JCALL: nosso desafio para 2019 é perseverar nas lutas de Amos Oz

 

 logo jcall

 

 

 

Extrato da mais recente Newsletter dos nossos amigos da JCall:

“… na sua última palestra, que deu no verão passado na Universidade de Tel Aviv, Amos Oz explicava que não tinha certeza de que se conseguiria chegar a uma separação dos palestinos, mas que ele era certo que caso isso não ocorresse, resultaria um Estado binacional, que acabaria por se tornar um Estado árabe.

O seu último livro, Caros Fanáticos (traduzido em francês – edições gallimard), ecoa hoje como um testamento. Fê-lo traduzir às suas custas para árabe e russo, fê-lo distribuir gratuitamente nas colónias israelenses da Cisjordânia, e fez com que não custasse mais do que o preço de uma xícara de café numa livraria. Descreve, nomeadamente, o retorno do ódio que caracteriza a subida dos fanatismos e dos populismos hoje, em Israel, como em qualquer outro lugar do mundo.

Amos Oz destaca que ” as pessoas redescobrem o ódio. Levantam-se de manhã, e metem-se a odiar a todos os que não lhes parecem “. isso prende, segundo ele, à” a distância decrescente que nos separa horrores da primeira metade do século XX… quando , Stalin e Hitler transmitiram às duas ou três gerações seguintes a assombração do extremismo e uma certa maestria nos impulsos fanáticos. Durante várias décadas, graças aos piores assassinos do século XX, os racistas tinham um pouco de vergonha de o ser. […]

Há alguns anos, se acreditava que o “presente” de Stalin, de Hitler e dos militaristas japoneses chegavam à data de validade. O efeito da vacina parcial que nos injetaram está a desvanecer-se. O ódio, o fanatismo, a xenofobia, […] tudo isso sobe de novo às cabeças. ”

Cabe-nos hoje não deixar que se apague a voz deste profeta, e que continuemos o seu empenho pela solução dos Dois Estados e contra todos os extremismos que põem em risco o nosso modelo de democracia liberal, em Israel como em outro lugar do mundo . Este desafio é o nosso, um formidável desafio de mobilização para este ano novo…”

https://fr.jcall.eu/a-la-une/notre-defi-pour-2019-poursuivre-les-engagements-damos-oz (txto completo)

O JCall é a instituição guarda-chuva que congrega as ONGs Pró-Israel Pró-Paz na Europa.

Uma de suas instituições fundadoras é o La Paix Maintenant – Amigos Franceses do PAZ AGORA.

[Desenho de Michel Kichka]

[ Publicado em 03|01|2019 e traduzido pelo PAZ AGORA|BR ]

Comentários estão fechados.