EVA ILLOUZ | Três Frentes, Uma Ameaça à Existência, Uma Solução

[ por EVA ILLOUZ | 11/01/2024 | Haaretz ediçao hebraica | tradução PAZ AGORA|BR | www,pazagora.org ]

Os observadores estrangeiros não conseguem compreender a grave crise que Israel atravessa atualmente. Eles não conseguem entender isso, porque não é nada parecido com o que eles conhecem. Os Estados podem mudar os seus nomes (como a Rodésia se tornou Zimbabwe) ou os seus regimes políticos (como o czar russo foi substituído em 1917 por revolucionários leninistas, como um golpe militar que substituiu o Chile em 1973, ou como a União Soviética se dissolveu em 1989).

Tais mudanças podem ser chocantes, mas raramente ameaçam a própria existência dos países envolvidos. O que está acontecendo aqui é diferente: Israel enfrenta ameaças à sua existência em múltiplas áreas, internas e externas, que põem em perigo a sua própria existência como Estado.

A primeira ameaça à existência que Israel deve enfrentar é a ameaça à sua segurança, proveniente de pelo menos seis direções (Hezbollah, Hamas, os palestinos na Cisjordânia, os Houthis no Iémen, o Irã e a Síria). O círculo de inimigos de Israel não só se expandiu numericamente, como está agora mais organizado do que no passado, pois conta com o apoio do Irã, da Rússia e da China, cujo objetivo é desestabilizar o mundo ocidental em geral e Israel em particular.

O fato de Israel ser uma potência regional, que ainda desfruta do apoio americano e do domínio colonial sobre os palestinos nos territórios, não contradiz o fato de os inimigos xiitas e sunitas de Israel se terem tornado melhores estrategistas e estarem determinados – mais do que nunca – a prejudicá-lo e, se possível, eliminá-lo completamente. Nenhum país aceitaria levianamente as intenções explícitas dos seus vizinhos de cometerem genocídio.

A segunda ameaça à sua existência é interna e não menos aterrorizante.

Tal como a primeira ameaça, envolve muitas frentes: um número de dois dígitos de membros do Knesset [parlamento israelense] representa um grupo judeu messiânico, sedento de poder, que procura transferir os palestinos para fora de Israel e impor um regime de supremacia judaica aos cidadãos israelenses.

Estes deputados do Knesset vêem os filhos dos pioneiros que estabeleceram o Estado como traidores e estão tentando tomar os centros de poder para levar a cabo um golpe de Estado desenfreado, destruindo a democracia israelense. Alguns já demonstraram no passado que sabem alguma coisa sobre como usar a violência para alcançar os seus objetivos políticos; isto é demonstrado pelo famoso vídeo que mostra Itamar Ben-Gvir [atual Ministro da Segurança Interna -NT], alguns meses antes do assassinato de Yitzhak Rabin, segurando o distintivo do carro do primeiro-ministro, enquanto diz: “Assim como chegamos a este símbolo, podemos chegar a Rabin.”

A segunda frente interna é a população ultraortodoxa, que está crescendo rapidamente e goza de privilégios de tipo feudal: eles escolhem voluntariamente não trabalhar, mas recebem subsídios financiados pelos contribuintes; Eles não servem no exército; os seus partidos excluem as mulheres como política oficial, tudo sob os auspícios da lei.

A população ultraortodoxa não só goza de privilégios incomparáveis ​​em qualquer outro lugar do mundo, mas os seus líderes e representantes muitas vezes proclamam a sua crença delirante de que as suas orações são a principal arma que mantém seguras as pessoas seculares que os financiam. A maioria da população ultraortodoxa opõe-se à democracia e a vê como um meio conveniente de explorar recursos, tornando-a aliada dos messiânicos.

Estes dois grupos são os pilares da coligação, exigindo (e recebendo) grandes orçamentos à custa de cidadãos que necessitam desesperadamente destes recursos devido à situação, como as famílias deslocadas das suas casas no sul que estão traumatizadas pelos massacres. Ambos os grupos adorariam viver num Estado teocrático, um fato que os coloca em conflito e em confronto com o campo pró-democrático em Israel.

