O plano de demolição da Suprema Corte de Israel pelo governo de extrema-direita

A “reforma” que o ministro da Justiça, Yariv Levin, apresentou na quarta-feira não é uma reforma. É uma revisão completa do sistema de governo.

[ Editorial do Haaretz  |  05|01|2023  |  traduzido pelo PAZ AGORA|BR  |  www,pazagora.org  ]

Mesmo que uma pequena parte dessas propostas seja aprovada, Israel será, na melhor das hipóteses, uma democracia oca e autoritária como Hungria, Polônia e Turquia.

As medidas que Levin propõe devem ser recebidas por um amplo protesto público, principalmente pelo fato de serem lideradas por Benjamin Netanyahu, uma pessoa que foi acusada de suborno e que busca destruir o sistema de justiça em um ato de vingança para encerrar seu julgamento. O esboço proposto, segundo o qual apenas uma grande maioria dos juízes da Suprema Corte seria capaz de derrubar uma lei, após o que o Knesset terá o poder de relegislar por meio de uma proposta de anulação legislativa com maioria absoluta – isso é , pelo menos 61 dos 120 membros do Knesset de Israel – efetivamente apaga qualquer possibilidade de supervisão judicial e dá à maioria da coalizão poder absoluto para atropelar os direitos humanos. Bloquear a possibilidade de revisão judicial das Leis Básicas, mesmo teoricamente e em casos extremos, permitirá ao Knesset promulgar qualquer coisa, desde que receba o título de “Lei Básica”. Aumentar a proporção de políticos no Comitê de Nomeações Judiciais tornará este processo politicamente tendencioso em todos os tribunais, desde os magistrados e tribunais distritais até o Supremo Tribunal. Transformar os assessores jurídicos dos ministérios do governo em advogados particulares do ministro impossibilitará a fiscalização do estado de direito e aumentará a corrupção. A nova baixa do ministro anti-saúde Arye Dery

O que realmente está por trás do ataque do ministro da Justiça de Israel ao Judiciário Explicado: o plano do governo de Netanyahu para enfraquecer o sistema de Justiça.

Em nenhum lugar do mundo democrático a democracia é tão fraca em termos de freios e contrapesos.

Israel foi fraco nesta área desde o início: tem uma única câmara parlamentar, controlada pelo governo, uma constituição fraca que pode ser emendada a qualquer momento e que não está sujeita a um tribunal internacional de direitos humanos (em contraste com os países europeus e Grã-Bretanha). As únicas defesas que tem são o poder e a independência do Supremo Tribunal e, até certo ponto, o estatuto independente e a subordinação dos assessores jurídicos do ministério ao procurador-geral.

 

O novo governo obteve a maioria nas urnas, mas isso não lhe dá legitimidade para destruir o sistema de governo e remover o proteção dos direitos humanos, incluindo a liberdade de expressão e até mesmo o direito de votar e ser eleito. Todas as forças que aspiram à liberdade e aos direitos humanos devem se unir para frustrar os esquemas de Levin e Netanyahu. –

 

[ Editorial do Haaretz  |  05|01|2023  |  traduzido pelo PAZ AGORA|BR  |  www,pazagora.org  ]

 

Comentários estão fechados.