita as artérias da nossa existência e escurece a nossa consciência.

O primeiro é a dor. Dor pela perda, choque diante do horror que veio de fora. Horas em frente à televisão e exposição às histórias dos reféns e à ansiedade angustiante de suas famílias e à perda dos soldados caídos , são como uma transfusão de dor que flui constantemente em nosso corpo, pingando e pingando e é impossível parar de consumi-la porque nossos irmãos e irmãs estão entre os assassinados, os caídos e os que sofrem nas trevas do inferno.

O funeral de Alon Shamriz, um dos três reféns mortos pelo fogo israelense, no início deste mês.

Juntamente com o voluntariado, as manifestações exigindo a devolução dos reféns e as doações às comunidades fronteiriças de Gaza e aos residentes evacuados, a constante exposição e imersão no sofrimento das vítimas é considerada uma expressão de solidariedade. Temos que saber, e o conhecimento nos conduz por caminhos de grande tristeza.

O segundo tipo de tristeza é, na verdade, um insight. Uma visão terrível, que se infiltra lentamente. Tento afastá-lo por todos os meios e, para evitar os obstáculos que lhe coloco, ela muda de formato, passando de uma afirmação dura com ponto de exclamação a um assustador ponto de interrogação: O que seremos depois da guerra? Que tipo de sociedade israelense está sendo moldada atualmente?

Assistir e ouvir as histórias dos raptos e do sadismo dos assassinatos, dos abusos e das agressões sexuais cobra um preço alto. A exposição diária, durante os últimos dois meses e meio, às histórias de vida dos caídos e às expressões faciais dos seus pais cujo mundo foi destruído, nos muda. O 7 de Outubro está substituindo os motins árabes de 1929 como o acontecimento que para nós define a imagem do inimigo nacional e a natureza dos medos que nutrimos.

Inundar-nos com os horrores garante que continuaremos a ser controlados pelos nossos medos. Também concretiza, ao nível de um bunker nuclear, o sentimento de que estamos certos. Os mais certos do mundo. E o poeta Yehuda Amichai já disse: “No lugar onde estamos certos, as flores nunca crescerão na primavera”.

E realmente, qual será a imagem de uma sociedade que, na sua infindável e axiomática justeza, matou dezenas de milhares , a maioria deles crianças, mulheres e idosos? Na verdade, foram mortos na sequência de um crime horrível e imperdoável. E ainda. A minha avó, que sobreviveu ao Holocausto depois de fugir com a mãe e as irmãs das ações no Gueto de Varsóvia e se escondeu até ao fim da guerra em sótãos e caves, escreveu nas suas memórias que o maior desafio face à extrema desumanidade era manter a humanidade.

Uma mulher lamenta os corpos cobertos do seu filho e do seu marido mortos num bombardeamento do exército israelita na Faixa de Gaza, no hospital de Khan Younis, no início deste mês.

Quantas toneladas de frieza e indiferença se instalaram dentro de nós para transformarmos arranha-céus em pó, passeios e praças em ruínas e um milhão e meio de pessoas em deslocados que nada têm? Existe um caminho de volta à dureza que decretamos em nossos corações diante de centenas de milhares de pessoas que por causa de nossa guerra estão lutando como animais por pedaços de comida, um lugar seguro onde seus filhos possam deitar a cabeça, remédios , água potável e dignidade?

E o que será de uma sociedade cujos meios de comunicação , que lhe fornecem informações sobre os seus feitos, se abstiveram durante mais de 10 semanas de trazer sequer uma única entrevista – uma única! – com um residente de Gaza para contar o que está acontecendo com eles; quem censura as fotos das crianças mortas e das mães chorando, das crianças que matamos e das mães cujo luto causamos? Os canais de televisão israelenses estão moldando as nossas percepções coletivas não só através do que mostram, mas também, e talvez principalmente, através do que nos escondem.

É por isso que estamos chocados com o fato de, na Assembleia Geral da ONU, 153 países exigirem um cessar-fogo e apenas 10 se oporem; quando 13 dos 15 membros do Conselho de Segurança apoiam uma decisão que exige o fim dos combates e apenas um veta ; quando os campi universitários do mundo ocidental se estão tornando uma arena para manifestações anti-Israel.