E nenhum país no mundo é forçado a enfrentar o fato de que a legitimidade da sua própria existência é questionada por esquerdistas e antissemitas.

A última frente (mas não menos importante) do perigo político interno são os Bibistas.
O bibismo é uma doutrina de direita centrada na veneração de um único homem. Como já aconteceu muitas vezes na história (Lenin ou Mussolini são bons exemplos), as massas podem ficar hipnotizadas por um líder político que não pensa nos seus melhores interesses, vivem na negação do seu egoísmo e ignoram a sua capacidade de mergulhar o próprio país no abismo.

A maldade de Benjamin Netanyahu é agora evidente para todos: ele apoderou-se das instituições estatais e subordinou-as aos seus interesses políticos e pessoais quando iniciou o golpe de Estado (e mesmo muito antes). Ignorou as advertências dos chefes das instituições de defesa e prosseguiu com o golpe [na esfera judicial],

Causou divisões profundas em Israel e representou um perigo imediato para a sua segurança. Também não aceitou a responsabilidade pelo terrível resultado das suas políticas e liderança – o massacre do 7 de Outubro.

Bibi não apresentou suas condolências, nem demonstrou calor humano básico às vítimas do massacre e às suas famílias. Ele continua a culpar, incitar e dividir em meio a uma guerra em que soldados morrem todos os dias e em que mais de 100 mil israelenses não podem regressar às suas casas. Ele recusa-se a demitir os ministros extremistas e racistas Ben-Gvir e Bezalel Smotrich do seu governo, prejudicando assim a posição de Israel na arena internacional.

O comportamento de Netanyahu lembra o de um líder de seita disposto a sacrificar todos fiéis junto com ele.

A terceira ameaça a Israel é a mais difícil de descrever. Os israelenses usam a palavra “fracasso” para descrever o fracasso da inteligência no 7 de Outubro, o fracasso do exército em defender as cidades do sul e o longo e tortuoso período desde o início da ofensiva do Hamas até à entrada do exército. Mas a palavra “fracasso” é apropriada para descrever um erro específico que pode ser investigado por um comitê criado com o claro propósito de atribuir culpas específicas a determinados indivíduos.

O que aconteceu há três meses não foi um “fracasso”. Não foi um mero engano ou um erro de guerra, como aconteceu na Guerra do Yom Kipur. O que aconteceu depois do 7 de outubro eu chamo de colapso sistêmico geral, foi um colapso de toda a estrutura social.

Onde começa esse colapso? Talvez Netanyahu tenha ignorado os avisos que recebeu; talvez na indiferença arrogante dos comandantes do sexo masculino aos avisos expressos pelas mulheres soldadas sobre um ataque iminente (por que deveriam os comandantes se preocupar quando o próprio chefe de Estado não se preocupa?).

O colapso continuou porque os colonos gozavam da preferência e protecão dos batalhões transferidos para a Cisjordânia a partir da frente sul, que estavam ausentes quando a fronteira de Gaza foi violada. Continuou com uma terrível desordem no exército, que não estava preparado para a emergência que se criou: os soldados que tentavam chegar às cidades do sul não tinham plano de ação nem comando central. E tiveram que usar as redes sociais para encontrar o caminho para o campo de batalha.

O colapso culminou na incapacidade do Estado de fornecer assistência ou orientação às famílias, que não só estão traumatizadas, mas também deslocadas de suas casas. Isto não é um “fracasso”, é na verdade um colapso de todo o sistema moral e profissional.

O âmbito dos fracassos é tão extenso e profundo que revela um processo invisível que ocorreu anteriormente na sociedade israelense: o colapso das normas governamentais, da ética profissional e dos valores constitucionais básicos.

