O Silêncio Gritante das ‘Lideranças’ da Diáspora

Andrew Cohen é jornalista e professor de jornalismo na Carleton University. Seu livro mais recente é ‘Dois dias em junho: John F. Kennedy e as 48 horas que fizeram história’.



[ por Andrew Cohen  |  The Globe & Mail Canada  |  18|03|2023  |  traduzido pelos
Amigos Brasileiros do PAZ AGORA  www.pazagora.org
>

O silêncio indescritível do establishment judeu 

Em seus 75 anos de existência como Nação, Israel viveu sob ameaças implacáveis. Os desafios à sua segurança, unidade e prosperidade são tão antigos quanto o próprio país. Mas, qualquer que fosse o perigo – invasão, guerra, terrorismo, intifadas, boicotes, sanções – ele vinha de fora das fronteiras de Israel.

Não mais. As forças que convulsionam Israel nas últimas 10 semanas são made in Israel. Elas vêm de cidadãos que protestam contra um governo ultra-religioso e extremista que quer tornar o judiciário menos independente, enfraquecendo os pesos e contrapesos que protegem os direitos das minorias. Se Israel está em convulsão hoje, não culpe os saqueadores infiéis, exércitos estrangeiros ou quinta-colunas. Culpe os israelenses.

Ah, ironia! Os poderes militar, diplomático e econômico garantem que Israel domina a vizinhança. Como observou o cientista político Steven A. Cook , Israel ampliou as relações com parceiros regionais ao mesmo tempo em que garante que as forças armadas de Israel, brandindo armas nucleares, são incomparáveis. Há uma ameaça mortal do Irã, sim. Mas Israel está menos vulnerável do que durante as guerras de 1948, 1956, 1967 e 1973, ou em qualquer outra época. “Israel está em uma posição estratégica melhor do que nunca”, argumenta o Sr. Cook. “E sua soberania está fora de questão.”

Em casa, porém, Israel está agitado com a insurreição. Sua alma está sitiada. Ehud Barak, ex-primeiro-ministro, pede “desobediência civil”, se o novo governo aprovar sua agenda anti-democrática; ele diz que a coalizão de direita de Benjamin Netanyahu está usando “as ferramentas da democracia para destruir [Israel] por dentro”. E, de longe, a diáspora judaica assiste a esse desenrolar com um misto de aquiescência, incredulidade, resignação, desamparo, medo e raiva.

Entre os cerca de 400.000 judeus do Canadá, a resposta é silenciosa. Alguns expressaram oposição aos planos de Netanyahu por meio de campanhas de organizações judaicas progressistas. Dos grupos judaicos mais centristas:  ‘s i l ê n c i o’.

Chegamos ao seguinte: na hora da crise de Israel, enquanto milhares enchem as ruas, protestando contra o ataque à democracia e aos direitos humanos, os judeus dominantes no Canadá não são vistos nem ouvidos. Eles ficaram órfãos devido a uma liderança tímida e tépida, fora de sintonia com seus pontos de vista. Este é o silêncio indescritível do establishment judeu canadense.

O emblema desse establishment é o Centro para Israel e Assuntos Judaicos  – CIJA. Ele se autodenomina como “agente de defesa” das Federações Judaicas do Canadá, um guarda-chuva de organizações que fornecem serviços sociais e promovem os interesses judaicos.

A CIJA inicialmente se autodenominava “o agente exclusivo” dos judeus canadenses. Agora, mais modesta, “representa as diversas perspectivas de mais de 150.000 judeus canadenses afiliados à sua Federação Judaica local”. Afirmação questionável. Cada um desses 150.000 indivíduos está “afiliado” a uma federação (presumivelmente como doadores ou voluntários) devidamente representado pela CIJA? Como o CIJA sabe? E mesmo que todos estivessem alinhados com o CIJA, isso ainda representaria menos da metade dos judeus canadenses, sugerindo que o CIJA – apesar de todas as suas esperanças e orgulhos – é muito menos relevante do que admite.