Os israelenses não veem as cenas horríveis que levam muitos dos estudantes às ruas. Eles vêem apenas políticos, ex-militares e influenciadores das redes sociais, que incitam abertamente à vingança contra todos os habitantes de Gaza, à limpeza étnica e até ao genocídio .

E quais serão os nossos valores políticos depois da guerra, em que a força policial e o seu ministro Kahanista, com o total apoio do procurador-geral, estão destruindo a liberdade política de expressão e o direito de manifestação , e o Supremo Tribunal faz vista grossa e às vezes até os ajuda? Sim, sim – isso também quase não é relatado, exceto nas páginas do Haaretz.

Numa série de decisões nas últimas semanas, os juízes do Supremo Tribunal permitiram que a polícia impedisse manifestações e até mesmo estabelecesse condições para o envolvimento em vigílias de manifestação que nem sequer exigem autorização, plenamente conscientes de que a polícia impede apenas um tipo de protesto – aqueles em que há críticas ao governo e que expressam oposição à continuação da guerra.

Também os árabes, não importa o que queiram dizer, são impedidos de participar em atividades de protesto. Esta conduta dos porteiros – os mesmos que o campo que se diz liberal passou oito meses nas ruas a defender – é tão anti-liberal que ouso dizer que seria preferível que estes casos de prevenção de manifestações estivessem sendo discutidos pelos juízes que ocuparam cargos na década de 1950.

Além disso, se o caso Kol Ha’am , que consagrou a liberdade de expressão política na lei israelense na década de 1950, tivesse chegado a alguns painéis do Supremo Tribunal de hoje, não gostaria de apostar na forma como teriam decidido. Sim, foi assim que nos deterioramos.

E não é que a nossa situação fosse maravilhosa no dia 6 de Outubro. Já nessa altura, os movimentos fascistas-racistas tinham conseguido uma posição segura no sistema político israelense. Já nessa altura tínhamos vivido 15 anos de exacerbação desenfreada de incitamento contra qualquer pessoa que expressasse críticas ao nosso tratamento aos palestinos e à política do governo relativamente ao conflito com eles.

A bala que matou Yuval Kestelman , que frustrou os terroristas em Jerusalém, foi carregada por toda a sociedade israelense na boca do rifle do soldado que queria muito gravar um X na coronha de seu rifle.

Foi o que arrastou o valor da vida humana para o abismo e, de fato, deu imunidade aos assassinos de palestinos. Todos nós capacitamos e financiamos os grupos criminosos do movimento de assentamentos, que, sob a cobertura da guerra, já expulsou 16 comunidades palestinas empobrecidas das suas terras na Cisjordânia, utilizando os métodos que os maiores antissemitas lançaram contra os judeus nas estepes da Rússia e da Ucrânia. .

Muito antes daquele maldito Shabat, estávamos no auge de uma guerra cultural que o governo declarou contra qualquer coisa que irradiasse valores humanistas e universais, ao mesmo tempo que impunha uma agenda ultranacionalista e religiosa. Depois do 7 de outubro pareceu por um momento que essas batalhas foram suspensas, porque afinal só “Juntos Venceremos”, certo? Não mesmo. A propagação destas feridas purulentas só foi acelerada sob o patrocínio da catástrofe e da guerra.

Portanto a questão não nos dá descanso. Bate em nossas têmporas e se enfurece em nossas barrigas. Quem seremos nós depois da guerra? 

Haverá aqui um lugar depois da guerra para quem ainda acredita, como Shaul Tchernichovsky, “No homem, no seu espírito, um espírito forte”, que insiste que no futuro “Isso trará paz. E uma bênção de nação para nação”? Será que, como Natan Alterman prometeu, a melodia que abandonamos em vão retornará?

É verdade, como na pergunta abrasadora de Lea Goldberg, que “dias de perdão e misericórdia retornarão?”

TRAGAM-NOS PARA CASA AGORA !
apelo da mais de 1000 músicos e parentes dos reféns israelenses no anfiteatro de Cesaréia – assista!

Log into Facebook

Log into Facebook to start sharing and connecting with your friends, family, and people you know.

Comentários estão fechados.