Depois de décadas de governo do Likud, as instituições estatais são dirigidas por pessoas que nem sequer merecem o título de “medíocres”. Caracterizam-se por poucas ou nenhuma qualificações profissionais, pouco ou nenhum interesse pelo bem público, ganância e sequestros forçados. O regime do Likud “incutiu” na maioria das instituições estatais e segmentos da sociedade estas características desprezíveis: falta de profissionalismo, preferência por acólitos e, mais importante , indiferença pelo bem público. Tudo isso vem da liderança.

Tal como todos os líderes populistas do mundo, Netanyahu nomeou os seus associados para instituições centrais e concebeu instituições estatais para servir aos seus interesses pessoais. Netanyahu provavelmente não é pior do que Viktor Orban, Donald Trump ou Jair Bolsonaro, mas ainda assim difere deles em vários aspectos importantes. Ele governou o seu país durante muito mais tempo do que eles e, portanto, causou e está causando danos mais duradouros às instituições do Estado.

Além disso, a localização geopolítica de Israel não é comparável à da Hungria, dos Estados Unidos ou do Brasil. Nestes países, um líder mau, populista, negligente e egoísta é mau para o Estado, mas não ameaça a sua própria existência. Em Israel, por outro lado, como vimos no 7 de Outubro, uma má liderança desta magnitude significa a morte.
.
A maldade de Netanyahu é impressionante: ele não apresentou suas condolências às vítimas do massacre e continua a culpar, incitar e dividir em meio à guerra.

Esta forma desastrosa de liderança é evidente na guerra de Israel em Gaza. É difícil identificar nas ações de Israel uma manobra cuidadosa ou um objetivo estratégico claro. Em vez disso, vemos a destruição de casas e infra-estruturas palestinas e a perda de muitas vidas, acompanhada de apelos ao extermínio de toda a população. Os palestinos não terão casas para onde possam regressar.

Israel expôs túneis e arsenais de armas, matou milhares de combatentes do Hamas e reduziu significativamente o lançamento de foguetes, mas a par destas conquistas há também um grande número de civis palestinos que morreram ou foram deslocados, e centenas de milhares deles estão a morrer de fome. Parece que esta guerra não é travada com reflexão cuidadosa e, portanto, é vista pelos observadores externos como precipitada e imprudente. A guerra enfraquece a posição de Israel na arena internacional de uma forma que ainda não foi totalmente compreendida aqui. Já está prejudicando a economia israelense, porque muitos dos empresários que foram lutar na frente são forçados a resolver sozinhos as suas perdas económicas.

Muitos soldados morrem todos os dias; Ainda não regressaram muitos reféns e todos os dias a guerra deprime e desanima cada vez mais civis. E o que acrescenta insulto à injúria, e talvez acima de tudo, prejudica o moral dos cidadãos israelenses, é o vergonhoso espectáculo dos ministros do governo a vomitar lama em todas as direções.

Estas três frentes – a ameaça militar externa, a ameaça política interna e o colapso de toda a estrutura social – podem parecer separadas umas das outras. Mas, na verdade, estão profundamente interligadas e juntas criam um grave perigo para a existência de Israel.

Yahya Sinwar, o líder do Hamas [em Gaza], é um brilhante assassino psicopata. Ele e os iranianos compreendem uma coisa que os israelenses não compreendem completamente: o poder militar de Israel depende do seu poder interno.

Israel não sobreviverá se não houver democracia. Para Israel, a democracia não é um luxo político ou moral; É fundamental para a segurança. A Rússia pode ser uma democracia ou uma autocracia. A Alemanha pode ou não ser nazista. Ambos sobreviverão de qualquer maneira. Esta não é a situação em Israel. Israel pode não lidar com os problemas mais difíceis do mundo (Serra Leoa ou Eritreia são muito mais difíceis), mas certamente enfrenta os problemas mais complexos.

Nenhum outro país tem tantas fronteiras com inimigos que querem eliminá-lo da face da Terra. Em nenhum país existem tantos grupos de oposição com objetivos políticos contraditórios. Nenhum país controlou 3 milhões de pessoas durante quase 50 anos, negando-lhes direitos humanos básicos. Nenhum país tem um grupo tão grande de políticos extremistas, delirantes e antidemocráticos.