Por outro lado, o CIJA exagerou sua estatura desde que foi criado em 2011, quando absorveu o Congresso Judaico Canadense (CJC) e o Comitê Canadá-Israel. Descartando seu “nome legado” como bagels de um dia, o CIJA abandonou “canadense” e acrescentou “Israel”. Insistiu que sua reestruturação teve “o apoio esmagador da comunidade”. Não necessariamente. Bernie Farber, que esteve no CJC (como era chamado) durante a maior parte de sua longa e distinta carreira na defesa judaica, chama isto de uma ‘aquisição hostil’ do que foi conhecido como “o parlamento dos judeus canadenses”.

Para muitos judeus canadenses, o fim do ‘Congresso’ foi uma afronta, refletindo a agenda de judeus ricos simpatizantes dos conservadores de Stephen Harper. Para mim, foi uma perda. O Congresso foi fundado por meu tio-avô, Lyon Cohen, entre outros, em 1919. Ele foi presidente até 1934, apoiado por meu avô, Abraham Zebulon Cohen. Embora a princípio o CJC pouco tenha feito além de estabelecer a Jewish Immigrant Aid Society, o Congresso acabou se tornando uma voz democrática enérgica liderada por judeus proeminentes nos negócios, direito, clero e academia. Entre eles estavam Samuel Bronfman, Gunther Plaut, Reuven Bulka, Irving Abella, Dorothy Reitman e Irwin Cotler.

Abella, o falecido e eminente historiador, chamou-a de “uma organização única” sem “sem paralelo em nenhum outro lugar no mundo judaico”. Foi um fórum “onde todos os problemas do judaísmo canadense podiam ser debatidos”, incluindo direitos humanos, equidade, imigração, liberdade de expressão, justiça social e diálogo inter-religioso. “Ninguém duvidava que quando o CJC falava, o fazia em nome de todos os judeus canadenses”, dizia ele.

Hoje ninguém acredita que o CIJA fale pelos judeus canadenses. Não é um parlamento. Seus representantes não são eleitos. Seu orçamento anual é secreto e evasivo. A organização faz coisas admiráveis, como combater o antissemitismo. Também defende Israel, sobre o qual, diga-se de passagem, seu principal executivo, Shimon Fogel, nunca pronunciou uma palavra desabonadora.

Vasculhe a conta do Twitter do CIJA, seus comunicados de imprensa e as entrevistas do Sr. Fogel, e é difícil encontrar uma única crítica ao governo de Netanyahu (exceto uma recente, em que Fogel denunciou o odioso Ministro das Finanças de Israel por instar à erradicação de uma aldeia palestina). A CIJA presumivelmente acredita que sua sutileza e cautela servem à comunidade, cujas opiniões sobre a agitação em Israel não são conhecidas.

Agora, porém, sabemos mais. Uma pesquisa abrangente da EKOS Research Associates revela que os judeus canadenses se opõem de forma esmagadora às mudanças no tribunal superior de Israel e outras medidas propostas, como a proibição de paradas do orgulho gay e a imposição da segregação de gênero em espaços públicos. Essa é apenas uma nova pesquisa, encomendada pela JSpaceCanada e pelo New Israel Fund of Canada (NIFC). Ainda assim, fornece “uma representação justa das perspectivas da comunidade judaica em questões de importância vital”, diz Robert Brym, sociólogo da Universidade de Toronto, que supervisionou a pesquisa.

Se esta for uma leitura correta das atitudes judaicas, o CIJA as está ignorando – mesmo que o Sr. Fogel insista no contrário. “Embora grupos marginais possam incomodar do lado de fora”, disse ele ao Canadian Jewish News, “na verdade, a CIJA não apenas tem acesso, mas também usou sua posição privilegiada para se encontrar com a liderança israelense sênior” dentro e fora do governo. Essas reuniões recentes foram precedidas por outras intervenções privadas, relatou.

Fogel, que carece da influência dos luminares que comandaram o ‘Congresso’, sugere que sua diplomacia silenciosa é mais eficaz do que a pressão pública. Seu desprezo por outras vozes judaicas – ‘que reclamam do lado de fora’ – reflete uma erosão da civilidade dentro da comunidade. As relações estão tão tensas que o CIJA ameaçou, por escrito, processar o NIFC e o JSpaceCanada por atribuir declarações ao Sr. Fogel que ele nega serem dele.

