YUVAL NOAH HARARI: ‘Basta Bibi! Vocês estão destruindo o Estado de Israel e o Povo Judeu !!!’

[ tradução do discurso de Yuval Noah Harari em Manifestação pela Democracia de Israel ( R. Kaplan, Tel Aviv 09|07|2023 | por Marcos Weiss Bliacheris e Itay Malo ]

Há 75 anos, a poucos quarteirões daqui, Ben Gurion anunciou o estabelecimento do Estado de Israel. Um amontoado de sobreviventes dos pogroms e farhuds, refugiados que fugiram da ditadura, do racismo e da guerra, declararam que iriam estabelecer um Estado democrático que buscaria a paz, que garantiria a liberdade e igualdade para todos, independentemente de religião, gênero ou raça.

Todos nós sabemos que a promessa não foi totalmente cumprida.
O sonho israelense, como todos os grandes sonhos, não é uma realidade, mas um destino.

Durante décadas, nos aproximamos desse objetivo, passo a passo, e continuamos a sonhar que um dia o alcançaríamos.

Mas, nos últimos meses, o governo de Netanyahu vem tentando frustrar o sonho israelense.

Netanyahu, Ben Gvir, Pindrus, vocês pegam e esmagam os valores nos quais o Estado de Israel foi fundado e os valores que o povo judeu cultivou por gerações.

Vocês nos prometem que Israel será eternamente um Estado racista, ocupante e violento. Vocês nos prometem que Israel será eternamente um país que odeia mulheres e pessoas LGBTQIA+. Vocês nos prometem que Israel será para sempre um país obscuro e atrasado. Vocês nos prometem o pesadelo israelense.

Vocês não estão destruindo apenas o Estado de Israel, mas todo o povo judeu.

Se você estabelecer uma ditadura racista aqui, toda a comunidade judaica, de Nova York a Sydney, terá que decidir se permanece fiel aos valores de “amar o próximo como a si mesmo” ou se alinha com o novo e obscuro judaísmo que você está inventando, o judaísmo dos incendiários de Hawarah.

יובל נח הררי בנאום שלישי נגד ההפיכה המשטרית – 8.7.23 – קפלן, תל אביב

English captions available פרופ׳ יובל נח הררי בהפגנת המחאה נגד ההפיכה המשטרית בישראל – מוצ״ש 7.8.23, קפלן, תל אביב. תרגום לשפת הסימנים: לי דן תודה מיוחדת: שיר נוסצקי וכוח קפלן

Cada comunidade judaica, de Nova York a Sydney, será dividida em duas e a tua busca pessoal por dinheiro, poder e respeito, causará uma ruptura histórica por gerações.

Quando no século 7 os árabes estabeleceram o Estado muçulmano, uma crise política estourou lá, logo após a morte do profeta Maomé.

Começou como um conflito entre duas facções sobre divisão de poder, mas rapidamente se transformou em um cisma religioso, e, embora mais de 1000 anos tenham se passado desde então, xiitas e sunitas ainda são hostis entre si e a ferida nunca cicatrizou. Algo semelhante pode acontecer conosco agora.

Grandes desastres históricos às vezes acontecem por causa de pequenas ambições pessoais. Netanyahu, Deri, Amsalem, vocês estão tão ocupados distribuindo cargos, que não percebem. Mas os olhos da História veem vocês! Parem com isso, antes que seja tarde demais!

E se vocês não pararem, então nós vamos parar este pesadelo de vocês!

Há uma semana, eu estava em uma manifestação em Beit Shemesh,
E vi centenas de pessoas ali juntas, religiosos e seculares, mulheres e homens, heterossexuais e LGBTQIA+, ashkenazis e mizrachis e todas outras pessoas.
Até vi uma placa de protesto em iídiche:
“Nosso shtetl está pegando fogo!”
Nossa cidade inteira está pegando fogo!

Unindo forças, até agora conseguimos desacelerar a campanha incendiária do governo e suspender a promulgação das leis do golpe de Estado. Por um momento, pareceu que o governo havia caído em si, mas ele voltou a tentar incendiar o sonho israelense.
Os acontecimentos dos últimos dias provam que esse governo só mudou de tática, não de objetivo.

Netanyahu, Levin, Rothman, se vocês tivessem um pingo de responsabilidade para com o Estado de Israel, ou mesmo apenas com seus eleitores, vocês se concentrariam em resolver os principais problemas dos cidadãos, o custo de vida, o aumento da criminalidade e a ameaça iraniana. Mas aqui você concentra-se: em remover toda a supervisão legal aos seus atos e tomar para si um poder ilimitado.

Você perdeu no comitê de seleção de juízes – então quer acabar o comitê. Você perdeu na Ordem dos Advogados – então quer aboli-la. O que você fará quando perder as eleições do Knesset? Vai cancelar as eleições?

Estamos perto de Tishá B’Av. Em breve ouviremos muito sobre os perigos do ódio gratuito. Mas a verdade é que quase não há ódio gratuito em Israel hoje. O ódio que está tomando conta do nosso país,
é um ódio que foi comprado com muito dinheiro.

De graça? – Imagine quanto custa colocar no ar o Canal 14! [Canal alinhado com o governo, que propaga discurso de ódio e fake news).

Não dá para esperar por Tishá B’av e pela destruição do Templo.

A hora de parar o governo Netanyahu é agora!

Mas não se pode parar o ódio com ódio. Portanto, em vez de odiar, devemos pegar o que sentimos e direcioná-lo para outro lugar – para a raiva! É permitido ficar com raiva, mesmo com pessoas que amamos. Há momentos em que ficar com raiva é certo e ficar com raiva é importante. Porque a raiva motiva a ação. É permitido e necessário ficar com raiva pelo que o governo Netanyahu está fazendo com nosso país e o sonho israelense!

E se o governo Netanyahu não parar, ele aprenderá nos próximos dias o que acontece – quando nós – estamos com raiva!!!

Nós, as centenas de milhares aqui em Tel Aviv e em todo o Israel, comunicamos Biniamin Netanyahu e a todos os membros do seu governo que ainda ousamos acreditar no sonho israelense e caso vocês aprovem unilateralmente as leis do seu golpe de Estado, nos oporemos a você de toda maneira não violenta que conhecemos!

Não vamos mais te obedecer! E também não serviremos em seu exército!

Quem se recusa a obedecer à ditadura não é um desertor, mas um herói!!!

Aqui estamos – não podemos fazer de outra forma.

Você atingiu nossa linha vermelha.

Não ouse atravessá-la!!!

Ou você pára o golpe – ou nós iremos parar o país!!!

(Tradução: Marcos Weiss Bliacheris e Itay Malo)


++ Veja Yuval Harari em manifestação de 01|04|2023 >

Yuval Noah Harari’s speech in Kaplan demonstration on April 1, 2023

A abbreviated version of Yuval Noah Harari’s recent speech in Kaplan Tel Aviv on April 1, 2023. Yuval Noah Harari is a historian, philosopher, and best-selling author of ‘Sapiens’ and ‘Homo Deus.’

  ++ YUVAL NOAH HARARI –> ++  AQUI

Comentários estão fechados.