Finalmente, nenhum país do mundo tem de enfrentar a legitimidade da sua própria existência sendo posta em causa poresquerdistas de bom coração’ e ‘antissemitas bem-intencionados’.

Sem democracia e sem uma solução política para a Ocupação em curso, Israel será um Estado racista e pária boicotado pelo mundo (tenho a certeza de que os seus atuais líderes populistas não se preocuparão em salvá-lo); tornar-se-á um Estado economicamente atrasado; O seu capital humano irá abandoná-lo e suas capacidades militares diminuirão.

Um regime democrático é o único regime político estável que pode acomodar tantos grupos e interesses opostos. É o único regime que pode renovar a confiança nas instituições do Estado e, desta forma, criar capital humano e económico. Mas confiança é exatamente o que já não existe no Estado de Israel, cujas instituições centrais apodreceram e foram destruídas por dentro sob Netanyahu, e cujos anos de governo predatório apoiado por propaganda populista eliminaram qualquer vestígio de Estado. Nenhuma pessoa sã concordaria com o capitão do Titanic comandando seu navio durante uma tempestade, mas esta é a situação atual em Israel.

Sinwar compreende estas contradições e não corre para lado nenhum. Os seus objetivos não são militares, ou não são meramente militares. Ele aposta que mais um ou dois massacres como o de 7 de Outubro irão aprofundar as divisões em Israel e semear o caos. Ele entende que as divisões em Israel o estão ajudando. Compreendam que maus líderes como Netanyahu estão na verdade minando o poder de Israel e, portanto, ajudando o Hamas.

O povo de Gaza merece a compaixão e o compromisso do mundo para reabilitar a sua sociedade, embora a maioria deles apoie o Hamas.

Mas os israelenses também merecem a compaixão do mundo, por outras razões: o Irã, o Hezbollah e o Hamas querem destruí-los; Seu próprio líder maligno os leva ao abismo; Eles têm um contrato unilateral intolerável com os ultra-ortodoxos e messiânicos, e devido a uma estranha aliança entre esquerdistas e islamitas em todo o mundo, a própria existência do seu país permanece controversa e questionável.

Perante tais ameaças, em tantas frentes, os israelenses só podem confiar em si próprios. A única área em que podem usar o seu poder e abusar da sua soberania é na eleição de líderes e na exigência urgente de reabilitar os alicerces da sociedade israelense. Para fazer isso, os israelenses devem estar conscientes dos seus direitos como povo e libertar-se da ilusão de “unidade” e “solidariedade” que os une. Não há espaço para solidariedade com os grupos que estão efetivamente trabalhando para destruir Israel.

Toda nação, como todo ser humano, precisa de força de vontade. Para ter força de vontade, é preciso esperança. A esperança só poderá renascer quando o líder que conduziu Israel ao abismo tiver partido e apenas quando a sociedade israelense conseguir recuperar a fé nas suas Instituições. A segurança física e a integridade moral de Israel dependem da capacidade da sociedade israelense em criar um novo contrato social na sua Pátria. Nunca tive tanta certeza de nada como tenho disso.

Israel precisa agora de um amplo movimento social-democrata centrista para renovar o contrato social entre os cidadãos e o Estado. Somente tal movimento pode devolver a Israel o poder que lhe foi tirado.

Eva Illouz, israelense nascida em Fez (Marrocos) em 1961, aos 10 anos mudou para a França.

É professora de Sociologia e Antropologia na Universidade Hebraica de Jerusalém e na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais em Paris. Foi a primeira mulher presidente da Academia de Arte e Design Bezalel . Ela é Directrice d’Etudes na École des Hautes Études en Sciences Sociales em Paris desde 2015. É autora de diversos livros e colaboradora regular do Ha’aretz, Le Monde e Die Zeit.

Comentários estão fechados.