O Sr. Farber, que foi CEO da CJC, diz que esse nível de rancor não tem precedentes no Canadá. “Sempre houve diferenças, às vezes espinhosas. Mas sempre foi ‘Macy’s versus Gimbels’. Sempre foi mantido dentro da comunidade. Havia uma regra não escrita de que não deveríamos lavar nossa roupa suja em público. Mantivemos as coisas unzera , em iídiche, ‘entre nós’.”

Então , novamente, é compreensível que alguns judeus relutem em falar, embora judeus sejam extremamente sensíveis à injustiça e historicamente tenham protestado contra ela em todos os lugares, principalmente como principais participantes do movimento pelos Direitos Civis nos Estados Unidos.

Mas certas lideranças foram criadas exclusivamente para reverenciar [o governo de plantão em] Israel e lembrar o Holocausto. Eles não querem dar munição aos antissemitas. O rabino da minha sinagoga, que preside uma grande congregação conservadora, diz que se fosse israelense, se juntaria aos protestos. De seu púlpito, porém, ele argumenta que Israel é “uma democracia liberal” que sobreviverá sem o seu conselho.

Há outras explicações para essa reticência. Pode ser o nosso caráter, que é menos assertivo que os americanos, australianos e britânicos. Pode ser que se fechar seja o preço do acesso, seja em Ottawa (que tem criticado menos Israel do que outros governos) ou em Jerusalém. Pode ser a ausência de uma imprensa judaica ativa como fórum para vozes sionistas liberais.

E de que adianta, os céticos podem perguntar, correr para as muralhas de qualquer maneira? Achamos que Jerusalém realmente se importa? Na verdade, Netanyahu pode ouvir a diáspora e os governos estrangeiros, se eles fizerem barulho suficiente – e até algumas ameaças. Enquanto isso, ele leva adiante seu projeto anti-liberal, porque pode.

Não é que não haja críticos entre os proeminentes judeus canadenses. A ex-juíza da Suprema Corte do Canadá Rosalie Abella alertou sobre os perigos para a independência do judiciário de Israel. O mesmo aconteceu com Cotler entre cerca de 175 que assinaram uma petição de juristas . O NIFC e o JSpaceCanada estão reunindo a oposição e conscientizando o público de forma vigorosa e eficaz, assim como o Canadian Friends of PEACE NOW . Para eles, a CIJA e seus parceiros ocultos são marginais enquanto são mainstream, e não é hora para nuances.

Mas, onde estão os outros judeus – empresários, médicos, artistas, professores? Onde estão os filantropos declarando seu alarme, como Charles Bronfman, o co-fundador canadense da Birthright, e outros bilionários e fundações judeus fizeram nos EUA? Onde estão os rabinos tão apaixonados como Micah Streiffer de Toronto, que diz ser NOSSA OBRIGAÇÃO FALAR quando Israel abandona os seus valores básicos, e que nossa fala seria a verdadeira expressão “do nosso amor”?

Em 1965, um jovem Elie Wiesel visitou a União Soviética para observar a vida de seus três milhões de judeus oprimidos. Isso produziu seu assombroso cri de coeur – ‘Os Judeus do Silêncio’ . Curiosamente, ele confessou que estava menos preocupado com os judeus soviéticos do que com o distanciamento dos seus correligionários americanos. 

Um lamento que tem uma estranha ressonância contemporânea em meio à crise moral que Israel está vivendo.

“O que mais me atormenta não é o silêncio dos judeus que conheci na Rússia”, escreveu ele, “mas o silêncio dos judeus entre os quais vivo hoje”.

Lamentamos dizer, senhor Wiesel.   

– A situação hoje está ainda pior…

< por Andrew Cohen The Globe & Mail Toronto  |  18|03|2023  |  traduzido pelos
Amigos Brasileiros do PAZ AGORA | www.pazagora.org ]

 

 

Comentários estão fechados.