6 MESES APÓS O ATAQUE DO HAMAS E A GUERRA EM GAZA |:  UM OLHAR SOBRE A COMPLEXIDADE DE ISRAEL

[ por REVITAL POLEG * | IBI | 07/04/2024 ]

[ Foto: WikiCommons| KIBUTZ NIR OZ 08/10/2023 | Photos from the Black Sabbath ]

Seis meses se passaram desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, marcando o início de uma guerra que atualmente parece tornar a situação de Israel ainda mais complexa. Com 134 reféns ainda nas mãos do Hamas e sem sinais de um acordo de liberação iminente, Israel encontra-se envolvido em uma guerra contínua e multifrontal cujo fim ainda é desconhecido. A imagem do “dia seguinte” permanece envolta em ambiguidade, e o objetivo de “vitória absoluta” declarado pelo primeiro-ministro. Benjamin Netanyahu, soa mais como um slogan vazio, alimentando ainda mais o descontentamento do público, que vai às ruas e pede eleições imediatas.

Meio ano desde aquele dia crucial e, paradoxalmente (e tristemente, deve-se dizer), Israel encontra-se em estado de alerta máximo por uma possível reação retaliatória iraniana esperada pela morte de Muhammad Reza Zahdi em Damasco, um membro sênior da Força Quds dos Guardas Revolucionários (ato pelo qual Israel não reivindicou oficialmente responsabilidade, deve-se notar).

O nível de ansiedade na sociedade israelense, já ferida e sangrando, não está diminuindo, mas, pelo contrário, está se intensificando, especialmente após um comentário vazado do chefe da Inteligência Militar sugerindo que “o pior ainda está por vir”. Apesar das negações oficiais, a declaração continua a ressoar, ecoando pela consciência coletiva do público.

Cada aspecto e resultado desses eventos de seis meses escalou para níveis de gravidade e preocupação sem precedentes, marcando-os como mais perturbadores, mais preocupantes ou negativamente únicos. Isso inclui, para começar, o ataque do Hamas dentro do território soberano de Israel, uma catástrofe sem paralelo que o país nunca enfrentou antes. Também abrange o sequestro sem precedentes de civis de suas casas — idosos, mulheres, homens e crianças — muitos dos quais ainda sofrem tortura severa nos túneis do Hamas. Além disso, destacam-se as falhas de preparação mais significativas de inteligência, militar e governamental já observadas, bem como a crise mais profunda e grave jamais ocorrida com os EUA, nosso aliado mais próximo. Além disso, o momento expõe o trauma profundo vivido por cada cidadão israelense, as numerosas famílias lamentando seus entes queridos perdidos e as centenas de milhares desalojadas de suas casas, com essa lista estando longe de ser exaustiva.

Até 7 de outubro, e relativamente falando, o público israelense se sentia seguro, apesar de potenciais ameaças significativas à segurança. Esse sensação de segurança não era devido à indiferença — longe do que é característico do espírito israelense — mas, ao contrário, o oposto. Ameaças à segurança sempre foram, e ainda são, uma constante em nossa vida diária, especialmente ao longo das fronteiras com a Faixa de Gaza e o Hezbollah no norte, onde, lamentavelmente, tornaram-se uma dura realidade. No entanto, sempre confiamos em nossas forças de segurança fortes e capazes para nos proteger conforme necessário.

Essa profunda sensação de segurança que prezávamos foi abruptamente destruída pelo ataque do Hamas em 7 de outubro. No entanto, apesar do choque imediato que, sem dúvida, deixou suas marcas, a sociedade israelense rapidamente se mobilizou, organizando-se e tomando as ações civis necessárias muito mais rapidamente do que seu governo.

A liderança israelense, por outro lado, particularmente o primeiro-ministro e os estabelecimentos de defesa e segurança, não deveriam ter se permitido o luxo da complacência. Infelizmente, eles falharam em atender aos sinais de alerta de ameaças iminentes, não tomaram medidas preventivas críticas e praticamente abandonaram sua responsabilidade pela segurança dos cidadãos, sem estarmos cientes do perigo, uma falha pela qual a sociedade israelense continua a pagar um preço alto.

Deve-se notar que, exceto por Benjamin Netanyahu, que ainda resiste ao reconhecimento, todos prontamente admitiram seu fracasso, comprometendo-se a realizar as ações pessoais necessárias assim que a situação atual se estabilizar. As Forças de Defesa de Israel foram as primeiras a responder de forma profissional e decisiva, rapidamente restaurando a confiança do público. Infelizmente, o primeiro-ministro, até hoje, não aceita responsabilidade pelos eventos, alimentando ainda mais o ressentimento público em relação a ele.

Até o dia 7 de outubro, Israel vivia uma de suas maiores lutas cívicas, caracterizada por amplos protestos contra a revolução judicial lançada por Netanyahu e seu governo de extrema direita, que colocou em risco a base democrática do país. Duas questões particularmente notáveis durante esses nove meses consecutivos de protesto foram a profunda cisão social entre os apoiadores e os opositores da revolução judicial, e uma relutância declarada entre muitos manifestantes em continuar se voluntariando para o serviço de reserva, caso a ameaça à essência democrática de Israel se tornasse realidade. No entanto, 7 de outubro trouxe uma mudança significativa: as forças de reserva, refletindo o tecido social diversificado de Israel, foram rapidamente convocadas para o serviço e responderam sem hesitação, deixando de lado diferenças ideológicas e perspectivas diversas, enquanto coletivamente realizavam suas missões. É importante notar que, sob as circunstâncias, a revolução judicial foi interrompida, o que obviamente provou ser de significativa importância quando surgiram questões de direito internacional durante a guerra.

A mistura de choque profundo, dor imensa, feridas ainda sangrando com reféns ainda não libertados, convicções de longa data despedaçadas e um futuro incerto também acendeu a raiva na sociedade israelense. Essa exigência é direcionada ao governo e principalmente ao seu líder, com  exigências por eleições imediatas. Essa demanda, que começou a fervilhar já por volta de 7 de outubro, está crescendo gradualmente devido à complicada realidade. Protestos já estão em andamento, liderados por uma força de vanguarda que está ganhando apoio constantemente. É desafiador, mas essencial.

Este artigo não pode ser concluído sem – mesmo que brevemente – abordar a guerra em si. Israel lançou uma guerra que tem mais justificativa do que qualquer outra. No entanto, para preservar sua justiça, é hora de pará-la, decisão que devemos tomar nós mesmos! Não devemos esperar pela pressão internacional para nos forçar a fazer isso, mas sim agir a partir da força e resiliência inerentes à sociedade israelense. Este é um imperativo moral, especialmente após a ruptura profunda causada por 7 de outubro, uma ferida que ainda está aberta e levará anos para cicatrizar.

Ao respeitar nossos padrões éticos como um Estado judeu e democrático, devemos cessar imediatamente os combates, trazer de volta todos os reféns a qualquer custo e parar o combate em Gaza, priorizando a vida dos inocentes. Esta ação tem precedência sobre qualquer consideração de alvejar o Hamas, em relação ao qual não tenho simpatia ou empatia.

Certamente, os inúmeros desafios de segurança que enfrentamos são assustadores e imediatos, mas navegaremos por eles mais eficazmente ao permanecer fiéis aos nossos valores.

* REVITAL POLEG é ex-diplomata de carreira. Participou ativamente dos Acordos de Oslo.

ASSISTA AQUI | diálogo de Revital Poleg com o PAZ AGORA em 22/11/2023

Comentários estão fechados.