EHUD BARAK | Israel precisa JÁ de eleições antecipadas – antes que seja tarde

[ por Ehud Barak | Haaretz 18/01/2024 | tradução PAZ AGORA|BR | www.pazagora.org ]

A guerra já dura 15 semanas. No campo de batalha, vemos demonstrações inspiradoras de coragem e sacrifício. Em Israel, vemos desesperança, uma sensação de que, apesar dos ganhos das Forças de Defesa de Israel, o Hamas não foi derrotado e o regresso dos reféns está diminuindo.

Premissas básicas:
1. Israel deve eliminar a capacidade do Hamas de governar a Faixa de Gaza e de nos ameaçar. 
2. Israel não tem interesse em permanecer permanentemente em Gaza. 
3. Os habitantes de Gaza não vão a lado nenhum . 
4. É vital identificar um órgão responsável para assumir o domínio permanente e legítimo da Faixa, uma vez eliminadas as capacidades do Hamas.

Israel é um Estado soberano que age de acordo com os seus interesses em questões que são críticas para a sua segurança, mesmo quando contráriando a posição dos Estados Unidos. Os EUA são chamados a respeitar a nossa soberania, mas o seu apoio a Israel é uma pedra angular da nossa segurança. Dissuadem o Hezbollah e o Irã, fornecem armas, vetam resoluções no Conselho de Segurança da ONU e nos apoiam em Haia . Estão à frente do “eixo de estabilidade” do qual fazemos parte, contra o “eixo de resistência” apoiado pela Rússia: Irã, Síria, Hezbollah, Hamas e os Houthis.

Há dois meses, os Estados Unidos apresentaram a Israel uma proposta que vai ao encontro dos interesses comuns dos dois países, e que ainda está em cima da mesa, a saber: Depois de eliminadas as capacidades do Hamas, será criada uma força inter-árabe composta por membros do ” eixo de estabilidade” para administrar a Faixa por um período limitado. Durante este período, Gaza voltará ao controle de uma Autoridade Palestina “revitalizada” , cujo direito de governar o território será reconhecido internacionalmente, sujeito a disposições de segurança que sejam aceitáveis ​​para Israel. A Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos apoiarão financeiramente a Autoridade Palestina revitalizada e financiarão trabalhos de reconstrução e infra-estrutura.

A proposta americana é o único plano prático e, em troca, Israel terá de participar em conversações futuras com vista a uma Solução de Dois Estados. As probabilidades de sucesso da proposta diminuem à medida que Israel é visto como vacilante. Há cerca de três meses que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tem impedido a discussão do “dia seguinte” no gabinete interno. Isso é injusto. As FDI não podem otimizar a probabilidade de vitória quando não há um objetivo político definido. Na ausência de um objetivo realista, acabaremos atolados em Gaza, lutando simultaneamente no Líbano e na Cisjordânia, minando o apoio americano e pondo em perigo os Acordos de Abrahão e os acordos de paz com o Egito e com a Jordânia.

Este tipo de conduta arrasta a segurança de Israel para o abismo. Pode-se argumentar que a proposta dos EUA é má; não se pode evitar que isso seja discutido durante uma guerra, quando combatentes estão sendo mortos. Entre Israel e uma solução viável estão o próprio Netanyahu e os seus extorsionistas, os ministros Itamar Ben-Gvir e Bezalel Smotrich . 

Eles impedem Israel de agir em prol da sua segurança em coordenação com os Estados Unidos e arrastam-no para o abismo ao serviço de interesses privados. Isto deve ser interrompido. 

Netanyahu compreende que uma “Autoridade Palestina revitalizada” significa perder Ben-Gvir e Smotrich e acelerar o fim do seu governo. 

Israel precisa de uma liderança diferente. Deve haver uma eleição antecipada. Isto acontecerá quando explodir a raiva das famílias dos reféns, das comunidades dos evacuados, dos reservistas e do grande número de israelenses que se lembram bem do 7 de Outubro.

Os ex-chefes do Estado-Maior de Israel Benny Gantz e Gadi Eisenkot.

Gantz e Eisenkot estão considerando deixar o governo e o gabinete de guerra, ao qual aderiram em 11 de Outubro, enquanto o gabinete de guerra ainda enfrenta decisões cruciais. Tenho uma proposta para eles: exijam que seja marcada uma data para eleições gerais antecipadas, o mais tardar em junho. Não abandonem a coligação governamental, mas apelem à criação de uma maioria no Knesset que apoie isto. Se Netanyahu se atrever a demiti-los, a “noite de Gallant” – os protestos espontâneos que eclodiram em 26 de março de 2023, horas depois de Netanyahu anunciar que estava demitindo o ministro da Defesa Yoav Gallant, uma decisão que o primeiro-ministro foi forçado a reverter como resultado – irá ser pálida em comparação com a tempestade que se seguirá.

Se não o fizerem, terão dificuldade em explicar a si próprios por que se abstiveram de remover a rolha que nos impediu de vencer uma guerra que você, Gadi, previu com tanta precisão, e que sob a liderança de Netanyahu pode de fato tornar-se uma ameaça existencial para Israel .


EHUD BARAK foi primeiro-ministro de Israel, líder do Partido Avodá e o militar mais condecorado do Exército de Defesa de Israel

Comentários estão fechados.